Browsing by Author "Moreira, Ana"
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- Cheias e inundações no Concelho de Aveiro num Contexto de Alterações Climáticas: Necessidades Específicas de Operações de Emergência e SocorroPublication . Moreira, Ana; Rodrigues, CarlaAs alterações climáticas são umas das principais ameaças ambientais, sociais e económicas para o planeta. Estas, têm-se vindo a observar, com o aumento da temperatura, com a alteração dos padrões de precipitação, com a subida do nível médio das águas do mar, interferindo com a estabilidade das zonas costeiras. As alterações têm tido uma intervenção negativa nos ecossistemas, forçando a migração de algumas espécies de animais e plantas. Aveiro é uma região com uma zona costeira densamente povoada, com importantes núcleos urbanos de grande importância socioeconómica. É uma região com elevada vulnerabilidade aos impactos das alterações climáticas. (IDAD - Instituto do Ambiente e Desenvolvimento, 2014) Esta região tem sido alvo de vários estudos sobre esta matéria, no âmbito de vários projetos de investigação em várias áreas temáticas. O objetivo deste trabalho é fazer uma avaliação aos eventos climáticos excecionais de precipitação no Concelho de Aveiro, com a avaliação de necessidades específicas nas operações de emergência e socorro. Para alcançar os objetivos será efetuado um inquérito, que será lançado aos principais meios de intervenção em operações de socorro da cidade (corpos de bombeiros, Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil), para interpretação das principais dificuldades na sua atuação. No desenvolvimento e organização da dissertação, pretende-se mostrar o conhecimento adquirido sobre alterações climáticas, com as evidências e projeções, políticas (internacionais, europeias e nacionais), dando especial ênfase ao tema em Aveiro, em com apresentação e caracterização da Região em estudo. No que respeita à implementação de medidas não estruturais, bem como às escolhas para a quantificação dos riscos aceitáveis para a sociedade e para o ambiente, será difícil atingir uma posição única, quer em Portugal, quer nos restantes países da União Europeia. Estes resultados, mostram-nos a existência de uma multiplicidade de metodologias para a gestão dos riscos de inundação.
- Enfermeiro de família: Representação das famíliasPublication . Ferreira, Manuela; Lopes, Maribel; Moreira, Ana; Gomes, Tatiana; Marques, Ana; Lopes, Ana; Santos, Melany; Dias, Sílvia; Figueiredo, Maria
- Estratégias de Interação Professor - Aluno Utilizadas no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico - Estudo Compartaivo entre Professores Pertencentes a Escolas Com e Sem Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do AutismoPublication . Moreira, Ana; Bilimória, HelenaAs Perturbações do Espetro do Autismo assinalam uma perturbação do desenvolvimento que afeta diferentes aspetos no modo como a criança comunica, se relaciona, age e interage com o mundo que a rodeia. Atualmente espera-se que a escola responda com sucesso e qualidade às exigências de uma escola para todos e que se sustente em formas de organização escolar que assentem numa lógica de inclusão com recurso a estratégias de interação professor-aluno no decorrer do processo de ensino- aprendizagem. Este trabalho de investigação assenta no estudo das perceções de docentes do 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico, particularmente nas estratégias de interação professor-aluno como sendo a negociação, a interdependência professor-aluno e a relação professor- aluno, sendo esta última uma dimensão de autoestima profissional, em escolas com e sem Unidades de Ensino Estruturado para alunos com Perturbação do Espetro do Autismo (UEEA). Para esse efeito inquiriram-se noventa e cinco docentes do ensino regular que lecionam nos Agrupamentos de Escolas de Gondomar, Vila d’Este e Mem Martins. Trata-se de um trabalho de investigação que se sustenta no paradigma quantitativo com análise descritiva, comparativa e correlacional. Perante os resultados obtidos a partir de duas escalas tipo likert contidas no inquérito por questionário - ASA-PPP (Leitão, 2012) sendo a primeira sobre as Perceções dos Professores sobre a Aprendizagem na Sala de Aula e a segundo relativa à Autoestima Profissional, pode concluir-se que todos os docentes que constituem a amostra recorrem a práticas inclusivas, nomeadamente à interdependência professor-aluno e à negociação e ainda à relação professor aluno, como elemento da autoestima docente. Verificou-se, ainda, que o nível de interdependência professor-aluno, a relação professor-aluno como elemento da autoestima profissional e a negociação variam consoante a pertença a escolas com UEEA. Constatou-se, também, que os professores que exercem as suas funções em escolas sem UEEA recorrem mais frequentemente à negociação em detrimento dos professores inseridos em escolas com este recurso. De igual modo, os dados obtidos permitiram verificar a existência de uma correlação significativa entre a relação professor-aluno e a interdependência professor- aluno, entre a interdependência professor-aluno e a negociação. Neste último apurou-se que os professores que estabelecem maior interdependência com os seus alunos recorrem mais frequentemente à negociação no processo de ensino-aprendizagem. Constatou-se, ainda, a existência de uma forte e significativa associação entre a relação professor-aluno e a Interdependência professor-aluno em escolas sem UEEA. Por fim, atestou-se a existência de diferenças no grau de associação entre a interdependência professor-aluno e os processos de negociação em escolas com e sem Unidade de Ensino Estruturado para Alunos com Perturbações do Espetro do Autismo, sendo esta superior nos professores pertencentes a escolas sem esta estrutura educativa. Pode indagar-se que as UEEA que foram alvo desta pesquisa, não demonstram o contributo esperado neste âmbito de investigação. Assim, não é possível afirmar que existe influência das UEEA no uso de estratégias de interação professor-aluno, o que leva a questionar a respeito da falta de implementação de uma cultura inclusiva; da falta de tempo para a mudança de culturas e práticas docentes; e, por fim, se o trabalho levado a cabo para a modificação das práticas docentes ultrapassa a implementação de UEEA.
