Browsing by Author "Martins, Teresa"
Now showing 1 - 10 of 84
Results Per Page
Sort Options
- Adaptação do perfil de resiliência familiar à população portuguesaPublication . Peixoto, Maria José; Martins, TeresaRESUMO- Este estudo teve como objectivo adaptar o Questionário de Perfil de Resiliência Familiar de McCubbin e McCubbin (1993) a uma amostra de familiares cuidadores. O instrumento multidimensional avalia a forma como a família desenvolve habilidades para se adaptar a situações de crise e é constituído por cinco escalas: Mudanças Familiares, Flexibilidade Familiar, Coerência Familiar, Envolvimento Familiar e Suporte Social. Recorreu-se a uma amostra de conveniência de 124 familiares cuidadores. Os participantes eram do sexo feminino 86,3% (107), casados 84,7% (105), reformados 46,0% (57), com uma média de idades de 61,2±12,3 anos, sendo na maioria, 42,7% (53) cônjuges ou filhos/as do recetor. O estudo das propriedades métricas do instrumento traduz uma boa fidelidade para a escala da Flexibilidade Familiar, Envolvimento Familiar e Suporte Social. Contudo, as escalas Mudanças Familiares e Coerência Familiar apresentaram uma baixa fidelidade. Sugere-se a realização de mais estudos para esclarecer sobre a validade de todo o instrumento.
- Alimentar pessoa: conceção e desenvolvimento de uma ferramenta digital para cuidar de pessoas dependentesPublication . Fontão, Ana; Lumini Landeiro, Maria José; Martins, TeresaEnquadramento: As plataformas digitais são um recurso na saúde. Objetivo: O estudo pretende descrever a conceção, desenvolvimento e validação dos conteúdos do tema alimentar pessoa, a integrar numa plataforma digital, destinada a apoiar familiares cuidadores. Metodologia: A produção de conteúdos foi realizada por um grupo focal que, baseado na literatura e através da metodologia plain language, desenhou o material a incluir na plataforma. O material produzido foi validado por 15 peritos recorrendo à técnica Delphi e posteriormente submetidas a avaliação de 8 cuidadores. Resultados: Dentição, necessidades nutricionais, hidratação, cuidados a ter antes, durante e depois de alimentar a pessoa, alterações da deglutição e algumas situações especiais foram os conteúdos identificados para dar resposta às necessidades dos cuidadores. A informação foi refinada até que a estrutura e os conteúdos finais apresentassem uma linguagem simples, organização lógica, adequada à população, pouco diferenciada e com baixa literacia em saúde. Conclusão: Os conteúdos foram considerados facilitadores para uma tomada de decisão fundamentada por parte de quem cuida de pessoas com compromisso no autocuidado alimentar-se.
- Assessing the Effectiveness of a Massive Open Online Course for Caregivers Amid the COVID-19 Pandemic: Methodological StudyPublication . Lumini Landeiro, Maria José; Sousa, Maria Rui; Pinto Martins Salazar Almeida, Berta Maria; Martins, TeresaBackground: The COVID-19 pandemic has presented significant challenges to health care systems, particularly impacting the older population due to their vulnerability and increased susceptibility to severe complications. Many of the most vulnerable individuals rely on informal caregivers, who play a vital role in enabling them to continue living in their homes. However, social isolation and limited access to health services during the pandemic have made caregiving more difficult. In response, massive open online courses (MOOCs) have emerged as a training and support solution for caregivers. This study focuses on a MOOC developed to assist caregivers during the pandemic, aiming to enhance their knowledge of COVID-19 and prevention measures and promote effective self-care practices. Objective: The study’s aim is to develop and validate a MOOC integrating personal and housing hygiene measures to be adopted in self-care–related activities, surveillance, and monitoring by caregivers of the most vulnerable home-dwelling–dependent people, to provide safe care and prevent SARS-CoV-2 infection. Methods: A methodological study was developed. The content of the MOOC was developed based on scientific evidence and a Delphi study. The course was organized into 9 modules, addressing aspects related to safe self-care assistance and minimizing the risk of contagion. A convenience sample of 33 informal caregivers was recruited through a caregivers’ association to verify the adequacy of the course. Knowledge questionnaires were administered before and after the course to assess the impact on caregivers‘ knowledge. The Family Caregiving Factors Inventory was used to evaluate caregiver resources, knowledge, expectations, and difficulties. Additionally, the technology acceptance model was applied to assess participants’ satisfaction with the MOOC. Results: Prior to attending the MOOC, participants demonstrated an average knowledge level score of mean 14.94 (SD 2.72). After completing the course, this score significantly increased to mean 16.52 (SD 2.28), indicating an improvement in knowledge. Caregivers found the course accessible, valuable, and applicable to their caregiving roles. Feedback regarding the MOOC’s structure, illustrative videos, and language was overwhelmingly positive. Participants perceived the course as a valuable resource for decision-making in care delivery, leading to enhanced self-esteem and confidence. Conclusions: The MOOC has proven to be an effective tool for increasing caregivers’ knowledge and empowering them in their roles. Remarkably, even low-literacy caregivers found the course valuable for its clear and understandable information. The MOOC demonstrated its adaptability to challenges faced during the pandemic, ensuring access to relevant information. This empowering strategy for caregivers has yielded positive outcomes. The MOOC represents a tool to support and empower informal caregivers, enabling them to provide optimal care during difficult times.
