Browsing by Author "Henriques, Patrícia"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- INFLUÊNCIAS DO CONTEXTO SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FUTURO DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVASPublication . Henriques, Patrícia; Oliveira, Danielle; Bragato, Aline; Santos, ÁlvaroConsiderando o alto número de adolescentes que cumprem alguma medida socioeducativa e o planejamento do futuro como um fator de proteção importante, o estudo busca compreender as perspectivas de futuro de adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e de que maneiras o contexto social pode influenciar este processo. Foram realizadas entrevistas com 12 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa e as respostas foram analisadas através do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para o quanto o futuro é influenciado pelas condições socioeconômicas e culturais, indicando a necessidade de que sejam pensadas políticas públicas mais eficientes no que diz respeito à oferta de oportunidades, assim como melhores condições sociais para o desenvolvimento do processo de adolescer para essa população.
- O Trabalho de Projeto no 1º CEB: “História de Portugal” contada por criançasPublication . Henriques, Patrícia; Gerardo, MariaA sociedade em que estamos inseridos tem sofrido as mais diversas transformações colocando novos desafios aos cidadãos a nível da sua participação responsável na tomada de decisões e na resolução de problemas que nos afetam a todos. Assim, erguem-se novos desafios também nas escolas que têm o dever de criar oportunidades para que as crianças sejam envolvidas em tomadas de decisões, participando de forma ativa na construção dos seus próprios conhecimentos. Com efeito, o objeto de estudo deste Relatório Final teve como ponto de partida a Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu numa instituição de regime privado, na área da grande Lisboa, e de onde proveio o meu interesse e curiosidade em relação ao seu modelo pedagógico “Ensinar é Investigar”, mais concretamente, a um dos principais instrumentos deste modelo, o Metodologia de Trabalho de Projeto. Para poder desenvolver este estudo tive um tempo de observação que me levou à abordagem deste tema podendo observar como o mesmo influencia o ambiente educativo e a dinâmica de sala de aula, e um período em que tive oportunidade de implementar um projeto com os alunos e evidenciar as vantagens de uma aprendizagem ativa. Com o resultado deste estudo posso concluir que o Trabalho de Projeto é, de facto, uma estratégia promotora do desenvolvimento pessoal e social das crianças. As crianças são envolvidas na construção do seu próprio conhecimento através de uma participação ativa, o que leva a uma maior motivação e interesse das mesmas pelas suas aprendizagens, ao mesmo tempo que desenvolve as suas capacidades, atitudes e valores essenciais para a vida numa sociedade democrática.
