Browsing by Author "Marques, Ana"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Argamassas de cal aérea com adição de cinza de casca de arroz. Influência das condições de curaPublication . Marques, Ana; Santana, AnaAo longo dos tempos o uso de argamassas faz parte da construção e desempenha na sua durabilidade um importante papel. As argamassas de cal aérea com adição de materiais pozolânicos não são portanto algo recente, dado que no passado estas adições tinham o objectivo de aumentar as propriedades das argamassas de cal aérea ampliando o seu campo de aplicação nomeadamente em ambientes húmidos. No entanto com o aparecimento de novas técnicas e materiais, esta prática caiu em desuso e foram perdidos conhecimentos sobre o uso e aplicação de argamassas de cal aérea com adição de materiais pozolânicos. Actualmente tem-se verificado que as técnicas e soluções de construção que têm vindo a ser aplicadas em intervenções em edifícios antigos nem sempre são compatíveis com os materiais existentes e em vez de contribuírem para uma preservação têm em alguns casos acelerado a degradação desses edifícios. A necessidade de recuperar conhecimentos perdidos em relação às argamassas de cal aérea nomeadamente com adição de materiais pozolânicos com vista a preservar e aumentar a durabilidade num domínio sustentável, tem levado à elaboração e desenvolvimento de muitos estudos e trabalhos nesse sentido. O desempenho de uma argamassa traduz-se na sua durabilidade. As argamassas permitem trocas de meios interiores para exteriores, devido à sua porosidade, e possuem ainda um conjunto de aplicações possíveis. Vários são os factores que conduzem a escolha de determinada argamassa, tais como o fim a que se destina, local em que irá ser aplicada etc. Para um bom desempenho é essencial adequar a argamassa à situação e condição em que vai ser aplicada. Para isso de muito dependem as condições de amassadura e procedimentos de aplicação, assim como as condições de cura. O presente trabalho teve como objectivo estudar a acção pozolânica das cinzas casca de arroz numa argamassa de cal aérea e avaliar como as condições de cura influenciam o desempenho de argamassas de cal aérea com adição de cinzas de casca de arroz. As condições de cura podem ser responsáveis por alterações importantes nas características das argamassas com elas formuladas, considera-se pertinente e actual o desenvolvimento de investigação neste domínio. Para tal foram preparadas duas formulações, com as quais se preparam provetes prismáticos e tijolos nos quais se aplicaram as argamassas como revestimento e submetidos a diferentes condições de cura: cura ambiente, cura seca e cura húmida. Durante a fase de preparação de provetes procedeu-se a um conjunto de ensaios que permitiu caracterizar as argamassas no estado fresco e posteriormente às respectivas curas, em estado endurecido. A par com as formações referidas foi preparada uma argamassa de cal com formulação semelhante que serviu de referência. Este trabalho desenvolvido, que contou com diversas fases, desde a pesquisa, desenvolvimento de campanhas laboratoriais e obtenção de dados, conduziu a resultados e conclusões que permitiram relacionar como as condições de cura influenciam o desempenho das argamassas de cal aérea e cinza de casca de arroz.
- Enfermeiro de Família e reconhecimento social: perspetiva dos enfermeiros de CSPPublication . Marques, Ana; Figueiredo, Maria; Dias, Sílvia; Ferreira, Manuela; Guedes, Virgínia; Dantas, Maria Jacinta; Lebreiro, Marlene; Castro, José Luís
- Enfermeiro de família: Representação das famíliasPublication . Ferreira, Manuela; Lopes, Maribel; Moreira, Ana; Gomes, Tatiana; Marques, Ana; Lopes, Ana; Santos, Melany; Dias, Sílvia; Figueiredo, Maria
- Oral language of school-aged children born pretermaturely: a population-based analysis from Madeira Island, PortugalPublication . Santos, Maria Emilia; Marques, AnaPremature birth and low birth weight are very important factors in neurodevelopment. Current research in this population focuses on children born prematurely, with no underlying complications in the post-natal period, who are likely to develop specific disorders with their language development and consequently with their learning capabilities too. This study aims to analyse the oral language skills of prematurely born children in comparison to their school-aged peers. The children were assessed in the respective schools, 27 preterm children (16 under 32 weeks and 11 with 32 or more weeks of gestation) and 49 term paired by gender, age, and school year. Tests including simple and complex structures for assessing semantics, morphosyntax, and phonology were used, as well as a test of verbal memory. Preterm born children, regardless of their prematurity grade, showed significantly lower results than their peers, and more than a half of them, 52%, presented low scores in all language tests simultaneously, showing an important language deficit. In contrast, in the term born children group only 14% showed low scores simultaneously in all tests. Verbal memory ability proved to be lower than that of their term peers, regardless of the gestational age and birth weight of preterm children. As a result of this analysis we consider that the evaluation of the linguistic development of these children, even in cases of moderate to late prematurity, should be monitored in order to identify earlier the existence of deficits and prevent psychosocial and learning problems.
- Oral language of school-aged children born pretermaturely: a population-based analysis from Madeira Island, PortugalPublication . Marques, Ana; Santos, M. E.Premature birth and low birth weight are very important factors in neurodevelopment. Current research in this population focuses on children born prematurely, with no underlying complications in the post-natal period, who are likely to develop specific disorders with their language development and consequently with their learning capabilities too. This study aims to analyse the oral language skills of prematurely born children in comparison to their school-aged peers. The children were assessed in the respective schools, 27 preterm children (16 under 32 weeks and 11 with 32 or more weeks of gestation) and 49 term paired by gender, age, and school year. Tests including simple and complex structures for assessing semantics, morphosyntax, and phonology were used, as well as a test of verbal memory. Preterm born children, regardless of their prematurity grade, showed significantly lower results than their peers, and more than a half of them, 52%, presented low scores in all language tests simultaneously, showing an important language deficit. In contrast, in the term born children group only 14% showed low scores simultaneously in all tests. Verbal memory ability proved to be lower than that of their term peers, regardless of the gestational age and birth weight of preterm children. As a result of this analysis we consider that the evaluation of the linguistic development of these children, even in cases of moderate to late prematurity, should be monitored in order to identify earlier the existence of deficits and prevent psychosocial and learning problems.
- Perceção do cidadão acerca do enfermeiro de família, que evidência científica?Publication . Ferreira, Manuela; Figueiredo, Maria; Gomes, Tatiana; Marques, Ana; Lopes, Ana
- Vulvar lichen sclerosus in a prepubertal girlPublication . Rodrigues, Alexandra; Cabral, António Jorge; Faria, Anabela; Marques, Ana