Browsing by Author "Morais, Ana Maria"
Now showing 1 - 10 of 16
Results Per Page
Sort Options
- Algumas propostas de intervenção pedagógicaPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Afonso, Margarida; Silva, Preciosa; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia
- Concepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideológicos e pedagógicos dos autoresPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel PestanaConcepção de currículos de ciências: análise dos princípios ideoló gicos e pedagógicos dos autores. O estudo analisa em que medida a mensagem socio lógica transmitida pelo Discurso Pedagógico Oficial, veiculado no currículo do 3º ciclo do ensino básico português, traduz os princípios ideológicos e pedagógicos das suas autoras. A investigação apresenta pressupostos epistemológicos e sociológicos e está particularmente baseada na teoria do discurso pedagógico de Bernstein.Os princípios ideológicos dizem respeito a grandes metas da educação e os princípios pedagógicos a características da prática pedagógica. Os dados foram obtidos através de uma entrevista semiestruturada feita às autoras e de análise documental de publicações por elas produ zidas. Os resultados sugerem que as autoras valorizavam diferentes princípios ideoló gicos e pedagógicos e mostram que existiam descontinuidades entre esses princípios e a mensagem do currículo. Estes resultados são discutidos e exploram-se as suas consequências em termos de aprendizagem científica.
- Conceptualização da construção da ciência em currículos e manuais escolaresPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Saraiva, Leonor; Castro, Sílvia
- Conceptualização dos conhecimentos e das capacidades em currículosPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Afonso, Margarida; Silva, Preciosa
- Conceptualização e coerência curricular em educação científica: uma proposta de intervenção pedagógicaPublication . Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Ferreira, Sílvia; Afonso, Margarida; Silva, PreciosaO artigo apresenta uma proposta de intervenção pedagógica sustentada em fundamentos teóricos e empíricos que permitem defender uma educação científica conceptualmente exigente, para todos os alunos e aos vários níveis de escolaridade. Argumenta-se que o nível de conceptualização e de coerência curricular de conhecimentos e de capacidades cognitivas deve ser central em currículos e práticas pedagógicas. Argumenta-se também que a relação intradisciplinar, conjuntamente com a exploração de conhecimentos e de capacidades de nível complexo, eleva o nível de exigência conceptual da aprendizagem científica e promove um ensino que considera a estrutura hierárquica característica do conhecimento científico. A proposta de intervenção pedagógica, centrada na inter-relação fotossíntese respiração, exemplifica a articulação conceptual que deve existir, em contextos de aprendizagem da ciência, entre os vários níveis de escolaridade. Discute-se a importância da implementação de atividades que propiciem aprendizagens científicas conceptualmente e coerentemente articuladas, o que pode exigir uma recontextualização dos currículos, sempre que tal não seja valorizado nos documentos curriculares oficiais.
- Continental Drift: a discussion strategy for secondary schoolPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria; Paixão, Isabel; Calado, Sílvia; Salves, VandaThe paper describes a discussion strategy for secondary school students. The strategy focus the various dimensions of Science, especially the internal sociological and philosophical di mensions. Students are expected to learn more about Science, namely the role of controversy for scientific progress. The article contains key questions for the students and guidelines for the teacher and also an analysis of the strategy in terms of the construction of Science and of learning processes.
- O currículo nas suas dimensões estrutural e internacional: perspetivas de Basil BernsteinPublication . Morais, Ana Maria; Neves, Isabel Pestana; Ferreira, SílviaO artigo, simultaneamente teórico e empírico, apresenta elementos de reflexão sociológica sobre a organização e desenvolvimento curriculares, quando se toma como principal referencial teórico o modelo do discurso pedagógico de Basil Bernstein (1990, 2000) e a sua teorização sobre formas e estruturas do conhecimento (1999). De um ponto de vista teórico, e com base no modelo do discurso pedagógico, descrevem-se as relações que se estabelecem entre o currículo e outros textos e contextos pedagógicos, referem-se processos de transformação (recontextualizações) que podem ocorrer quando o currículo é transposto para outros níveis do sistema educativo e apresentam-se algumas razões que podem estar na base dessas transformações. De acordo com a teorização sobre as estruturas de conhecimento, discute-se a relação entre a produção e a reprodução de conhecimento, para refletir sobre a relação que deve existir entre essas estruturas e as diferentes disciplinas do currículo. Incluem-se destaques sobre o currículo, em que se concretizam, através de explicitação e/ou exemplificação, os diferentes aspetos que sustentam a teorização apresentada. De um ponto de vista empírico, apresentam-se alguns dos procedimentos usados em análises do currículo, realizadas pelo Grupo ESSA (Estudos Sociológicos da Sala de Aula), a vários níveis de escolaridade e centradas na educação científica e indicam-se, a título de exemplo, alguns dos resultados obtidos. Finalmente fazem-se algumas considerações sobre o contributo da teoria de Bernstein para a análise curricular, com particular destaque para questões de política educacional, relacionadas com o significado sociológico da (des)centralização curricular e da flexibilidade curricular num currículo centralizado.
- Deriva continental: a ideia louca de um meteorologista que encarava a geologia como um passatempoPublication . Paixão, Isabel; Calado, Sílvia; Ferreira, Sílvia; Alves, Vanda; Morais, Ana Maria
- Exigência conceptual do trabalho prático nos exames nacionais: uma abordagem metodológicaPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana Maria
- Exigência conceptual do trabalho prático: abordagem multidisciplinar de análise do discurso pedagógico na aula de ciênciasPublication . Ferreira, Sílvia; Morais, Ana MariaO estudo está centrado no tipo e no nível de complexidade do trabalho prático implementado em aulas de ciências do ensino secundário, no contexto do sistema educativo português. O conceito de osmose foi selecionadono artigocomo um caso exemplar para ilustrara abordagem teórica e metodológica,de âmbito multidisciplinar, seguida no estudo. Teoricamente, o estudo fundamenta-se em conceitos de natureza epistemológica, psicológica e sociológica, com particular ênfase na teoria do discurso pedagógico de Bernstein. Tendo por base este enquadramento teórico, o nível de complexidade do trabalho prático foi apreciado através do seu nível de exigência conceptual, o qualincluiaspetos relacionados com o quedo discurso pedagógico (complexidade dos conhecimentos científicos e das capacidades cognitivas)e com o comodo discurso pedagógico(grau de relação entre a teoria e a prática).Metodologicamente, o estudo usa uma abordagemmista.Participaram no estudo duas professoras de duas escolas socialmente distintas. Os resultados mostraram que as práticas das duas professoras apresentaram, de um modo geral, um baixo nível de exigência conceptual, sobretudo devido ao baixo nível de complexidade dos conhecimentos científicos e das capacidades cognitivas e também devido a incorreções científicas das professoras. O tipo de trabalho prático escolhido pelas professoras (atividades laboratoriais geralmente ilustrativas) contribuiutambém para baixar o nível de exigência conceptual. Discutem-se as consequências deste baixo nível de exigência conceptual na aprendizagem científica dosalunos. A nível teórico e metodológico, a conceptualização e os procedimentos adotados no estudo representam umaabordagem inovadora que fornece maior rigor à análise.