- II Seminário IDN JovemPublication . Mendes, João Mendes; Guimarães, Márcio Ferreira; Constantino, Pedro; Sousa, Pedro Ponte e; Liberato, Catarina Liberato; Weiland, Cristhofer; Pandi, Danilo de Mauro; Rabello, Natália Fonseca; Silveira, João; Almeida, Elsa de; Sousa, Guilherme; Abel, Ricardo; Almeida, Claudia; Tomassoni, Franco; Camacho, Pedro Camacho; Coelho, Larissa Araújo; Couto, Vanessa; Oliveira, Maria Alice; Moreira, Ana; Boçon, Mariana; Gonçalves, Rita; Cardoso, Ricardo; Pereira, Timaretha; Henriques, Lisa; Vieira, Maurício; Costa, Cristina Filipa Jesus; Morais, Débora Gameiro; Teles, Gessica Elaine de Souza; Oliveira, Rute Pelége de
- Interação na comunicação visual o exercício do design de comunicação em suportes físicos interativosPublication . Moreira, Ana; Serapicos, PedroQuando relacionamos os conceitos ‘design’ e ‘interação’ associamos num primeiro momento ao campo do design digital ou do design de produto. No entanto, o conceito de interação também pode ser relacionado com artefactos de comunicação visual. Numa era digital, a experiência do tato e a exploração do papel e de outros materiais palpáveis como suportes de comunicação, ganham uma nova dimensão e interesse. A experiência de utilização gera emoções criando uma relação de proximidade entre o artefacto de comunicação e o público-alvo. Associando este conceito à identidade visual de várias empresas, questionamos a eficácia deste tipo de artefactos neste contexto. Este projeto, de caráter experimental, pretende investigar através do design, a interatividade nos suportes físicos de comunicação, de modo a que o utilizador consiga, através da interação, obter todos os conteúdos necessários para entender a mensagem que se pretende transmitir, e criar uma relação de proximidade com a identidade em questão.
- Transition from screen-film to computed radiography in a paediatric hospital: the missing link towards optimisationPublication . Paulo, Graciano; Santos, Joana; Moreira, Ana; Figueiredo, FilipaIn paediatrics, the risks associated with ionising radiation should be a major concern, due to children's higher susceptibility to radiation effects. Measure entrance skin dose (ESD) in chest and pelvis X-ray projections and compare the results with the 'European guidelines on quality criteria for diagnostic radiographer images in paediatrics' in order to optimise radiological practice. ESD values were obtained using an ionisation chamber Diamentor M4 KDK (PTW) in 429 children, who underwent chest X-ray or pelvis X-ray in a Computed Radiography system. In the first phase of the study, data were collected according to protocols used in the department; in a second phase different tube voltage values were used according to patient weight. A third phase was carried out, only for chest X-ray, using the exposure parameters of phase 2, plus activating lateral ionisation chamber. Three paediatric radiologists blindly assessed image quality of chest X-ray, using a validated assessment available in the 'European guidelines on quality criteria for diagnostic radiographer images in paediatrics'. Considering all the patients submitted to chest X-ray, the average ESD was 0.22, 0.16 and 0.08 mGy, for phases 1, 2 and 3, respectively. For pelvis X-ray, the average ESD decreased from 1.18 mGy in phase 1 to 0.78 mGy in phase 2. Dose optimisation was achieved. ESD was reduced 63.6 and 33.9 % in chest and pelvis X-ray, respectively.