Browsing by Author "Rocha, Inês"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação e validação da escala Mental Health Literacy para a população portuguesaPublication . Rocha, Inês; Neto, DavidOs instrumentos validados para a população portuguesa, com o objetivo de avaliar a literacia em saúde mental, são bastante reduzidos. Com este estudo pretende-se traduzir adaptar e validar a escala Mental Health Literacy de O’Connor e Casey (2015) para a população portuguesa, recorrendo a uma tradução e retradução do instrumento. Pretende-se ainda avaliar a fiabilidade e validade da escala. Mental Health Literacy Scale é um instrumento que avalia o nível de literacia em saúde mental, sendo constituído por 35 itens e seis atributos: reconhecimento de perturbações; conhecimento na procura de informações relacionadas com a saúde mental; conhecimento sobre os fatores de risco e as suas causas; o conhecimento sobre tratamentos; conhecimento sobre a ajuda profissional disponível e atitudes que promovem o reconhecimento na procura de ajuda
- Competência emocional dos enfermeiros – A realidade da prática clínicaPublication . Cruz, Isabel; Rocha, Inês; Barroso, Cristina; Carvalho, António Luís
- Construção e validação do questionário de avaliação da frequência de estrtégias de supervisão clínica em enfermagemPublication . Rocha, InêsA Supervisão Clínica em Enfermagem é uma área que se tem vindo a desenvolver nos últimos anos, enquanto veículo promotor do desenvolvimento pessoal e profissional. Admite-se que a Supervisão Clínica detém um papel crucial na concretização de uma prática de enfermagem de qualidade, uma vez que através deste processo pode promover-se o questionamento das ações, no sentido de melhorar os cuidados, tornando-os mais significativos para os clientes. O processo supervisivo deve ainda atender ao desenvolvimento de competências, fornecendo suporte e encorajamento pessoal e profissional aos enfermeiros. Torna-se, portanto, necessário que o supervisor clínico implemente estratégias de supervisão dinâmicas e individualizadas, com o intuito de promover o desenvolvimento de cada enfermeiro. A presente investigação tem como finalidade identificar as estratégias de supervisão clínica em enfermagem mais adequadas para o processo de supervisão nos contextos de saúde atuais, permitindo aos enfermeiros terem uma participação ativa neste processo, consciencializarem-se da sua importância e melhorarem o seu exercício profissional. O estudo tem como objetivos: construir e validar um instrumento que permita avaliar a frequência com que são implementadas as estratégias de supervisão clínica em enfermagem; construir e validar um instrumento que permita avaliar a frequência com que os enfermeiros desejariam que fossem implementadas as estratégias de supervisão clínica em enfermagem; identificar a frequência com que as estratégias de supervisão clínica em enfermagem são implementadas nos serviços de saúde; identificar as estratégias de supervisão clínica em enfermagem que os enfermeiros desejariam que fossem mais frequentemente implementadas nos serviços de saúde; e identificar as estratégias de supervisão clínica em enfermagem que os enfermeiros desejariam que nunca fossem implementadas nos serviços de saúde. A investigação insere-se no paradigma quantitativo, sendo do tipo descritivo comparativo, de cariz exploratório, de natureza transversal. A amostra não probabilística é constituída por 273 enfermeiros de diferentes serviços e instituições. Os dados foram colhidos através da aplicação do Questionário de Avaliação da Frequência de Estratégias de Supervisão Clínica em Enfermagem. Como conclusões do estudo salientam-se as seguintes: os enfermeiros desejam que as estratégias de supervisão clínica em enfermagem sejam mais CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DO QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO DA FREQUÊNCIA DE ESTRATÉGIAS DE SUPERVISÃO CLÍNICA EM ENFERMAGEM X frequentemente implementadas do que são na atualidade; as estratégias que os enfermeiros mais referem que são aplicadas nos serviços de saúde e que, concomitantemente, desejam que sejam mais implementadas são a «observação», a «demonstração» e o «apoio»; existem diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre os enfermeiros dos cuidados de saúde primários e os do hospital relativamente ao desejo de implementação das estratégias «relatório reflexivo», «supervisão à distância: telefone» e «supervisão à distância: e-mail», sendo os enfermeiros dos cuidados de saúde primários que mais desejam a sua utilização; o Questionário de Avaliação da Frequência de Estratégias de Supervisão Clínica em Enfermagem é um instrumento fiel e tem validade de conteúdo, pelo que pode ser utilizado no contexto de Mentorship, Preceptorship ou Supervisão Clínica em Enfermagem.
- Impacto da supervisão clínica em enfermagem na avaliação e intervenção no autocuidadoPublication . Rocha, Inês; Carvalho, António Luís; Barroso, Cristina; Rodrigues, Agostinho; Rocha, VâniaObjective: to assess the agreement between researcher, nurses and medical records in relation to self-care dependency levels before and after the implementation of the SafeCare Model and to evaluate the nursing interventions related to self-care provided before and after the implementation of the SafeCare Model. Method: quasi-experimental study. For data collection, in 2017 and 2019, a self-care assessment instrument was used before and after the implementation of the model of clinical supervision in nursing (SafeCare). Results: 216 patients participated in the study. Agreement between researcher and nurses increased from pre-test to post-test in hygiene (k=0.79), self-feeding (k=0.73) and self-transferring (k=0.79). In nursing interventions, there was agreement between all evaluators in the post-test, unlike the pre-test, when there was no agreement between researcher and nurses/medical records in the intervention “promoting self-care: hygiene. Conclusion: the agreement between forms filled out individually by the groups increased significantly in most of the self-care measures assessed and, in the interventions, provided after the implementation of the SafeCare Model.
