Browsing by Author "Moura, Rui"
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- Autonomia e flexibilidade funcional: o caso das Ilhas de Produção na indústria de moldesPublication . Moura, Rui; Ribeiro, Joaquim SilvaA CASO (designação fictícia) iniciou a sua actividade na década de 1970 como fabricante de moldes para a injecção de peças em plástico, sendo a sua produção destinada maioritariamente ao mercado externo. A CASO dispõe de modernas tecnologias, que lhe permite a execução de moldes destinados a sectores industriais muito diversificados. A grande quantidade e diversidade das obras que a CASO possuía em carteira, obrigava a um enorme esforço de acompanhamento para cada encomenda no que se refere aos seus aspectos técnicos a estabelecer com os respectivos clientes e ao cumprimento dos prazos de entrega. Se o sistema organizativo da CASO se mostrou adequado até há alguns anos atrás em que a sua dimensão e volume de negócios era menor, constatava-se, entretanto, a existência de algumas dificuldades de gestão, de organização e de comunicação com os clientes de modo a corresponder a tais necessidades. Por outro lado, cada vez mais as exigências da procura se dirigiam no sentido de um maior encurtamento de prazos de entrega sem prejuízo de elevados índices de qualidade e preços concorrenciais, o que promove uma maior competitividade no sector e a necessidade imperiosa, como factor de sobrevivência, de a oferta se adaptar permanentemente às características do mercado. Era fundamental, por conseguinte, o apetrechamento da CASO com meios e sistemas que lhe permitissem obter: Uma melhoria significativa no tempo de resposta às encomendas. Uma maior flexibilidade técnica e organizacional de modo a corresponder à diversidade (características, prazos de entrega diferentes, etc.) das encomendas que lhe eram colocadas. Uma maior optimização dos meios técnicos e tecnológicos disponíveis, tendo em vista a obtenção de significativos aumentos de produtividade. Melhoria significativa das formas de comunicação com os clientes. Nesta perspectiva, procedeu-se a um diagnóstico aprofundado, tendo em vista atingir os objectivos enunciados. Neste texto, realça-se, designadamente, as dimensões respeitantes às variáveis técnica e social.
- Doutrina Militar ConjuntaPublication . Moura, RuiEste trabalho tem por objectivo identificar contributos para o sistema de desenvol-vimento de Doutrina Militar Conjunta em Portugal, designadamente para os seus processos de concepção, ratificação, aprovação, difusão e implementação. Adicionalmente pretende-se identificar a articulação deste sistema com o ensino militar conjunto. É determinada a necessidade de Doutrina Militar Conjunta, para aplicação em operações conjuntas e combi-nadas, fundamental para o desenvolvimento de capacidades e obtenção de interoperabili-dade, são analisados os respectivos enquadramentos, conceptual e legal, feito o seu ponto de situação em Portugal, examinada a sua relação com a doutrina conjunta da Aliança e com os processos de desenvolvimento de conceitos, experimentação, análise de operações e lições aprendidas. São estudados os sistemas de desenvolvimento de Doutrina Militar Conjunta, em diversos países aliados e na NATO, sendo determinados os respectivos factores de sucesso e os elementos fundamentais para o seu estabelecimento. Conclui-se que as Forças Armadas Portuguesas não têm um sistema de desenvolvimento de Doutrina Militar Conjunta estruturado e que existem disfuncionalidades na relação com os processos de desenvolvimento de Doutrina Militar Conjunta da Aliança, resultando na inexistência de Doutrina Militar Conjunta nacional. Recomenda-se a adopção de um modelo de sistema de desenvolvimento de Doutrina Militar Conjunta, apresentando contributos para o seu estabelecimento e operacionalização, identifi-cando a necessária articulação deste com o ensino militar conjunto, procurando estabelecer o papel do Instituto de Estudos Superiores Militares nesta área. Abstract: This work aims to identify contributions to the establishment of a joint doctrine develop-ment system, in Portugal, particularly the production, ratification, approval, promulgation / publication, and implementation processes. Additionally it identifies the articulation of this joint doctrine development system with military joint education. The paper establishes the need for joint doctrine which is fundamental to capability development and interopera-bility. It analyzes its conceptual and legal frameworks, evaluates its status in Portugal, examines its relationship with the Alliance joint doctrine and with the concept develop-ment, experimentation, operations analysis and lessons learned processes. NATO and NATO allies joint doctrine development systems are studied and their success factors and key elements for its establishment are identified. It concludes that the Portuguese Armed Forces do not have a structured joint doctrine development system and that there are dysfunctional relations with the development process of allied joint doctrine, both resulting in the lack of national joint doctrine. The paper concludes with recommendations that: a joint doctrine development system is adopted; the contributions to its establishment are realised; the required linkages with joint military education are identified and the role of the Institute of Higher Military Studies is clearly established.
