Browsing by Author "Figueiredo, Maria"
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- Aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar a uma família: estudo de casoPublication . Corte, Agostinha; Marques, Ermelinda; Carrondo, Ezequiel; Figueiredo, Maria
- Aplicação do modelo dinâmico de avaliação e intervenção familiar aos cuidados continuadosPublication . Pinho, Joana; Viseu, Inês; Carvalho, Dayane; Sousa, Sara; Figueiredo, Maria; Vilar, Ana IsabelEnquadramento:oModelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) reporta-se à relação entre os elementos da família que evoluem numa interação recíproca (Figueiredo, 2012). Dinâmico e flexível, permite a mobilização dos seus componentes nos diversos níveis de atuação do enfermeiro. Objetivos:identificar diagnósticos e intervenções dirigidas à família, no sentido de obter ganhos em saúde para a pessoa, tendo a família como parceira de cuidados. Metodologia:estudo de caso, em contexto de cuidados continuados, sendo o MDAIF o referencial teórico e operativo. Para a colheita de dados recorreu-se à análise documental dos registos do processo clínico e entrevistas à pessoa em situação de internamento, filha e genro. Foram considerados todos os princípios éticos. Resultados:identificou-se como diagnóstico que requereu intervenção: Processo Familiar Disfuncional, manifestado por Comunicação Familiar Não Eficaz, no âmbito da Comunicação Emocional. Recorreu-se à técnica de intervenção familiar sistémica –abordagens narrativas enquanto ação que concretiza a intervenção “Promover a comunicação expressiva das emoções”. A construção de uma nova narrativa transformou a desmotivação para a reabilitação num aumento da potencialidade de adesão, verificando-se evolução na dependência de grau moderado para leve. Conclusão:oMDAIF pode ser aplicado tendo como alvo a pessoa e a família como contexto.
- Aplicação do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar na prática clínica de uma família na transição para a parentalidade:Publication . Ribeiro, Diliana; Melo, Ana; Choupina, Ana Rita; Pinto, Michele; Figueiredo, MariaPara uma tomada de decisão clínica fundamentada em pressupostos e princípios que regem a Enfermagem, enquanto ciência e profissão, é necessária uma avaliação e intervenção familiar alicerçada num referencial teórico de Enfermagem de Saúde Familiar. Pretendeu-se, assim, descrever a experiência da utilização do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar (MDAIF) na prestação de cuidados a uma família na transição para a parentalidade. Foram desenvolvidas quatro consultas de enfermagem, possibilitando a colheita de dados, formulação diagnóstica, realização de intervenção e identificação dos ganhos em saúde para a família em estudo. Os dados obtidos foram documentados no sistema de informação em uso na unidade funcional dos Cuidados de Saúde Primários. A análise dos dados foi realizada tendo em conta a informação produzida, as especificidades da família, bem como os critérios e princípios definidos na matriz operativa do referencial teórico utilizado. Após a análise dos dados recolhidos de acordo com as áreas de atenção do MDAIF do sistema familiar conclui-se que se trata de uma família nuclear, de classe média alta. Apresenta conhecimento sobre papel parental não demonstrado. Foram identificados os seguintes diagnósticos de enfermagem que requerem intervenção: Papel Parental não demonstrado face aos conhecimentos sobre vacinação, desenvolvimento psicomotor da criança e ao choro da criança. As intervenções tiveram em consideração as necessidades em cuidados tendo por base as forças, recursos e competências da família. O MDAIF comprovou ser um instrumento muito profícuo para a avaliação e intervenção familiar, possibilitando a potencialização dos recursos da família alcançando ganhos em saúde familiar.
- Aprendizagem do cuidar a família na comunidade: Usabilidade do Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção FamiliarPublication . Figueiredo, Maria; Madeira, Ana; Reis, Alcinda; Santos, Maria; Santiago, Maria; Ferreira, Maria; Dias, HéliaResumo Enquadramento: O Modelo Dinâmico de Avaliação e Intervenção Familiar é mobilizado no processo de ensino aprendizagem dos estudantes da licenciatura em enfermagem, como orientador no processo de cuidados às famílias na comunidade. Objetivo: Analisar as dimensões valorizadas pelos estudantes do curso de licenciatura em enfermagem, no desenvolvimento de competências na avaliação e intervenção familiar. Metodologia: Estudo exploratório-descritivo com 350 estudantes da licenciatura em Enfermagem. Uso de formulário para identificar aspetos valorizados na utilização do modelo referencial teórico e operativo em ensino clínico. Análise de conteúdo com categorização a priori e a posteriori. Cumpridos os pressupostos éticos. Resultados: Identificam-se cinco dimensões: Clareza (mais valorizada); Simplicidade; Generalidade; Consequências deriváveis (frequência de nomeação intermédia) e Precisão empírica (menos valorizada). Emerge interligação entre etapas do processo de cuidados e modelo como instrumento de mudança e referencial na tomada de decisão no contexto clínico. Conclusão: As dimensões confirmam a importância atribuída pelos estudantes à estrutura e sentido na aprendizagem dos cuidados à família sendo preditivas da aprendizagem integrada, entre teoria e prática em enfermagem.
