Browsing by Author "Martins, Maria Elisabete"
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- Acesso direto em fisioterapia: um serviço inerente ao profissional autónomoPublication . Almeida, Patrícia; Alves Lopes, António; Lopes, António M F; Pires, Diogo; Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Rosado, Maria Da Lapa
- Acesso direto: projeto de desenvolvimento de um instrumento para a realização de triagem em Fisioterapia para diagnóstico diferencialPublication . Almeida, Patrícia; Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Alves Lopes, António; Rosado, Maria Da Lapa; Pires, Diogo; Lopes, António M F
- Adaptação transcultural e validação da versão moçambicana da Stroke Rehabilitation Assessment of MovementPublication . Valente, F; Martins, Maria Elisabete; Antunes, M; Pereira, José PascoalinhoIntrodução: A utilização de instrumentos de medida padronizados e fidedignos é um pré-requisito das boas práticas da Fisioterapia e permite monitorizar os resultados da intervenção e reclamar credibilidade científica para a profissão. A Stroke Rehabilitation Assessment of Movement (STREAM) é um instrumento muito utilizado na avaliação das limitações a nível do movimento voluntário e da mobilidade básica em utentes com sequelas de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Objetivo: Contribuir para a adaptação transcultural e validação da versão portuguesa da STREAM, ao contexto cultural e linguístico Moçambicano. Materiais e Métodos: Foram utilizadas duas amostras distintas: 1) 9 peritos analisaram a validade de conteúdo; 2) 70 utentes com sequelas de AVC selecionados por conveniência do Hospital Central de Nampula (HCN) e do Hospital Geral de Mavalane (HGM), foram submetidos à aplicação da escala STREAM por 6 observadores independentes, com a finalidade de analisar a fiabilidade do instrumento. Resultados: A versão Moçambicana da STREAM, revelou para a validade de conteúdo, um consenso absoluto (100%) entre os elementos do painel de peritos; para a reprodutibilidade inter-observador, os valores do Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI) indicaram um índice de concordância perfeita, com valores de CCI que variaram entre 0,980-0,993 no HCN e entre 0,980-1,000 no HGM e, uma boa consistência interna com valores de alfa de Cronbach entre 0,904-0,998 no HCN e entre 0,881-1,000 no HGM, para cada uma das 3 subescalas e para o total da escala. Conclusão: A versão Moçambicana da escala STREAM revelou ser válida e fiável para as propriedades psicométricas investigadas. Sugere-se a realização de futuros estudos que reforcem os nossos resultados.
- Bringing neuroscience to education: using an innovative method: the “BRAIN” Method - for teaching human motor control in higher education studentsPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Baleia, IsabelThe past decade has seen a tremendous interest in the potential of applying insights from neuroscience to educational settings. Some refer to this emerging field of translational research as ‘neuroeducation’, others call it: ‘mind, brain and education’ or ‘educational neuroscience’. After a review of the literature on neuroeducation we created a method based on and combined the most cited principles: Priming; Constructivism; Feedback; Motivation; Reward; Cooperative work and Self-assessment. So we created the method BRAIN, wich means – BRing what you know / Acquire new knowledge / Inquiring about what you have learned / aNalyze what you have learned. We use this method in the motor control course of the physiotherapy course of our school. The themes were distributed by modules of 2 classes (one theoretical and one practical) and each module was planned taking into account the BRAIN model. For the lectures, small preparatory activities were built to activate students' prior knowledge and prepare them for the class. During the classes the contents were presented by the teacher through a combination of expository method with interactive methods. For practical classes, activities were performed in small groups. For all modules the learning objectives were divided into 3 levels, basic, advanced and advanced +. Out of class students performed consolidation activities that gave them bonus points. During the course 2 written tests and an oral test were applied. We applied a satisfaction questionnaire and made a focus group to know the opinion of the students on the subject. After analyzing the questionnaire and the focal group we can conclude that the students were very satisfied with the implemented methodology. Regarding the grades, the performance of the class reached a very good level.