- Implementação de estratégias de supervisão clínica em enfermagem nos serviços de saúdePublication . Rocha, Inês; Reis Santos, Margarida; Pires, ReginaA supervisão clínica em enfermagem tem um papel crucial na promoção da qualidade do exercício profissional, uma vez que através deste processo se incrementa a reflexão das práticas, no sentido de melhorar os cuidados, tornando-os mais significativos para os clientes. O processo supervisivo contempla o desenvolvimento de competências, fornecendo suporte e encorajamento pessoal e profissional aos enfermeiros, sendo também fundamental que o supervisor clínico adote estratégias de supervisão dinâmicas e individualizadas, com o intuito de promover o desenvolvimento de cada enfermeiro. O presente estudo tem como finalidade contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados, através da identificação das estratégias de supervisão clínica em enfermagem adequadas aos processos supervisivos em uso nos contextos de saúde, tendo por objetivo identificar a frequência com que as estratégias de supervisão clínica são implementadas. A investigação insere-se no paradigma quantitativo, do tipo descritivo, de cariz exploratório, de natureza transversal. A amostra não probabilística é constituída por 273 enfermeiros de diferentes serviços e instituições. Os dados foram colhidos através da aplicação do Questionário de Avaliação da Frequência de Estratégias de Supervisão Clínica em Enfermagem, entre maio e setembro de 2012. Como conclusão do estudo salientase que as estratégias que os enfermeiros entendem que são mais frequentemente aplicadas nos serviços de saúde são a observação, a demonstração e o apoio.
- Implementação de um modelo de supervisão clínica em enfermagem – modelo SAFECAREPublication . Barroso, Cristina; Carvalho, António Luís; Augusto, Cristina; Teixeira, Leonor Olímpia; Teixeira, Ana; Rocha, InêsThe actual context, marked by the high cost of health care associated with technological advances, the increase in the workload of health professionals and the aging of the population with multiple chronic diseases. There are concerns raised by health organizations regarding the quality of care, with emphasis on actions aimed to the continuous quality improvement. The effects of clinical supervision on quality of care defined as a target area by the World Health Organization are a key aspect in improving quality. The literature shows that there is no model of nursing clinical supervision capable to respond to the actual context needs. The objective of this exploratory, descriptive and longitudinal study was to implement a contextualized nursing clinical supervision model, SafeCare model, in order to identify the contributions of its implementation in the indicators sensitive to nursing clinical supervision. The study was conducted in the surgery department of a health care institution and the nurses of the surgery department composed the sample. With this article we intend to disseminate the results of the implementation of the SafeCare model and to prove that the implementation of a contextualized Nursing clinical supervision model based on nurses’ needs, SafeCare Model, has contributed to obtaining higher quality and safer care for clients.
- Reflexões sobre relação e interação supervisiva em ensino clínico de enfermagemPublication . Rocha, Inês; Carvalho, António LuísA presente reflexão enquadra-se na área de Supervisão Clínica em Enfermagem, incidindo nas relações que o estudante desenvolve durante o ensino clínico. Pela evidência, constata-se que, em ensino clínico, o estudante aprende e consolida conteúdos verbais, procedimentais e atitudinais. A relação estabelecida com os pares, os professores e os tutores vai contribuir para a sua identidade profissional. Neste estudo é salientado o importante contributo da supervisão no desenvolvimento de um pensamento reflexivo no estudante de licenciatura em Enfermagem, em Portugal, como promotor de mudança das práticas, assegurando a qualidade e a segurança dos cuidados prestados. São ainda explanadas as características que o tutor deverá apresentar para potenciar o desenvolvimento do estudante, assim como são evidenciadas possíveis soluções para as limitações existentes na realidade dos contextos de ensino clínico.
- Satisfação profissional e competência emocional dos enfermeiros em serviços de internamento hospitalarPublication . Rocha, Inês; Barroso, Cristina; Carvalho, António LuísIntroduction: Nurses’ job satisfaction and emotional competence are important for the safety and quality of the care provided so it is essential to measure them. Objectives: To characterize nurses’ job satisfaction and emotional competence and to evaluate the association between both variables and the nurses’ sociodemographic and professional characteristics. Methods: Descriptive-correlational, exploratory, cross-sectional quantitative study. Application of a questionnaire to 44 nurses in a hospital in the north of Portugal which includes sociodemographic and professional characterization, “Escala da Satisfação Profissional” (Job Satisfaction Scale); e “Escala Veiga de Competência Emocional” (Emotional Competence Veiga Scale). The questionnaire was validated for this study. Results: The results show that nurses are moderately satisfied professionally and perceive themselves with moderate emotional competence. Nurses’ age is positively correlated with self-motivation. Conclusion: It is essential that health organizations systematically assess nurses’ job satisfaction and emotional competence in order to implement interventions that enhance these two variables, such as nursing clinical supervision programs.