Browsing by Author "Neves, Sara"
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- Os estímulos sensoriais e a experiência de compraPublication . Neves, Sara; Cayolla, RicardoNa atualidade, os consumidores disfrutam de uma enorme diversidade a nível de escolha, o que gera uma maior competitividade. Paralelamente, as marcas procuram fatores de diferenciação, ambicionando alcançar uma vantagem competitiva em relação a outras. O Marketing Sensorial surge como consequência deste fenómeno e visa alcançar a mente do consumidor, extravasando os limites do produto, apelando ao seu hemisfério emocional. Neste sentido, as marcas devem adotar a criação de uma atmosfera de compra que favorável ao perfil do seu consumidor, em sintonia com os valores da própria marca. Neste seguimento, a presente dissertação pretende analisar o uso do Marketing Sensorial da célebre marca Zara, determinando e analisando as ferramentas que a marca emprega no seu ponto de venda, assim como a influência que exercem no consumidor. Posto isto, a investigação teórica divide-‐‑se em três capítulos essenciais, que abordam as seguintes categorias: o Marketing Sensorial, a Atmosfera em Loja e a Teoria Fundamentada. Foi nosso objetivo, desenvolver um suporte teórico e posteriormente relacionar com os dados recolhidos. Deste modo, a investigação aborda a loja Zara do Norteshopping, um exemplar emblemático da marca na zona Norte de Portugal, dada a sua afluência e volume de vendas. Os resultados provenientes do presente estudo podem contribuir para uma melhor reflexão do planeamento consciente da atmosfera de loja, as aplicabilidades do Marketing Sensorial, os seus benefícios e as suas inconveniências, quando indevidamente aplicado.
- O impacto da Responsabilidade Social Empresarial no compromisso dos colaboradores: aplicação ao setor farmacêutico PortuguêsPublication . Neves, Sara; Gomes, SandraA Responsabilidade Social Empresarial (RSE) surge como uma ferramenta ao serviço das empresas, para darem a sua contribuição naquilo que deve ser uma relação de equilíbrio entre crescimento económico e o desenvolvimento sustentado. A relação do indivíduo com a organização tem sido estudada ao longo dos anos, com o objetivo de compreender e promover o compromisso do colaborador com a empresa, de modo a alavancar a competitividade das empresas e modificar mentalidades e comportamentos. Neste contexto, e pela ainda reduzida pesquisa neste âmbito em Portugal (em geral) e no setor farmacêutico português (em particular), o presente trabalho pretende abordar os principais conceitos que definem a RSE; refletir sobre a importância do marketing interno e do marketing relacional numa organização; e estudar, mais em pormenor, o impacto das ações de RSE no compromisso dos colaboradores com as empresas. Para ir de encontro aos objetivos definidos para este trabalho e aferir a perceção dos colaboradores do setor farmacêutico, foi feita uma pesquisa exploratória e quantitativa, sendo utilizado um inquérito por questionário, com a escala de RSE de Maignan et al. (1999), baseada em Carroll (1979) e com a escala de Compromisso Organizacional (CO) baseada na de Meyer e Allen (1997), validada para o contexto português por Nascimento et al. (2008). Da amostra, definida por conveniência (“Bola de Neve”), obtiveram-se 218 respostas, que foram posteriormente alvo de análise e tratamento estatístico. Os resultados obtidos estabelecem uma relação positiva entre as ações de RSE realizadas pelo setor farmacêutico português e o impacto no compromisso dos seus colaboradores; verifica-se que as medidas filantrópicas são as que se relacionam mais positivamente com o CO; as medidas legais são percecionadas de uma forma mais positiva pelas mulheres; e as habilitações académicas influenciam negativamente o CO.
- In vitro comparative study of microhardness and flexural strength of acrylic resins used in removable denturesPublication . Costa, Marta; Neves, Sara; Carvalho, Joana; Arantes-Oliveira, Sofia; Félix, SérgioPolymethylmethacrylate is the material of choice for prosthetic bases. Depending on the type of polymerization, acrylic resins may present some mechanical weaknesses that may lead to the failure of a prosthesis. The microhardness and flexural strength of a dental material determine its applicability. The objective of the present investigation was to evaluate the in vitro Knoop microhardness and flexural strength of a thermopolymerizable (Probase Hot) and an autopolymerizable (Probase Cold) resin, according to ISO 20759-1: 2013.