- Contributo para a tradução e adaptação cultural para a população portuguesa da Scale for the Assessment and Rating of AtaxiaPublication . Santos, Hugo; Martins, Maria Elisabete; Cruz, Rafael; Martins, David; Pais, Rodrigo; Cova, Raquel; Campos, VítorIntrodução: A ataxia é um sinal neurológico associado a um longo espetro de doenças genéticas ou adquiridas, que afetam o cerebelo, caraterizadas por descoordenação motora e alterações do equilíbrio. Existem algumas escalas válidas e confiáveis utilizadas para a avaliação da severidade da ataxia cerebelar, das quais se destaca a Scale for the Assessment and Rating of Ataxia (SARA), por ser de mais fácil e rápida aplicação. Objetivo: Traduzir e adaptar culturalmente para a população portuguesa a SARA. Metodologia: Este estudo consistiu em três fases:1) tradução da versão original para a língua portuguesa e produção de uma versão de consenso; 2) retroversão da versão de consenso, que contaram com a participação de dois elementos independentes e bilingues respetivamente, e, por último, 3) adaptação cultural, que consistiu em duas rondas, com objetivo de verificar a equivalência semântica e conceptual através da técnica de Delphi, por um painel de 11 peritos de diferentes profissões da área da saúde, que culminou numa versão pré-final. Resultados: Obteve-se um grau de concordância > 85% nos itens 2, 3, 4, 6, 7 e 8, sendo que os subitens 2 (73%), 6 (82%) e 7 (82%) do item 1, e os subitens 1 (82%) e 2 (82%), do item 5, demonstraram graus de concordância < 85%. Conclusão: Foi obtida uma versão pré-final da escala SARA. Recomenda-se a realização de futuros estudos que analisem as propriedades psicométricas da versão obtida neste estudo e concluam a adaptação cultural da SARA, através da realização de um pré-teste, de forma a ser disponibilizada para a prática clínica de todos os profissionais de saúde que cuidam de pessoas com ataxia.
- Diagnóstico diferencial em fisioterapia para o acesso direto: scoping reviewPublication . Martins, Maria Elisabete; Santos, Hugo; Simões, Teresa; Santos, Sofia; Silva, Ana Catarina; Castro, InêsIntrodução: O Acesso Direto (AD) à Fisioterapia é um caminho recente e promissor para a prestação de cuidados de saúde, o que pressupõe a existência de uma relação de proximidade entre os profissionais de saúde, de forma a permitir uma referenciação bidirecional dos utentes. Objetivo: Realizar um levantamento da literatura existente sobre instrumentos, procedimentos ou estratégias de recolha de dados usados na triagem para o AD, o diagnóstico diferencial ou a referenciação em Fisioterapia, através de uma scoping review. Metodologia: Foram utilizadas 6 bases de dados (PubMed, CENTRAL, Cochrane, PEDro, EBSCO e Web of Science), onde se submeteu a expressão de pesquisa, tendo os artigos obtidos, sido sujeitos a um processo de seleção, constituído por 3 fases: 1) leitura dos títulos e resumos; 2) leitura dos textos integrais e, por último; 3) extração de dados. Resultados: Dos 456 artigos iniciais, foram incluídos 56, que cumpriam os critérios de inclusão, tendo sido a maioria publicados nos últimos dez anos (n=45). As metodologias mais utilizadas foram as revisões narrativas (n=17), os estudos de caso (n=11), os estudos metodológicos (n=10) e as guidelines (n=9). A área de intervenção que mais se destacou pelo número de publicações, foi a músculo-esquelética (n=32), sendo a dor lombar a condição clínica mais investigada (n=11). Relativamente às estratégias/procedimentos utilizados na triagem, a verificação da presença de sinais de alerta (n=23) e a aplicação de questionários (n=21), foram as mais referenciadas, com destaque para o instrumento Optimal Screening for Prediction of Referral and Outcome (OSPRO) (n=5). Conclusão: O presente estudo permitiu uma maior compreensão sobre os procedimentos/estratégias utilizadas na triagem de diferentes condições clínicas e em diferentes áreas de intervenção do Fisioterapeuta. Estabeleceu-se ainda uma compilação de vários instrumentos utilizados pelos Fisioterapeutas na triagem e no diagnóstico diferencial dos utentes. De forma a possibilitar uma prática clínica informada pela evidência que reforce as competências do Fisioterapeuta, como profissional autónomo e de primeiro contato, sugere-se a realização de futuras investigações que possibilitem a criação de linhas orientadoras sobre os instrumentos de triagem a utilizar, nas diferentes áreas de intervenção e para as diferentes condições clínicas.
