Browsing by Author "Lopes, David"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em jovens de desporto escolarPublication . Lopes, David; Rodrigues, PaulaO presente documento é pessoal e intransmissível e contém o relato refletido da caminhada realizada por um estudante-estagiário ao longo de um ano letivo de prática de ensino supervisionada. Este trabalho foi realizado no âmbito do mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Nele serão analisados crítica e detalhadamente as quatro áreas compõem o estágio pedagógico: Área I – Profissional, Social e Ética; Área II – Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem; Área III – Participação na Escola e Relação com a Comunidade; Área IV – Desenvolvimento Profissional. No seguimento desta área, o presente estudo foca-se em analisar o efeito de um programa de intervenção na coordenação óculo-pedal em praticantes de futsal de Desporto Escolar e não praticantes. A amostra foi constituída por 20 alunos, do sexo masculino, de uma escola do concelho de Santa Maria da Feira, 12 alunos praticantes de futsal do Desporto Escolar (2 grupos experimentais: 1 grupo DE e 2 grupo DE+FED) e 8 alunos não praticantes (grupo controlo), com idades compreendidas entre os 16 e os 17 anos (16,35 ± 0,49 anos) de uma Escola Básica da região de Santa Maria da Feira. O instrumento utilizado foi um protocolo de coordenação óculo-pedal desenvolvido por Rebelo-Gonçalves et al. (2020), adaptado do eye-hand coordination test (Faber et al, 2014). Os resultados do teste de Kruskal-Wallis revelou que os grupos diferiram estatisticamente entre si. Em ambas as sessões (1ª e 7ª), com ambas as bolas, foi observado um desempenho mais elevado no grupo experimental DE + FED, como se seria expectável devido à experiência na modalidade. Conclui-se que a execução do protocolo resultou em melhorias estatisticamente significativas, por consequente um aumento da capacidade coordenativa óculo-pedal com a bola de futsal.
- MAPEAMENTO DA CULTURA DE APRENDIZAGEM DOS GESTORES EM UMA EMPRESA DO RAMO DE FERTILIZANTESPublication . Lopes, David; Sadoyama, Adriana; Sadoyama, GeraldoPropôs-se a mapear a cultura de aprendizagem com ênfase nas práticas institucionais com foco nos valores e práticas organizacionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, para a qual foram aplicados os instrumentos QCAO e IBACO, aplicados a 177 líderes de uma organização do ramo de fertilizantes nos estados de Minas Gerais e Goiás, Brasil. Para o processamento dos dados utilizou-se o software SPSS. O mapa da cultura de aprendizado destes líderes mostra um equilíbrio/proximidade, indicando que estes líderes percebem que contribuem com o aprendizado da organização de forma frequente. Quanto ao mapa de cultura organizacional, os líderes da organização apresentam práticas voltadas para a integração externa, com foco no planejamento de estratégias que atendem os stakeholders, principalmente, os clientes externos.