Browsing by Author "Rodrigues, Filipa"
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- Como o brincar da criança pode reflectir a importância que o Educador atribui às históriasPublication . Rodrigues, Filipa; Ribeiro, MariaO presente estudo, de natureza qualitativa, surge ao verificar o gosto que as crianças, logo na 1ª infância, têm ao ouvir uma história e como a acção do educador nesse contar se reflecte no seu brincar. O questionamento sobre a importância que o educador atribui às histórias e ao modo como as contas de forma a tornarem-se um fator de aprendizagem para crianças de 18 a 24meses de idade motivou as perguntas de investigação. Os dados foram recolhidos na creche onde decorreu o estágio final. Os dados que constam deste trabalho, registados sob a forma de notas de campo, foram analisados e interpretados com sustentação de uma fundamentação teórica baseada nas características das crianças desta idade, do modo como brincam usando a imitação.
- Versão portuguesa do Pediatric Speech Handicap Index (pSHI): contributo para a sua validação em crianças de 8 e 9 anos de idade com perturbação dos sons da falaPublication . Rodrigues, Filipa; Guimarães, IsabelA evidência aponta para um impacto negativo tanto na vida social e educacional como na qualidade de vida de crianças com perturbação dos sons da fala (PSF) podendo estender-se à idade adulta. Objetivos: Contributo para a validação da versão portuguesa do índice pediátrico de desvantagem da fala (pSHI) em crianças de 8 e 9 anos de idade com perturbações dos sons da fala (PSF). Métodos: Estudo realizado em duas etapas, a primeira do tipo metodológico para validação de conteúdo do pSHI e a segunda do tipo transversal, para análise das propriedades métricas do instrumento. A análise de conteúdo foi realizada por três terapeutas da fala que não participaram nas restantes etapas do estudo. Na segunda etapa, três terapeutas da fala aplicaram o teste de avaliação da articulação verbal (TAV), classificaram o nível de gravidade da fala de crianças em contexto escolar numa escala de tipo Likert de quatro pontos. Os cuidadores das crianças responderam à versão portuguesa do questionário pSHI, ao questionário de caraterização demográfica e clínica e à escala de nível de gravidade da fala da criança. A fidedignidade foi analisada através da consistência interna (alfa de Cronbach) e do acordo intra e inter-examinadores e cuidadores (Coeficiente de Correlação Interclasse, ICC). A validade foi analisada através da validade de conteúdo (sensibilidade dos itens) e convergente (correlação de Spearman), e validade discriminante entre crianças com e sem PSF (Teste Mann-Whitney). Resultados: Foram analisadas 93 crianças entre os 8 e os 9 anos e onze meses (54.8% sexo masculino) das quais 36 tinham PSF. A sensibilidade dos itens e a correlação item-total demonstraram a validade de conteúdo do pSHI. O instrumento revelou uma excelente consistência interna (0.88 >ICC< 0.92). No teste-reteste, os resultados situaram-se entre 0.74 >ICC< 0.89 revelando uma reprodutibilidade moderada a boa. O pSHI correlacionou-se significativamente com instrumentos clínicos e escala de perceção global de fala pelos encarregados de educação. As crianças com PSF obtiveram resultados significativamente superiores aos das crianças sem PSF provando que o pSHI tem validade discriminante. Conclusão: O pSHI demostrou ser fidedigno e com validade, mas a sua aplicação no âmbito clínico e de investigação exige a realização de estudos futuros com maior dimensão amostra e de população clínica, ou seja, de crianças com PSF.