- Atividades de vida diária como preditores do estado cognitivo em idosos institucionalizadosPublication . Imaginário, Cristina; Machado, Paulo Alexandre Puga; Rocha, Magda; Antunes, Cristina; Martins, TeresaCONTEXTO: Partimos do pressuposto que a preservação do desempenho das atividades básicas e instrumentais de vida diária em idosos institucionalizados contribui para a potenciação e conservação da função cognitiva. OBJETIVOS: Avaliar se a capacidade funcional para as atividades de vida diária prediz a função cognitiva dos idosos institucionalizados em Equipamentos Residenciais. MÉTODOS: Estudo transversal correlacional preditivo, com recurso a amostra aleatória simples constituída por 475 sujeitos. Instrumentos: Mini-Mental State Examination (Guerreiro et al., 1994); Índice de Barthel (Araújo, Ribeiro, Oliveira e Pinto, 2007) e Escala de Lawton & Brody (Araújo, Ribeiro, Oliveira, Pinto e Martins, 2008). RESULTADOS: Os idosos que residem nas instituições residenciais são maioritariamente do género feminino, com idades compreendidas entre 65 e 104 anos (M = 83,94, DP = 7,21), na maioria viúvos e analfabetos. O modelo de regressão múltipla sugere que as atividades básicas e instrumentais de vida diária explicam cerca de 49% da variância existente do estado mental dos idosos. Verificou-se que as atividades instrumentais de vida diária correspondem ao preditor com maior peso, embora a contribuição das atividades básicas de vida diária seja também, estatisticamente, significativa para o modelo. CONCLUSÕES: O modelo sugere que a manutenção da execução das atividades de vida diária beneficia o estado cognitivo nestes utentes. Através de intervenções de estimulação motora e social, os idosos poderão preservar a sua autonomia na realização de atividades de vida diária, que por sua vez potenciam uma maior saúde mental, melhor bem-estar e maior autoestima.
- Atividades de vida diária e estilos de autocuidado em idosos institucionalizadosPublication . Imaginário, Cristina; Puga Machado, Paulo Alexandre; Rocha, Magda; Antunes, Cristina; Martins, Teresa
- Autocuidado: uma abordagem com futuro nos contextos de saúdePublication . Martins, Teresa; Brito, Alice
- A autoeficácia do familiar cuidadorPublication . Santos, Renata; Martins, Teresa; Puga Machado, Paulo Alexandre
- A autoeficácia do familiar cuidadorPublication . Santos, Renata; Martins, Teresa; Puga Machado, Paulo AlexandreO envelhecimento da população é um fenómeno de amplitude mundial. Prevê-se que haja um aumento significativo da faixa etária com idades mais avançadas nos próximos anos. Com esta surgem as doenças crónicas e/ou degenerativas, sendo estas potenciadores de debilidades funcionais e cognitivas e por vezes, limitadoras e geradoras de dependência. Neste contexto as famílias assumem um papel de relevo enquanto cuidadores da pessoa dependente. Estudo metodológico e transversal recorrendo a uma amostra de conveniência. Os participantes foram referenciados por duas instituições no concelho de Vila Nova de Gaia. Visa-se a avaliação das propriedades psicométricas de uma versão reduzida da Escala de Autoeficácia do Familiar Cuidador (EAFC). Cumulativamente estudou-se o impacto do nível de dependência do familiar dependente, no sentimento de autoeficácia do familiar cuidador. Para o efeito correlacionou-se a EAFC com o Índice de Barthel, Escala de Lawton e Brody, Appraisal of Self-Care Agency Scale e Formulário de Avaliação da Dependência no Autocuidado. A EAFC revela correlações fortes entre itens e consistência interna avaliada com um alfa de Cronbach de 0,963. Foi analisada a validade de critério através da comparação com os resultados obtidos na Escala Autoeficácia Geral e percebeu-se que há correlação moderada entre os dois instrumentos. A análise de componentes principais mostra uma variância explicada de 74,10%. A correlação da EAFC com outros instrumentos revela a proporcionalidade aumentada entre o sentimento de autoeficácia o nível de dependência. Instrumento com boa fidelidade, unidirecional e a sua correlação com os instrumentos revelou que níveis de dependência elevados no autocuidado, parecem aumentar o sentimento de autoeficácia do familiar cuidador. A EAFC avalia com rigor a percepção de eficácia nos cuidados a uma pessoa dependente. Porém a autoeficácia pode não ser determinante na avaliação da qualidade dos cuidados prestados ao familiar cuidador.
- Avaliação da dependência no autocuidado da pessoa dependentePublication . Pereira, Soraia; Martins, Teresa; Puga Machado, Paulo Alexandre
- Avaliação da dependência no autocuidado: estudo exploratório do fenómeno em contexto comunitárioPublication . Pereira, Soraia; Martins, Teresa; Machado, Paulo Alexandre PugaThe assessment of the dependent person’s self-care ability, through measurement instruments, and the assessment of the level and kind of dependency, may provide nurses a more assertive method for understand the nature of the problems that affect dependency and for establish an action plan tailored to the development of new practices centered on the dependent person, looking forward to promote autonomy. Within this context, and in order to develop nursing practice in self-care dependency context, this paper serves the goal of the characterization of dependent people in self-care in a community context and the analysis of the different domains of self-care according to sociodemographic and clinical variables. It was used the non-probabilistic sampling method, of the accidental type and for data collection was used the reduced version of the Self-Care Dependency Assessment Form. The results found show that women and the elderly are more dependent, and that the dependence settles mainly gradually. Regarding the level of dependence by self-care domain, the one that registered the highest level of dependence was self-care “taking medication”, followed by “dressing and undressing” and self-care “taking a bath”. The “global level of dependence” has an average of 2.64 and a standard deviation of 0.83, which reveals high degrees of dependence on self-care. With current demographic changes and consequent health needs and their implications for health policy preparation and planning, the measurement and evaluation of the dependent person and their caregiver is becoming increasingly essential, enabling a holistic and adjusted approach.