Browsing by Author "Silva, Daniel"
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- Caracterização das Competências de Liderança dos Oficiais Subalternos de Infantaria em Operações MilitaresPublication . Silva, DanielA realização deste trabalho teve por base o estudo de desenvolvimento das competências de liderança durante o exercício de funções de comando do Oficial Subalterno. Incide concretamente na caracterização das competências de liderança dos Oficiais Subalternos de Infantaria em Operações Militares (CRO). O presente estudo tem como objectivo estudar quais as competências de liderança mais utilizadas e desenvolvidas pelos Oficiais Subalternos de Infantaria para um desempenho de excelência no exercício das suas funções no comando de uma Força Nacional Destacada (FND) em Operações de Resposta à Crise (CRO). A metodologia utilizada assentou numa primeira fase numa pesquisa bibliográfica e numa segunda fase na realização de entrevistas e a aplicação de um questionário a 22 Oficiais Subalternos de Infantaria. A amostra constituiu-se por 11 Oficiais Subalternos de Infantaria com prática de comando de FND em CRO e 11 Oficiais Subalternos de Infantaria com prática de comando de Forças em Território Nacional. Através desta investigação procurou-se caracterizar e relacionar as competências de liderança dos respectivos comandos de Forças em diferentes contextos. Constatou-se que existem competências de liderança específicas para o desempenho de excelência dos Oficiais Subalternos de Infantaria no exercício das funções de Comando nas FND, e que existem algumas diferenças em relação aos Comandantes das Forças Nacionais Territoriais.
- O Desenvolvimento da Auto-Identidade de Liderança: A Importância da Experiência e o Impacto na Auto-ConfiançaPublication . Silva, DanielA liderança é, nos dias de hoje, um fator essencial nas organizações. Atendendo ao contexto atual, em que a sociedade é cada vez mais competitiva, surge a necessidade de dotar os Quadros com líderes capazes e que consigam motivar e desenvolver os seus colaboradores. O objetivo geral deste trabalho de investigação é avaliar a auto-identidade de liderança ao longo do processo formativo na Academia Militar, através da importância das experiências prévias de liderança dos vários anos de formação e analisar o impacto que a Auto-Confiança assume. Para tal, foi realizado um inquérito a 360 alunos da Academia Militar, tendo-se avaliado as seguintes dimensões: Experiência de Liderança, Auto-Confiança, AutoAvaliação e Auto-Identidade da Liderança. Com base nas respostas obtidas nos inquéritos, efetuou-se o tratamento e análise estatística com recurso ao programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 22.0). A investigação dividiu-se em duas partes: uma parte teórica e outra prática. Na parte teórica, efetuou-se a pesquisa bibliográfica, com incidência nas obras de referência e trabalhos associados à temática em análise, de forma a poder sustentar o trabalho de campo, a segunda parte. A parte prática baseou-se na recolha de dados, através da aplicação de inquéritos por questionário a alunos da Academia Militar, do 1º ao 5º ano (tirocinantes), cuja análise e discussão permitiu dar resposta às perguntas de partida/hipóteses, bem como extrair algumas reflexões relativas ao tema. Conclui-se com este trabalho que, de facto, há um relativo aumento da experiência de liderança e da auto-confiança ao longo da formação, como esperado, e que a autoavaliação de liderança é mais elevada nos primeiros anos do que nos últimos, revelando que com mais experiência, maior é a noção das dificuldades associadas a ser líder e à capacidade de comandar.
- Impacto do Treino dos Músculos Inspiratórios em Doentes Submetidos a Ventilação Mecânica InvasivaPublication . Silva, DanielContexto: A reabilitação dos músculos respiratórios é crucial na recuperação após ventilação mecânica invasiva (VMI) prolongada. Estudos mostram que o treino dos músculos inspiratórios (TMI) pode acelerar o desmame ventilatório mais eficientemente do que a reabilitação convencional, embora alguns estudos recentes sugiram impacto limitado. Este estudo observacional analisou o impacto do TMI no desmame ventilatório em uma série de casos (n=4) em uma UCI. Apresentação do caso: Estudo observacional. Avaliados quatro doentes adultos traqueostomizados, em desmame ventilatório, com condições clínicas estáveis. O TMI foi realizado utilizando o dispositivo Powerbreathe KH2, com sessões diárias ou bidiárias de 30 repetições a 30% da pressão inspiratória máxima (PIM), aumentando 10% a cada 2 dias. Caso 1: doente masculino, 34 anos, aumento da PIM de 39.79 cmH2O para 45.12 cmH2O em 3 dias de treino, descanulado após 4 sessões. Caso 2: doente masculino, 33 anos, aumento da PIM de 18.15 cmH2O para 25.3 cmH2O em 13 dias de treino, descanulado após 21 sessões. Caso 3: doente feminina, 43 anos, aumento da PIM de 12.24 cmH2O para 28.2 cmH2O em 9 dias de treino, descanulada após 14 sessões. Caso 4: doente masculino, 75 anos, aumento da PIM de 16.22 cmH2O para 43.7 cmH2O em 5 dias de treino, descanulado após 8 sessões. Discussão: Os resultados sugerem que o TMI pode fortalecer os músculos inspiratórios, facilitando o desmame ventilatório. A variabilidade na resposta ao treino destaca a importância de personalizar a intensidade e frequência das sessões. Estudos futuros com amostras maiores e controles rigorosos são necessários para confirmar a eficácia do TMI e estabelecer protocolos padronizados. Conclusão: O TMI pode ser uma intervenção relevante no desmame ventilatório de doentes sob VMI, mostrando potencial para fortalecer os músculos inspiratórios e acelerar a recuperação. No entanto, a personalização do treino e mais pesquisas são necessárias para validar e otimizar esta prática.
- Supervisão e mentorado no ensino superior: dinâmicas de sucesso (projeto SuperES)Publication . Cunha, Madalena; Reis Santos, Margarida; Silva, Daniel; Albuquerque, Carlos
- Supervision and mentoring in higher education: Dynamics of successPublication . Cunha, Madalena; Silva, Daniel; Reis Santos, Margarida; Albuquerque, CarlosINTRODUCTION. Based on the inherent benchmark of mentoring and perceptoring, and conscious of the challenge of reducing the estimated school dropout rate of 12% for the Polytechnic Institute of Viseu (IPV), the main aim of the project Supervision and Mentoring in Higher Education: Dynamics of Success (SuperES) is to promote the development of pedagogical supervision skills with focus on teacher – student dyads, and thus enhance the quality of teaching in the IPV. The direct bene*ciaries are the IPV assistants, and subsequently the students, who will bene*t from a pedagogical didactic literacy program (Cunha et al., 2017). OBJECTIVE. To promote the pedagogical supervision skills of the IPV assistants, which can reduce failure and school dropouts. METHODS. The sample will consist of approximately 210 assistants and 900 students. The methodology is based on an experimental research with two groups: the experimental group, which will receive training, and the control group. To monitor the e+ectiveness of the program, a battery of questionnaires will be applied before and after its implementation. RESULTS AND DISCUSSION. Of the 17 activities executed, the evaluation of the pedagogical supervision skills is highlighted. They are: (i) the construction/implementation/ evaluation of the SuperES Program; (ii) the construction of a computer platform/ website – Didactics & School Supervision: Caixa Geral de Ajudas; (iii) the creation of a tool, “Supervision +”, used for the self-monitoring of pedagogical skills. CONCLUSIONS. The SuperES program integrates a research action that aims to implement/ test training and research tools on the process of pedagogical supervision