Browsing by Author "Mendes, Vânia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Brincado com sons e palavrasPublication . Mendes, Vânia; Batalim, DoraO presente estudo tem como base a pouca utilização de rimas infantis em contexto de Jardim de Infância por parte dos educadores, segundo o que observei ao longo dos estágios realizados, na minha Licenciatura e Mestrado. Este estudo decorre da minha questão de investigação: “Como são usufruídas as rimas e cantigas tradicionais infantis em contexto de Jardim de Infância?” e tem como principal objetivo promover o uso das rimas e cantigas infantis neste contexto, através do elenco das suas vantagens para o desenvolvimento da criança. Os objetivos específicos decorrem do enunciado: perceber o que é feito em contexto de Jardim de Infância a nível de rimas e cantigas tradicionais infantis; identificar, compreender e refletir sobre a importância pedagógica das rimas infantis; elencar razões possíveis para as práticas existentes (ou não) do uso de materiais da lírica tradicional infantil; encontrar propostas para promover o uso das rimas e cantigas infantis de origem tradicional. Nesta sequência, é ainda pertinente refletir sobre como poderá o educador criar ambientes promotores destes materiais tradicionais em contexto de Jardim de Infância, onde é determinante a qualidade dos mesmos; para além de diversão garantida, estas rimas e cantigas infantis passam à criança desde fundações emocionais até elementos de organização fonológica, assim como novo vocabulário. Podem ainda ajudar as crianças a conhecer o mundo que as rodeia, como nos será decifrado por Costa (1992, 2012), Pocinho (2007), Parafita (1999) entre outros. Sim-Sim (1998) e Cordeiro (2009) apresentaram teorias acerca do desenvolvimento da linguagem. Do ponto de vista metodológico a nossa investigação utilizou a observação participante, pois é aquela que melhor se enquadra numa base conceptual que suporta a operacionalização e análise dos dados que surgem no quotidiano educativo. Também foi feita pesquisa arquivística e a realização de questionários a educadores de infância e a auxiliares de ação educativa no ativo. Foi feita ainda uma recolha de rimas e cantigas infantis presentes em alguns Cancioneiros, assim como uma recolha de bibliografia passível de ser consultada em estudos posteriores sobre o mesmo assunto.
- Trabalho Livre nº 27 - Dermatite Associada à IncontinênciaPublication . Chaves, Débora; Mendes, VâniaA dermatite associada à incontinência (DAI) é uma inflamação da pele que surge como consequência do contato frequente da pele perianal com urina ou fezes e manifesta-se, primariamente, pela sensação de desconforto, prurido, ardor e dor, os quais podem comprometer a qualidade de vida dos doentes que experienciam esta situação. Os doentes internados que apresentam incontinência urinária e/ou intestinal apresentam um elevado risco de desenvolver DAI, sobretudo, aqueles que necessitam de utilizar fraldas descartáveis (pela conversão da ureia em amónia) e que dependem total ou parcialmente da equipa de enfermagem para manutenção da sua higiene corporal, pelo que uma atuação adequada e baseada na evidência permite maior qualidade nos cuidados prestados aos doentes com DAI.