Browsing by Author "Silva, Filipa"
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- Fluência da leitura em voz alta: contributo da ultilização de Podcast para o desenvolvimentoPublication . Silva, Filipa; Rodrigues, Maria do Rosário; Botelho, FernandaO presente estudo insere-se globalmente na temática do desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta no 1.º Ciclo do Ensino Básico, através do recurso a uma ferramenta da Web 2.0, o podcast. O seu objetivo foi, pois, compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este projeto, pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso às TIC, mais especificamente a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Na fase inicial do projeto, o referido concurso foi apresentado às crianças, bem como desenvolvidas as primeiras noções acerca dos podcasts. Numa segunda etapa, os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas, previamente estipulada. A partir da discussão gerada entre os grupos, puderam debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho realizado. No final da implementação deste projeto, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso às ferramentas da Web 2.0, neste caso, ao podcasting, pode constituir-se como um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência da leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade de leitura, precisão de leitura e entoação.
- Impact of Pancreatic Autoantibodies in Pancreas Graft Survival After Pancreas-Kidney TransplantationPublication . Pestana, Nicole; Malheiro, Jorge; Silva, Filipa; Silva, Andreia; Ribeiro, Catarina; Pedroso, Sofia; Almeida, Manuela; Dias, Leonídio; Henriques, António Castro; Martins, La SaleteIn simultaneous pancreas-kidney transplantation (SPKT), persistence or recurrence of pancreatic autoantibodies (PAs) has been associated with pancreas graft (PG) autoimmune-driven injury. Our aim was to analyze the impact of PAs on PG survival.Methods. Between January 1, 2000, and December 31, 2017, we studied 139 patients with post-SPKT antieglutamic acid decarboxylase (GAD) autoantibody. Alloimmune (ALI) events were defined as PG rejection and/or de novo donor-specific antibodies (DSA).Hence, 3 groups were defined: patients without ALI events or anti-GAD (n ¼ 42), those with ALI events (n ¼ 14), or those only with autoimmune events (positive for anti-GAD and no ALI events; n ¼ 83). Results. Male sex was predominant (n ¼ 72, 52%). Median age was 35 years (interquartile range: 31-39) and median follow-up was 6-7 years (interquartile range: 4.1-9.2). Regarding anti-GAD positivity post-SPKT (n ¼ 90, 65%), no differences were observed concerning age, sex, anti-HLA antibodies, HLA mismatch number and de novo DSA. ALI events were present in 10% (n ¼ 14). PG survival 15 years post-SPKT was better in patients without immune events (96%) followed by those with ALI (69%) and autoimmune events (63%) (P ¼ .025). Anti-GAD was associated to higher annualized mean Hb1AC (P ¼ .006) and lower mean C-peptide (P ¼ .013). According to pre- and post-SPKT anti-GAD status, conversion from negative to positive was associated to worse (63%) 10-year PG survival (P ¼ .044), compared to persistence of negative (100%) or positive anti-GAD (88%). Anti-islet cell and anti-insulin autoantibodies had no impact. Conclusion. Anti-GAD presence post-SPKT was associated to higher pâncreas disfunction and lower PG survival. De novo anti-GAD seems to offer a particular risk of PG failure.
- A investigação-ação no projeto de investigação do mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoPublication . Silva, Filipa; Rodrigues, Maria Rosário; Botelho, FernandaO estudo que deu origem a este artigo, “Fluência de leitura em voz alta – Contributo da utilização de podcasting para o seu desenvolvimento” surgiu no âmbito do curso de Mestrado em educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, articulado com a unidade curricular de Estágio III. O seu objetivo foi compreender de que forma a gravação de podcasts por crianças pode influenciar a sua fluência de leitura oral, tendo sido desenvolvido com uma turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se criar um ambiente motivador para o desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta, através do recurso a uma das ferramentas da Web 2.0 – podcasting – e à participação no concurso dinamizado pelo Ministério da Educação e Ciência – “Conta-nos uma história…” Os alunos, em grupo, construíram os contos a partir dos quais realizariam os seus podcasts, reviram e treinaram a sua leitura. Posteriormente, cada grupo gravou o seu conto, de acordo com a divisão das falas. A audição dos podcasts e a discussão gerada entre os grupos permitiu debater as suas leituras e as dos colegas, ajudando-se mutuamente e selecionando as gravações que fariam parte do produto final. Por fim, realizaram a avaliação do trabalho. Este projeto permitiu perceber que o trabalho desenvolvido contribuiu para a reflexão dos alunos sobre a leitura oral e que o recurso ao podcasting foi um importante motor de aprendizagem e desenvolvimento da fluência de leitura em voz alta pela tomada de consciência dos aspetos associados à mesma – velocidade e precisão de leitura e entoação.