- Atitudes dos enfermeiros face à família: validação da escala Families’ Importance in Nursing Care - Nurses AttitudesPublication . Oliveira, Palmira; Fernandes, Ilda; Vilar, Ana Isabel; Figueiredo, Maria; Reis Santos, Margarida; Martinho, Júlia; Barbieri-Figueiredo, MC; Andrade, Luísa; Carvalho, José Carlos; Martins, MMAs atitudes que os enfermeiros adotam em relação à família condicionam o processo de cuidar. Nosso propósito com este estudo foi nesse senti do: dispor de um instrumento que nos permitisse conhecer esta variável. Assim, nossa proposta foi efetuar a adaptação transcultural e avaliar as propriedades psicométricas da versão portuguesa do instrumento Families’ Importance in Nursing Care – Nurses Atitudes (FINC-NA), que visa avaliar as atitudes dos enfermeiros acerca da importância de envolver a família nos cuidados de enfermagem. Foi seguido o método preconizado pela literatura. A amostra foi consti tuída por 136 enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários. Os resultados obti dos nos testes de confi abilidade revelam uma boa consistência interna para o total dos itens (Alpha de Cronbach = 0,87). O estudo psicométrico permite- -nos afi rmar que a versão em português da FINC-NA, que denominamos A importância das famílias nos cuidados de enfermagem – ati tudes dos enfermeiros (IFCE-AE), é um instrumento fi dedigno e válido.
- Auto-perceção da competência dos enfermeiros na avaliação e intervenção familiar nas etapas do processo de enfermagem.Publication . Figueiredo, Maria; Oliveira, Palmira; Lebreiro, Marlene; Guedes, Virgínia; Amaral, Mireille; Charepe, Zaida; Querido, Ana; Pinto, Tiago; Ferré Grau, Carme
- Avaliação do nível de empoderamento comunitário de um ACeS para a vigilância epidemiológica dos diagnósticos de enfermagemPublication . Melo, Pedro; Bastos, Joana; Rodrigues, João; Maciel, Cândida; Pinto, Dulce; Figueiredo, Maria; Pinto, Carlos; Freitas, Cláudia Teles de
- Avaliação e intervenção familiar : reflexos do processo formativo sobre o MDAIF nas práticas dos enfermeiros de cuidados de saúde primáriosPublication . Oliveira, Palmira; Figueiredo, Maria; Apóstolo, João; Leite, Carlinda
- Avaliação familiar: do Modelo Calgary de avaliação da família aos focos da prática de enfermagemPublication . Figueiredo, Maria; Martins, MMA enfermagem de família constitui-se como uma área específica no contexto geral da enfermagem que dá ênfase às interações dos elementos da família, numa perspectiva sistémica dos cuidados. A intervenção de enfermagem requer a utilização de modelos que permitam a concepção de cuidados orientados para a coleta de dados e para o planejamento das intervenções. Nesta perspectiva, o Modelo de Calgary de Avaliação da Família (MCAF) permite compreender a família na sua multidimensionalidade. O estudo teve como objectivo identificar as áreas de atenção de enfermagem no âmbito da saúde familiar. Utilizando a metodologia de investigação-ação, a amostra foi constituída pelos enfermeiros de um centro de saúde da Zona Norte de Portugal, utilizando-se a técnica de debates em grupos. Dos resultados emergiu a reconstrução do Modelo de Cuidados através da articulação dos focos da prática descritos na Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem com os conceitos do MCAF. Neste modelo, em conjunto foram especificadas categorias avaliativas que permitiram definir as áreas de atenção no contexto da Enfermagem de Família. Os dados nos permitem inferir que os aspectos que influenciam os estados de saúde que determinam os cuidados de enfermagem referem o conhecimento de enfermagem.
- Carga de trabalho de enfermagem na consulta à pessoa com diabetes mellitus: estudo preliminarPublication . Dantas, Maria Jacinta; Figueiredo, Maria; Cruz, Mariana; Barbosa, Mónica; Lebreiro, MarleneIntroduction and objectives: Evaluating the activities developed in the consultation and determining the associated workload becomes relevant insofar as it influences safety and the quality of care. The purpose of this study was to identify the assistance and non-assistance activities carried out within the scope of the consultation; determine the execution time of the performed activities and set the average time of the consultation. Methodology: An exploratory descriptive study of quantitative nature was carried out. 16 primary health care nurses of 3 health units participated in the study. The instrument evaluates three dimensions: sociodemographic characterization of the clients, nursing and non-care nursing activity that integrates the previously defined categories and actions and socio-professional characterization of the nurse. The study was carried out between February and May 2018. Data was processed using SPSS25®. Results and discussion: 103 nursing consultations were performed. It was identified that the most accomplished assistance activities belonged to the evaluation and health education categories. The documented non-care activities were the reception of the patient; infection control procedures and documentation of the provided care. The mean time of consultation was 24 minutes, the maximum time was 76,6m and the minimum time was 7, 91 m. Conclusion: Identifying what activities were carried out and determining the associated workload allows us to know what work is being done and its implications in the provided care.