- Os Fogos na Campanha Militar no Teatro de Operações de Moçambique (1964-1974)Publication . Moura, Rui; Magalhães, Jorge; Feliciano, Elton; Jesus, Albino; Lemos, PauloEste trabalho pretende analisar o emprego da função de combate fogos pelo Exército Português no período de 1964-1974, no Teatro de Operações de Moçambique, delimitando o estudo ao nível tático, nas vertentes de Artilharia de Campanha e Apoio Aéreo A metodologia utilizada pretendeu retirar a maior informação possível das fontes primárias e secundárias disponíveis, apoiando a pesquisa de informação em documentação bibliográfica, documentos relativos a operações (tipo relatórios, planos e ordens) e entrevistas semi-directivas a veteranos que estiveram presentes no referido Teatro. Pretendeu-se com isto analisar a forma como os meios de apoio de fogos foram empregues para atingir a sua finalidade ao nível tático, face às limitações e constrangimentos existentes. Concluiu-se que a doutrina produzida pelo Exército no âmbito do apoio de fogos era a adequada para o conflito ao nível conceptual e que, ao nível técnico e de procedimentos, tanto a Força Aérea como o Exército tiveram a capacidade de se adaptar para contornar as dificuldades e constrangimentos existentes sendo que, após uma fase de consolidação do treino, técnicas e procedimentos, o emprego dos fogos ao nível tático influenciou o combate. Abstract: This paper intends to analyse the employment of the fires warfighting function from 1964 to 1974, at the Mozambican Theatre of Operations, delimitating the research to the Field Artillery and Air Support tactical employment., The methodology used intended to gather as much information as possible from primary and secondary available sources, supporting information research on bibliographic documents, operations related documents and semi-directive interviews conducted to veterans that were present on this Theatre. It was intended to analyse the way fire support assets were employed to achieve its purposes at the tactical level, even with the existing limitations and constraints. It was concluded that the doctrine produced by the Portuguese Army was adequate to this conflict at the conceptual level, and that, at the procedures and technical level, the Portuguese Army and the Portuguese Air Force alike were able to adapt, in order to overtake the existing limitations and constraints. After a consolidation phase in training, procedures and technics, the employment of fires, at the tactical level, shaped combat operations.
- A gestão das carreiras de oficiais e sargentos - mecanismos reguladoresPublication . Moura, RuiCom o presente trabalho de investigação individual almeja-se propor mecanismos reguladores tendo em vista a melhoria da carreira dos oficiais e sargentos das Forças Armadas. A investigação do presente trabalho baseou-se num raciocínio dedutivo e numa estratégia de investigação qualitativa, incidindo numa consulta bibliográfica relacionada com o objeto de estudo, na realização de entrevistas e na elaboração de uma prospetiva de carreira com base numa ferramenta de simulação, de modo a analisar o impacto dos atuais mecanismos reguladores de carreira nas Forças Armadas e em forças congéneres, e recomendar as alterações que permitam melhorar o desenvolvimento de carreira. O conceito de carreira tem subjacente as necessidades de desenvolvimento individual, assim como as necessidades da organização. Na instituição militar, pretende-se operacionalizar o princípio do recrutamento interno, ao procurar identificar no seio da instituição os recursos humanos capazes de satisfazerem as suas necessidades. Neste contexto, conclui-se que os mecanismos reguladores de carreira atualmente em vigor nas Forças Armadas podem ser complementados no sentido de melhorar o fluxo e o desenvolvimento da carreira dos oficiais e sargentos. Como propostas destacam-se as alterações das condições para transição para a reserva de carácter obrigatório ou voluntário. Abstract: The aim of this individual investigation work is to propose regulatory mechanisms with a view to improving the career of Armed Forces officers and sergeants. The investigation of the present work was based on a deductive reasoning and a qualitative research strategy, focusing on a bibliographic consultation related to the object of study, on the conduct of interviews and on the elaboration of a career prospective based on a simulation tool, in a way to analyse the impact of current career regulatory mechanisms on the Armed Forces and similar forces, and to recommend changes that will improve career development. The career concept underlies the needs of individual development, as well as the needs of the organization. In the military institution, the intention is to operationalize the principle of internal recruitment, by seeking to identify within the institution the human resources capable of meeting their needs. In this context, it is concluded that the career regulatory mechanisms currently in force in the Armed Forces can be complemented or improved in order to improve the flow and career development of officers and sergeants. As proposals, we highlight the changes in the conditions for the mandatory or voluntary transition to reserve.
