Browsing by Author "Ribeiro, Miguel"
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- Ensinar através da modelação matemática : uma primeira discussão baseada numa experiência de ensino no 4º ano de escolaridadePublication . M. L. Martins, Fernando; Vieira, Marta; Reis, Diogo; Ribeiro, MiguelA modelação matemática como ambiente de aprendizagem é, atualmente, considerada uma metodologia que se fundamenta na conjugação da resolução de problemas com referência na realidade envolvente. A sua implementação na sala de aula permite que os alunos assumam um papel de relevo na enunciação de tais situações baseadas na resolução de problemas e na busca da(s) sua(s) solução(ões) sendo, também por isso, encarada como uma das formas de potenciar aprendizagens matemáticas significativas, participando os alunos ativamente no processo e sendo (co)responsáveis pelo conhecimento do grupo através da partilha e discussão sistemática das soluções encontradas. Para uma plena aplicação da modelação matemática como ambiente de aprendizagem o conhecimento do professor assume um lugar de destaque, não só no que concerne à metodologia em si mas também relativamente aos temas matemáticos e suas possíveis conexões. Neste texto iremos apresentar uma experiência de modelação matemática como ambiente de aprendizagem realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico, à volta de uma tarefa envolvendo sequências.
- Evaluation of postoperative pain in patients submitted to periodontal surgeriesPublication . Cardoso, José Maria; Ribeiro, Miguel; Alves, Ricardo
- Forças Nacionais Destacadas: A Reintegração Pós Missão dos MilitaresPublication . Ribeiro, MiguelO presente trabalho intitulado “Forças Nacionais Destacadas: A Reintegração PósMissão dos Militares” é um estudo descritivo e exploratório dirigido às famílias militares. Pretende realçar os desafios e as alterações que ocorrem no sistema familiar nuclear como consequência da participação do militar numa missão internacional, no período do pósdeslocamento, em que para tal se analisou as estratégias e dificuldades das famílias, o subsistema conjugal, o subsistema parental. O estudo contou com uma amostra constituída por oito militares em que na altura da missão eram casados ou estivessem a viver em união de facto e fossem pais de pelo menos um filho. Recorreu-se a uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas individuais presenciais com posterior análise do conteúdo através de um processo abdutivo, com recurso ao software QSR NVivo 10. Dos resultados obtidos destaca-se ao nível das estratégias e dificuldades da família,a necessidade de o militar compensar a família pelo período em que esteve ausente,procurando o mais rapidamente possível assumir o seu papel no sistema familiar, em que as principais dificuldades sentidas se prendem com a duração da missão e com a eventualidade do acontecimento de episódios traumáticos durante a mesma. Quanto ao subsistema conjugal, de salientar o exponenciar da intimidade e da afetividade momentâneo do casal no momento da reunião e a redução dos conflitos durante este período. No subsistema parental verifica-se que a idade dos filhos é um fator importante na forma como é vivida a reintegração do militar quando regressa da missão. De realçar o facto de este estudo ser limitado no que toca à generalização para os militares que participam em missões internacionais, contudo traz à luz o que representa o período do pós-deslocamento para as famílias.
- Intervenção num espaço público no centro de Vila Nova de Gaia: equipamentos de lazerPublication . Ribeiro, Miguel; Pedro, ArmandinaO presente projeto pretende oferecer uma abordagem diferenciada acerca do conceito de espaço público. Assim como refletir sobre a sua evolução desde o século V A.C até aos nossos tempos, através do município de Vila Nova de Gaia e dos jardins mais importantes. O principal objetivo deste trabalho consiste em investigar e intervir num jardim do centro de Vila Nova de Gaia, o "Jardim Centro Cívico de Gaia". Situado no centro da Avenida da Republica, mais propriamente perto da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, este jardim demonstra um potencial ainda por explorar. Assim, o motivo que impulsionou a sua selecção foi essencialmente pela sua localização e o seu potencial na área de serviços envolventes, como lojas comerciais, escritórios, centros de saúde e redes de transporte. Segundo os estudos de observação realizados, analisaram-se quais os principais problemas do jardim e se estes respeitavam as estratégias do relatório 2.7 da empresa "Gaiurb, EM". Um dos problemas que mais se destacou foi como fazer como a população usufrua deste jardim e não o usar apenas como passagem. Partindo deste pressuposto, propôs-se construir novos equipamentos, onde vão ser destacados 4 sectores, que procuram assim, beneficiar do jardim de modo a torná-lo mais funcional e aprazível para a população em geral, cativando desde a população mais jovem à mais envelhecida. Esta proposta de trabalho tem também o intuito de demonstrar como um projeto de Design de Interiores pode intervir num espaço público, como os jardins. Pois esta área disciplinar é abrangente uma vez que permite trabalhar os espaços desde os espaços residenciais a espaços comerciais e até espaços públicos. Os espaços de fronteira entre interior e exterior e os seus limites são também matéria de reflexão do design de interiores. Assim a abordagem que foi feita na presente proposta para este espaço, partiu sempre das premissas disciplinares que regem o design de interiores, isto é, as intervenções são pontuais e cirúrgicas, recorrendo a um conjunto de equipamentos que se integram numa linguagem comum procurando que a sua colocação site-specific domestique o espaço. Isto é, que crie relações de pertença e conforto que as noções emprestadas do espaço doméstico, pode permitir a este espaço gaiense.