Browsing by Author "Pinheiro, Augusto"
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- O capitalismo: o obstáculo à educação enquanto projeto adiado de emancipação humanaPublication . Pinheiro, AugustoAs posições enunciadas neste artigo fundam-se, de forma clara e inequívo-ca, nas interpretações radicais de duas teorias da suspeição: a marxista (Karl Marx, Gregory Lukäcs e Guy-E. Debord), e a psicanalítica – as posi-ções teóricas de certas correntes psicanalíticas politicamente implicadas (e.g. Quarto Grupo). O texto inicia-se com uma retrospetiva crítica de século e meio da ordem social capitalista. Esta primeira secção inclui quatro partes: a) enquadra-mento genérico da dominação capitalista; b) crítica dos capitalismos de mercado e de estado; c) as expectativas desaparecidas dos anos 60 do sécu-lo XX; d) crítica das últimas aventuras da “democracia” neoliberal. Estabelecida esta crítica global do capitalismo, seguem-se alguns comentá-rios relativamente aos retrocessos registados nas três últimas décadas no pensamento académico, sendo conferido especial destaque ao cerco orga-nizado em torno da teoria marxista radical e da teoria psicanalítica. Seguidamente, são explorados alguns dos dilemas e vicissitudes que amea-çam inviabilizar definitivamente o projeto de emancipação educativa na sociedade capitalista. Em corolário, são consideradas algumas modalidades de pensamento, de resistência e de contestação na intervenção dos docentes e dos formadores, que permitam criar aberturas e organizar ações pedagógicas que se prestem à denúncia, resistência e contestação da mistificação alienante capitalista.
- Estudos e Narrativas em Educação de Infância: editorial Medi@çõesPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Pinheiro, Augusto
- A investigação como eixo estruturante da formação de educadoras de infância. Um balanço crítico do dispositivo posto em prática no Mestrado em Educação Pré-EScolar na ESE-IPSPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Pinheiro, AugustoEste artigo apresenta um balanço crítico do dispositivo de investigação implementado no Mestrado em Educação Pré-Escolar da ESE-IPS, problematizando o papel da investigação na formação inicial dos Educadores de Infância, através da análise das suas opções epistemológicas, metodológicas e pedagógicas. A partir duma análise temática dos projetos de investigação finalizados nos últimos cinco anos, procura-se desocultar os interesses de investigação nos quais se enraízam as problemáticas em estudo, bem como os principais problemas e dificuldades sentidos. A este nível, focamo-nos de forma particular nas discrepâncias existentes entre as modalidades tradicionais do pensamento adotadas maioritariamente pelos académicos e pelos estudantes e as conceções epistemológicas-ontológicas em que se fundam o paradigma interpretativo, a investigação qualitativa e a investigação-ação.
- L’enseignant-étudiant et l'enseignant-en-service: réflexions autour d’une étude longitudinale de l'évolution des conceptions sur l'enfance, le développement et les orientations éducativesPublication . Pinheiro, AugustoLe développement professionnel de quatorze enseignantes de maternelle, analysé par la mise en regard de leurs déclarations produites à sept ans d’intervalle sur certains objets de pensée, a permis l’exploration de différents indicateurs, analysés sur la base des trois lignes d’interprétation: a) évolution des savoirs de référence – psychologie et pédagogie ; b) évolution des savoirs d’altérité ; c) évolution du savoir de l’en commun. Ces critères interprétatifs ont produit deux typologies principales de transition professionnelle : épanouissement et rétrécissement.