- Educational strategies to increase student knowledge and reflexion about physiotherapy intervention in the context of covid-19Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, PauloBackground: In the context of the COVID-19 pandemic, the Alcoitão School of Health Sciences (ESSA) interrupted on March 16, 2020, all classroom activities, including clinical activities. This situation created the need to transfer all activities and classes to an online format (synchronous and asynchronous) and to promote in students new knowledge/skills/attitudes related to the new professional reality. Purpose: To increase students literacy and reflection concerning the pandemic and to adapt, as a profession to the new needs of society, the Department of Physiotherapy decided to implement an online activity that could facilitate this process. Methods: The online activity was created with a duration of 3 weeks integrated into the clinical curricular units. It involved 218 Physiotherapy students from the 4 curricular years, the Department lecturers and guests speakers. This activity included the creation of an updated repository of information related to the pandemic COVID-19, namely national (DGS) and international (WHO) guidelines, professional guidelines (WCPT, APFISIO, Professional Interest Groups) and multimedia material (videos and podcasts). As part of the activity, students were asked to complete the Coronavirus Disease Program developed by Pysiopedia (Physioplus), according to the academic year, in whole or only some of the modules. To support the activity, several online sessions were promoted, where, with the participation of guests, the pandemic and its impact on the various contexts of Physiotherapy were discussed. To evaluate the activity, students were asked to submit certificates of completion of the Coronavirus Disease Program course and an individual reflection on the institutional e-learning platform. To assess the impact on student satisfaction, an online questionnaire with several dimensions (34 questions) was used. Results: 96% of the Students (n= 211) completed this course, submitting the certificates of completion and the individual reflection. Concerning the student satisfaction, with a response rate of 96% distributed evenly across the various academic years, 78.7% considered that the activity, in general, was clear and was well structured, having reached the general objectives of the activity (79.6%), 83.4% also considered that it was an overall positive experience and reinforcing the importance of carrying out this type of activities (76.3%). Conclusion(s): From the results we can conclude that is important to develop updated activities adapted to current needs, using online approaches and involving all the partners in the educational process. It is important that Physiotherapy educators, create and implement activities that facilitate the development of students competencies that allow them to play a proactive role in global and local efforts to reduce the impact health and social effects of this pandemic.
- Efficacy of suit therapy on functioning in children and adolescents with cerebral palsy: a systematic review and meta-analysisPublication . Martins, Maria Elisabete; Cordovil, Rita; Oliveira, Raul; Letras, Sara; Lourenço, Soraia; Pereira, Inês; Ferro, Ana; Lopes, Inês; Silva, Cláudia; Marques, MartaAim: This systematic review and meta-analysis presents an overview of the efficacy of suit therapy on functioning in children and adolescents with cerebral palsy (CP). Method: A systematic review with meta-analysis was conducted. A comprehensive search of peer-reviewed articles was performed on electronic databases, from their inception to May 2014. Studies included were rated for methodological quality using the Physiotherapy Evidence Database scale. Effects of suit therapy on functioning were assessed using meta-analytic techniques. Results: From the 46 identified studies, four met the inclusion criteria and were included in the meta-analysis. Small, pooled effect sizes were found for gross motor function at post-treatment (g=0.46, 95% confidence interval [CI] 0.10-0.82) and follow-up (g=0.47, 95% CI 0.03-0.90). Interpretation: The small number of studies, the variability between them, and the low sample sizes are limitations of this review. Findings suggest that to weigh and balance benefits against harms, clinicians, patients, and families need better evidence to examine and prove the effects of short intensive treatment such as suit therapy on gross motor function in children and adolescents with CP. Therefore, more research based on high-quality studies focusing on functioning in all dimensions of the International Classification of Functioning, Disability and Health perspective is necessary to clarify the impact of suit therapy.
