Browsing by Author "Mano, Margarida"
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- Modelo de Governação e Desempenho Organizacional das Instituições de Ensino Superior – caso de estudoPublication . Lourenço, Rodrigo Teixeira; Mano, Margarida; Pires, A.M.R.A crescente preocupação com a melhoria da qualidade, os atuais constrangimentos financeiros e o aumento dos níveis de competitividade, têm colocado o Desempenho Organizacional (DO) como uma das questões mais determinantes na atual governação das Instituições de Ensino Superior (IES), nomeadamente no que se refere à definição, implementação e supervisão das suas orientações estratégicas. O modelo de governação das IES em Portugal, instituído pelo Regime Jurídico das IES de 2007 (Lei n.º 62 2007) conferiu aos Conselhos Gerais (CG) um papel altamente relevante na supervisão da atividade desenvolvida e uma responsabilidade acrescida na definição dos destinos destas instituições. Tendo em conta a relevância do órgão e a particularidade de ter uma constituição heterogénea, que engloba elementos internos, estudantes e elementos externos, coloca-se a questão de saber de que forma os CG têm contribuído para a problemática do DO das IES. O presente artigo pretende contribuir para a reflexão em torno desta questão, através da apresentação de resultados preliminares de um inquérito realizado a atuais e antigos membros dos CG. Do estudo resulta uma caraterização da perspetiva dos CG das IES Públicas relativamente ao significado do desempenho e as suas diferentes dimensões, tendo em conta as diferentes tipologias de instituições, as diferentes tipologias de conselheiros e a frequência da análise do desempenho efetuada pelos CG. A análise levada a cabo permitiu concluir que o conceito de DO de uma IES carece ainda de aprofundamento.
- Os Stakeholders e as Instituições de Ensino SuperiorPublication . Lourenço, Rodrigo Teixeira; Mano, MargaridaA teoria dos stakeholders, influente teoria de gestão em termos empresariais e das organizações em geral, tem como um dos principais marcos a publicação em 1984 da obra Strategic Management: A stakeholder approach de Edwar Freeman. O seu paradigma essencial baseia-se na ideia de que não é suficiente ter uma abordagem interna para se compreender os padrões de eficiência e de eficácia de uma organização, sendo necessário combinar essa abordagem com uma abordagens externa, nomeadamente em relação àqueles a quem as organizações procuram satisfazer necessidades, naturalmente os clientes, mas de uma forma mais abrangente todos, pessoas ou organizações, que têm um interesse especifico e com os quais uma organização interage permanentemente. No âmbito das Instituições de Ensino Superior Públicas Portuguesas (IESPP), a massificação, as novas perspetivas sobre o ensino e a globalização, enquanto tendências de contexto nas décadas mais recentes, têm pressionado a uma maior abertura da sua atividade à sociedade e a todos os que as rodeiam. No mesmo sentido, as novas exigências da administração e a lógica concorrencial de mercado, têm intensificado ainda mais a necessidade de as IESPP conhecerem e irem ao encontro das necessidades efetivas das suas partes interessadas. Também, no quadro do atual modelo de governação das IESPP, a identificação das diferentes partes interessadas e a capacidade de satisfação das suas necessidades passou a ser um requisito essencial de desempenho organizacional. O presente artigo tem assim como objetivo contribuir para o conceptualização teórica do conceito dos stakeholders associados às Instituições de Ensino Superior, apoiada na revisão da literatura e ilustrado num estudo empírico efetuado junto de membros dos Conselhos Gerais das IESPP.
- The role of general councils in the supervision of the organizational performance of higher education IistitutionsPublication . Lourenço, Rodrigues; Mano, MargaridaHigher Education Institutions (HEI), and other levels of Education, face important challenges. One of the most relevant one is the ability to adapt to a society that is changing over time, whilst guarantying levels of training that do not merely react to such changes. Thus, interacting with society, particularly with surrounding communities and key stakeholders, has become an essential requirement for the sustainability of these institutions. One of the formal mechanisms implemented in European educational institutions has been the design of organizational structures that include a top governance body sharing its constitution with both internal members, students and external members. Such frame holds the core mission of involving communities in the governance of educational institutions, assuming, both strategic decision-making functions, with the approval of the institutions’ strategic plans, and a supervision function, approved by activity reports. It also plays an essential role in the life of institutions by holding the responsibility of electing its top executives. In Portugal, it has been almost a decade since the publication of RJIES, the legal framework of Higher Education, such bodies being designated by General Councils. Thus, one may highlight that there has been a better understanding of the operative process of these bodies, as well as their added value to the education system. It has also been possible to analyse the extent to which their core mission has been fulfilled and to understand its growing relevance, particularly regarding the autonomy of institutions. This article aims to contribute to this theme by presenting the results of a study on the role of these bodies in the governance of Public Portuguese HEI, with a special focus on the supervisory competence of organizational performance. Through questionnaires made to board members and interviews with chairpersons of the bodies and top managers of the institutions, it was possible to conclude that there is a high concern with the connections to the external environment. However, regarding organizational performance and the role of the Council as a supervisor of that performance, the activity of the bodies has fallen short of what would be expected. Several reasons may be identified. It is important to emphasize the importance of the profile of the external members and the relationship between the organ’s standard functioning and the election of the head of the institution.