Browsing by Author "Marques, Catarina"
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- Composição corporal e suplementos alimentaresPublication . Palma, Beatriz; Marques, Catarina; Quendera, Catarina; Costa, Inês; Figueiredo, Maria Leonor; Ramalho, Renata; Auxtero, Maria Deolinda
- O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da educação física no ensino secundário e a sua perceção quanto à importância da atividade físicaPublication . Marques, Catarina; Vieira, FernandoA Educação Física (EF) é uma disciplina que procura uma educação integral do corpo e da mente, sendo o movimento o instrumento pedagógico de desenvolvimento motor e cognitivo. Esta disciplina reúne as melhores oportunidades para a prática de Atividade Física (AF), na medida que combina o facto de ser uma disciplina de carácter obrigatório com a disponibilidade de recursos físicos, materiais e orientação de profissionais especializados. Desta forma, a EF revela-se uma disciplina fundamental no contributo da saúde pública. Para que o ensino da Educação Física seja de qualidade, o professor deve ter a capacidade de organizar situações de aprendizagem, de forma que todos os alunos, independentemente das suas características, desenvolvam os conhecimentos, atitudes e competências necessárias, com vista a uma vida fisicamente ativa e saudável. A Prática de Ensino Supervisionada (PES) caracteriza o ano curricular ao qual o professor estagiário aplica as suas aprendizagens num contexto real de ensino, sob orientação de um Orientador Cooperante, assim como todo o envolvimento na vida da comunidade educativa onde se realiza o estágio. Ao longo do processo é esperado que o professor estagiário desenvolva a sua capacidade para refletir acerca dos seus conhecimentos e práticas. A PES responsabiliza de forma progressiva o professor estagiário pelas atividades letivas, iniciando com uma primeira fase de observação e registo das aulas e outras atividades do Orientador Cooperante (OC), passando por uma fase de partilha da organização e gestão da aula entre estagiário e OC, e por último, a fase onde o professor estagiário assume todas as responsabilidades da regência das aulas, sob a supervisão do Orientador Cooperante. Concluída a PES, o professor estagiário elabora um relatório final, contemplando as suas reflexões sobre as facilidades e dificuldades sentidas, que fatores influenciaram os resultados e o que poderia ter alterado, baseando-se na literatura científica. O relatório final tem por base o Decreto-Lei nº 240/2001, de 30 de agosto, que aprovou o perfil geral de desempenho profissional dos professores dos ensinos básico e secundário, e é dividido em 4 dimensões: I. Profissional, social e ética; II. Desenvolvimento do ensino e da aprendizagem; III. Participação na escola e relação com a comunidade; IV - Desenvolvimento profissional ao longo da vida. A quarta dimensão caracteriza um artigo científico desenvolvido ao longo da PES e tem como título “O grau de preferência das raparigas em relação à oferta formativa da Educação Física no Ensino Secundário e a sua perceção quanto à importância da Atividade Física.” Os objetivos deste artigo são perceber a preferência que as raparigas têm em relação à oferta formativa da Educação Física escolar e a sua perceção quanto à importância da atividade física, através da aplicação de dois questionários. O estudo incluiu uma amostra de 146 raparigas das escolas do concelho de Alcobaça. Como resultados, foi possível verificar que o Badminton e o Voleibol são as modalidades com maior grau de preferência e que as raparigas consideram que a atividade física é um contributo fundamental para um estilo de vida saudável.
- Trajetórias de VidaPublication . Marques, Catarina; Pires, Nuno; Oliveira, MadalenaEste relatório documenta o percurso do estágio profissional realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, desenvolvido num centro educativo no norte do país entre novembro de 2023 e julho de 2024. O estágio teve como foco a intervenção de jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento, com o objetivo de identificar os fatores que motivam o seu acolhimento, bem como os desafios associados à reintegração social. A investigação visou compreender os eventos que contribuíram para a primeira medida de internamento em CE dos jovens e os motivos associados aos acolhimentos subsequentes. Foram analisados os fatores sociais, económicos, familiares, educacionais e psicológicos, combinando assim na metodologia a observação participante e análise documental. A prática profissional permitiu um contacto direto com os jovens e uma análise crítica do papel do assistente social em contexto institucional. Os resultados evidenciam a necessidade de estratégias de intervenção mais individualizadas, reforço do acompanhamento pós-internamento e maior articulação com as famílias e comunidades. O estágio contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas e reflexivas, reforçando a importância de uma abordagem multidisciplinar e centrada no jovem, como resposta às problemáticas da delinquência juvenil e da exclusão social.
