Browsing by Author "Soares, Carlos"
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- As Forças Terrestres na República Centro-Africana, o caso portuguêsPublication . Medeiros, Gonçalo; Cardoso, Rui; Barata, André; Soares, CarlosDesde janeiro de 2017 que o Exército Português participa na United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission In The Central African Republic (MINUSCA), como Quick Reaction Force. As particularidades do teatro de operações em que se encerra esta missão, e o processo que levou à geração desta força, atendendo aos seus requisitos, capacidades e emprego operacional, faz-nos procurar entender o que foi a participação dos dois primeiros Contingentes Nacionais da Força Nacional Destacada da MINUSCA no teatro de operações da República Centro-Africana. Para este desiderato, ao longo do estudo vamos entender conceptualmente o teatro de operações e o contexto de emprego de forças militares no mesmo, descrever os requisitos e a estrutura operacional da Força Nacional Destacada da MINUSCA, identificar o seu processo de aprontamento, projeção e sustentação e, por fim, entender o emprego operacional da força, propriamente dito. Do acervo documental que serviu de suporte ao estudo, das entrevistas a entidades chave neste processo, bem como das lições que já vão sendo identificadas nesta missão, alcançamos a noção de que a Força Nacional Destacada portuguesa possui as capacidades adequadas para contribuir decisivamente para a consecução dos objetivos da MINUSCA. Abstract: The Portuguese Army is committed to the United Nations Multidimensional Integrated Stabilization Mission In The Central African Republic (MINUSCA) since January 2017, providing a Quick Reaction Force. The specific characteristics of this theater of operations, along with the details of the force generation process, set our aim at understanding the participation of the first two contingents of this deployed military force on the MINUSCA mission, at Central African Republic. This will go through the angle of its requisites, capabilities and operational engagement. To achieve so, this study will lead us to understand and conceptualize the theater of operations as well as the background of other military forces committed to it. It will also lead us to describe the requisites and structure of the military force deployed, as well as identifying the parts of its training, deployment and sustainment. Finally, it will allow to better understand the engagement in the operational perspective. A large collection of documents supported the study process, along with interviews with key players and the lessons identified so far. It all shows us, very clearly, that the Portuguese military force deployed within this mission has the adequate capabilities to contribute decisively to the objectives of MINUSCA.
- A motivação para a prática do exercício físico e os resultados escolares dos alunos do 3º ciclo e secundário do colégio AtlânticoPublication . Soares, Carlos; Rebolo, Maria AmáliaNettleton (1997) mostra-nos vários argumentos que influenciam uma melhor performance académica, fruto da prática diária de atividade física nas aulas de Educação Física. O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre a motivação para a prática do exercício com os resultados escolares - dos alunos do 3º ciclo e secundário - obtidos no 3º período. A amostra é constituída por alunos de ambos os sexos, com um total de 218 alunos, sendo que 177 são praticantes. O instrumento aplicado foi o EMI 2 (Exercise Motivation Inventory 2), versão traduzida e validada por Alves e Lourenço (2003). A versão original do questionário é de D. Markland & Ingledew (1997). Da análise efetuada constatamos que na nossa investigação, a prática do exercício não afeta significativamente os resultados escolares, embora também não existe nenhuma relação que o comprove negativamente. Consideramos que a prática regular de AF, quer nas crianças quer nos adolescentes devia ser mais incentivada, pois é consensual tendo os seus efeitos benéficos, não só na saúde, mas também no rendimento escolar.
- A Política Marítima Integrada EuropeiaPublication . Soares, CarlosA Política Marítima Integrada da União Europeia (PMIUE) tem como objetivo abordar os assuntos marítimos nas áreas não cobertas por políticas setoriais específicas e em aspetos que necessitam de coordenação entre setores e intervenientes. Pretende promover o chamado “Crescimento Azul”, no sentido de proporcionar crescimento e emprego alicerçados numa economia do mar sustentável, a “Economia Azul”, focada em cinco setores marítimos-alvo: os recursos minerais marinhos, a energia azul, a aquicultura, a biotecnologia azul e o turismo marítimo, costeiro e de cruzeiros. É neste contexto que o presente trabalho se propõe analisar quais as implicações da PMIUE para Portugal. Numa primeira parte é aferida de que forma a PMIUE reforça a ligação e estabelece a coordenação entre os diferentes atores dos assuntos marítimos europeus, sejam eles os setores económicos ou as entidades competentes e os governos dos Estados-Membros. Com este fim são descritos, com especial detalhe, os instrumentos políticos transetoriais utilizados na PMIUE: o conhecimento do meio marinho, o ordenamento do espaço marítimo e a vigilância marítima integrada. Numa segunda parte são analisados em que moldes a Estratégia Nacional para o Mar 2013-2020 (ENM 2013- 2020) se propõe constituir como um mecanismo integrador e coordenador para responder aos desafios do mar em Portugal, adotando desde logo a Estratégia Marítima para a Região Atlântica da União Europeia (UE). Finalmente, numa terceira parte, avalia-se em que termos a PMIUE influencia a ENM 2013-2020, concluindo-se pelo seu quase total alinhamento, embora esta também mantenha objetivos estratégicos próprios. Concluiu-se também, do presente trabalho, que a PMIUE constitui uma oportunidade única para Portugal, por adoção de um enquadramento normativo integrado proveniente da Comissão Europeia e pela utilização de uma arquitetura comum a que estão subjacentes mecanismos financeiros europeus de grande utilidade para o País. Estas vantagens deverão sobrepor-se a eventuais perdas localizadas de competências nacionais para a UE. Abstract: The Integrated Maritime Policy for the European Union (PMIUE) seeks to approach maritime affairs in the areas not covered by sectoral policies and where synergies are needed across sectors. It plans to promote “Blue Growth” in order to achieve economic growth and jobs based on a sustainable economy that depends on the sea, the “Blue Economy”. The “Blue Growth” is focused in the following areas: marine mineral resources, blue energy, aquaculture, blue biotechnology and maritime, coastal and cruise tourism. In this scope this work plans to analyze the consequences of the PMIUE for Portugal. The first chapter describes the way PMIUE strengthens the ties and coordinates the different participants in European maritime affairs: economic sectors, stakeholders, national institutions and European Union (EU) Member States. Cross-setor tools are described, namely marine knowledge, maritime spatial planning and integrated maritime surveillance. The second chapter explains how the Portuguese National Ocean Strategy 2013-2020 (ENM 2013-2020) proposes to constitute the coordinator and integrator mechanism to deal with the sea challenges in Portugal, adopting from an early stage the EU Maritime Strategy for the Atlantic Ocean. Finally, in the third chapter, the influence of PMIUE over ENM 2013-2020 is evaluated which allows to conclude an almost total agreement between both, even if the ENM 2013-2020 follows particular strategic goals. From this work it can be concluded that PMIUE constitutes a singular opportunity for Portugal to adopt framework directives and regulations coming from EU as well as to use common architecture framework programs and associated European financial mechanisms from which can benefit. These benefits should overcome eventual loss of particular national competences for the EU.