- Reestruturação de carreira dos Oficiais dos QP das FFAA PortuguesasPublication . Moura, RuiIndependentemente da multiplicidade de fatores, é aceite pela generalidade dos gestores, que a gestão dos recursos humanos é fundamental para o sucesso de qualquer organização, e deverá ser alvo de constante análise, algo que se torna ainda mais relevante se considerarmos a ideia que o recurso principal de qualquer organização são as pessoas. Como tal, as Forças Armadas não podem ser exceção, importando refletir sobre quais os modelos de carreira dos Oficiais dos seus Quadros Permanentes, na convicção de que as boas práticas adotadas em países amigos poderão contribuir para a melhoria das carreiras dos Oficiais, em Portugal, e desta forma, tornar a profissão militar mais aliciante e flexível. Neste sentido, o presente estudo visa efetuar uma análise comparativa com países aliados e amigos no âmbito da União Europeia e da Organização do Tratado do Atlântico Norte, com a finalidade de identificar subsídios, que de alguma forma contribuam para a elaboração de um renovado modelo de carreira dos Oficiais das Forças Armadas Portuguesas. A metodologia de trabalho baseou-se na consulta de fontes bibliográficas, nomeadamente publicações de autores de referência, bem como em trabalhos e estudos publicados por diversos autores e pelas Forças Armadas. Seguidamente, foi efetuada uma pesquisa de documentação oficial dos modelos de gestão de carreira dos Oficiais da Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Países Baixos e Reino Unido, através dos adidos militares e respetivas embaixadas dos países em análise. Nesta análise comparativa foram analisadas as políticas de gestão de carreiras e percurso profissional, a formação e qualificação e os sistemas de avaliação dos Oficiais dos Quadro Permanentes. Identificámos neste estudo comparativo que a gestão de carreiras e o respetivo percurso profissional concebe tipologias semelhantes entre países; que o sistema de formação e qualificação complementar existente satisfaz as competências necessárias para o desenvolvimento da carreira; e que os sistemas de avaliação constituem-se como uma ferramenta de progressão eficaz para os Oficiais. Esta investigação permitiu concluir que o presente modelo de carreiras dos Oficiais pode incorporar alterações, quer ao nível da relevância dada às funções de comando e ao curso de estado-maior, quer a introdução da promoção por escolha em mais postos, quer na implementação de um regulamento de avaliação do desempenho, comum ao três ramos das Forças Armadas, quer ainda na criação de um mecanismo de acompanhamento e aconselhamento de carreira do Oficial. Abstract: Regardless the multiplicity of factors, it is generally accepted by managers, that the human resources management is critical to the success of any organization and should be an issue of constant review, something that becomes even more relevant, if we consider the idea that the asset more important to any organization are its people. As such, the Portuguese Armed Forces can not be a exception, it’s important to reflect on the models of career Officers, in the belief that good practices in friendly countries can contribute to the improvement of the careers of Officers in Portugal, and thus become more attractive, flexible and competitive profession. In this way, this study aims to make a comparative analysis with allies and friends countries’ in the European Union and the Organization of the North Atlantic Treaty, in order to identify subsidies that somehow contribute to the development of a new model of Officers career in the Armed Forces. The methodology was based on the consultation of bibliographic sources, including publications of major authors as well as papers and studies published by various authors and the Armed Forces. It was subsequently made an official survey of documentation regarding models of career management from Germany, Belgium, Spain, France, Netherlands and United Kingdom, through military attachés and embassies of the respective countries under analysis. In this comparative analysis, the political career management and career paths, training and qualification and evaluation systems of the Officers were analysed. We identified in this comparative study that career management and the respective professional path have similar features in the countries under review; that the existing system of training meets the required additional qualification for career development skills; and the evaluation systems constitute themselves as a tool for effective progression of the Officers. This investigation has concluded that the present model of career officers can incorporate some changes, both in terms of relevance given the functions of command and general staff course, either by promoting the introduction of choice criteria in most ranks, whether in the implementation of a regulation of the common performance review for the three branches of the Armed Forces or the creation of a mechanism for Officer’s career counselling.