- Enfermagem avançada em perioperatório: mais enfermagem na enfermagem – scoping reviewPublication . Martins, Maria ElisabeteEnquadramento: A EA é uma prática autónoma, especializada, expandida, relacional e do Cuidar, com uma relação simbiótica com a Disciplina e assente na prática baseada na evidência, com domínio da ontologia, na qual o enfermeiro avançado assume a tomada de decisão e liderança e traz contributos para o ensino, gestão, investigação e políticas públicas, traduzidos em visibilidade e desenvolvimento da Profissão. A Enfermagem Avançada tem permitido a obtenção de ganhos em saúde, maior satisfação das pessoas e dos profissionais de saúde e diminuição de custos. Objetivos: Mapear a evidência existente sobre a prática de enfermagem avançada em contexto perioperatório e identificar as mais-valias desta prática para as pessoas em situação perioperatória, famílias e sistemas de saúde, através das suas organizações, produzindo contributos para a sua implementação e disseminação Metodologia: Revisão scoping com metodologia do The Joanna Briggs Institute, versão de 2020. A pesquisa foi realizada nas bases de dados abertas, com texto completo e literatura cinzenta: Scientific Electronic Library Online (Scielo), Biblioteca Virtual em Saúde, BVSalud, PubMed, MEDLINE Complete (via EBSCOhost) e CINHAL Complete (via EBSCOhost), Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP) e Bielefeld Academic Search Engine (BASE). Definem-se como critérios de inclusão artigos científicos ou estudos académicos, editoriais, análises reflexivas ou outros formatos, disponíveis em texto integral, gratuitos e escritos em língua portuguesa, inglesa ou espanhola. Resultados: Foram incluídos 36 artigos. Os conceitos emergentes que traduzem ganhos em saúde são a diminuição de custos, qualidade de cuidados, os resultados em saúde (outcomes) e prática baseada na evidência. Os domínios da prática de enfermagem avançada em contexto perioperatório são educação, coordenação, investigação e inovação. Conclusão: O exercício de enfermagem avançada em contexto perioperatório desenvolve-se sobretudo nos domínios da educação (de pessoas em situação perioperatória e outros profissionais), coordenação de cuidados, processos, equipas e sistemas, investigação e inovação.
- Estratégias educativas para facilitar o conhecimento e a reflexão dos alunos sobre a intervenção do Fisioterapeuta no contexto da COVID-19Publication . Alves Lopes, António; Santos, Hugo; Vieira, Ana Isabel; Barreto, Guilherme; Lopes, António M F; Baleia, Isabel; Rosado, Maria Da Lapa; Martins, Maria Elisabete; Esteves, José Manuel; Araújo, PauloIntrodução e Objetivos: No contexto de pandemia COVID-19 a Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA) interrompeu todas as atividades letivas presenciais e atividades clínicas, surgindo a necessidade de transferir as atividades letivas para o formato online (síncrono e assíncrono) e de promover nos alunos novos conhecimentos, competências e atitudes. Material e Métodos: Para atingir esse objetivo foi criado uma atividade online com a duração de 3 semanas integrada nas unidades curriculares clínicas, envolvendo 220 alunos de Fisioterapia dos 4 anos curriculares, docentes do Departamento e oradores convidados. Essa atividade inclui a criação e disponibilização para consulta pelos alunos de um repositório atualizado de informação relacionada com a pandemia. Integrado na atividade foi solicitado a realização pelos alunos, de acordo com o ano lectivo, da totalidade ou de apenas alguns dos módulos, do Curso Coronavirus Disease Programme desenvolvido pela Physioplus. Para suportar toda a atividade foram ainda dinamizadas várias sessões online, onde, com a participação de convidados foi discutido a temática e o seu impacto nos vários contextos da Fisioterapia. Resultados: Para avaliar o impacto (satisfação) junto aos alunos dos 4 anos foi utilizado um questionário online com várias dimensões (34 questões), onde se obteve uma taxa de resposta de 96% (n= 211) distribuído equilibradamente pelos vários anos letivos. Relativamente às respostas, 78,7 % consideraram que atividade no geral era clara e estava bem estruturada tendo sido atingidos os objetivos gerais da atividade (79,6%), 83,4% consideraram ainda que foi globalmente uma experiência positiva e reforçando ainda a importância da realização deste tipo de atividades (76,3%). Conclusões: Face à necessidade de aumentar a literacia relativamente ao contexto pandémico e nos adaptarmos enquanto profissão às novas necessidades da sociedade, é importante que os educadores em Fisioterapia, criem e implementem atividades que facilitem o desenvolvimento nos alunos de competências que lhes permitam desempenhar um papel proativo nos esforços globais e locais para reduzir o impacto dos efeitos sociais dessa pandemia.
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