Browsing by Author "Ferreira, Tiago"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estética em Medicina Dentária a propósito de um caso clínicoPublication . Ferreira, Tiago; Laranjeira, Nuno; Alves, Ricardo
- A gestão do ciclo de vida dos sistemas e equipamentos militaresPublication . Ferreira, Tiago; Ferreira, Jorge; Faro, Miguel; Azevedo, SusiEste trabalho de investigação tem como objeto de estudo o ciclo de vida dos sistemas e equipamentos militares. Tendo como referência o modelo de gestão do ciclo de vida da Organização do Tratado do Atlântico Norte, procuramos analisar a doutrina e prática atualmente existente no Exército Português, com o objetivo de identificar os contributos necessários para a futura implementação de um modelo de gestão de ciclo de vida, apenas ao nível dos sistemas de armas, otimizado e que permita uma aplicação de forma eficiente e eficaz. Através da análise documental e de entrevistas, a entidades intervenientes na gestão dos sistemas de armas do Exército foi possível identificar diversas limitações no modelo utilizado na atualidade e a necessidade de haver uma consciencialização para a implementação de um procedimento de gestão padronizado e adaptado, de modo a se rentabilizarem os recursos de pessoal, logísticos e financeiros. Decorrente da investigação realizada, propomos então que a centralização da gestão do ciclo de vida dos sistemas de armas seja realizada ao nível do Estado - Maior do Exército, sendo esta a entidade responsável pelo seu planeamento, coordenação e supervisão, havendo ao longo do processo diversas outras entidades do Exército, como o Comando das Forças Terrestres, Comando da Logística e Comando do Pessoal, que serão as responsáveis pela execução de cada fase do ciclo de vida. Abstract: The purpose of this work research is to study the life cycle of military systems and equipment. Based on the North Atlantic Treaty Organization lifecycle management model, we analyse the current doctrine and practice in the Portuguese Army, in order to identify the necessary contributions for the future implementation of a life-cycle management model for weapon systems, optimized, allowing to be used efficiently and effectively. Through documentary analysis and interviews with involved entities in the management of the Portuguese Army's weapons systems, we have been able to identify several limitations in the current used model and the need for the implementation of a general mind set focused on the importance of standardized and adapted management procedures, using personnel, logistical and financial resources efficiently. As a result of this investigation, we propose that the centralization of the life cycle management should be in the Army Staff organ, having of course, several other entities playing a key role in the life cycle process.
- As posições defensivas aliadas na Flandres na 1ª Guerra Mundial – As Operações de Infantaria, de Artilharia e as Unidades de MetralhadorasPublication . Ferreira, TiagoA Grande Guerra, tida por muitos como um rito da passagem do velho para o novo mundo industrial , foi um acontecimento que marcou indelevelmente a “jovem” República portuguesa. Perante a eminente beligerância, a sociedade portuguesa encontrava-se dividida entre adeptos duma intervenção na Europa e dos que defendiam unicamente uma participação em África. Foi perante este cenário que, em Janeiro de 1917, dando cumprimento ao apelo da Velha Aliança, Portugal enviou para a Flandres francesa um Corpo Expedicionário. Deste modo, em virtude da deficiente capacidade militar portuguesa, sentiu-se a necessidade de padronizar procedimentos adoptando os moldes britânicos, quer ao nível do equipamento e armamento, quer ao nível doutrinário. As tropas portuguesas chegadas a França e após um breve período de instrução complementar, entraram em sector em Julho de 1917, com uma Divisão, ainda sob Comando britânico, assumindo finalmente, em Novembro de 1917, a responsabilidade de todo o sector português enquanto Corpo de Exército, a duas Divisões. O período que decorreu até Abril de 1918 ficou particularmente marcado por um progressivo depauperamento físico e moral das tropas decorrente das adversidades sentidas no dia-a-dia na frente de combate, ao ponto de conduzir à sua rendição por efectivos ingleses. Substituição que não chegou a ter lugar em virtude da batalha de La Lys a 9 de Abril de 1918, que esteve na origem da desagregação do Corpo Expedicionário. Em síntese, neste trabalho são analisados, à luz da doutrina vigente na época, alguns pormenores relacionados com o emprego táctico das Unidades de infantaria, artilharia e de metralhadoras pesadas verificando se os aspectos registados na prática foram de acordo os modelos preconizados ou motivados por alguma dificuldade logística ou operacional.
- O Projeto Alcora e a Guerra de África (1961 - 1974)Publication . Ferreira, TiagoO Trabalho de Investigação Aplicada que se apresenta tem como tema: “O Projecto Alcora e a Guerra de África (1961 – 1974) ” e tem como objectivo identificar os objectivos iniciais estabelecidos pela aliança assinada entre Portugal, República da África do Sul e Rodésia. Durante a Guerra Colonial em que Portugal se envolveu entre 1961 e 1974, o nosso país nem sempre teve, por parte dos tradicionais aliados ocidentais, o apoio que desejou. Para contornar este problema, ao longo daquele período, foi estabelecendo um sistema de alianças que culminaram numa aproximação à República da África do Sul e à Rodésia: os dois últimos países com governos brancos na África Austral. A cooperação com estes dois países evoluiu tão favoravelmente que no início da década de setenta foram assinados uma série de acordos que ficaram designados como Projecto Alcora, ou Exercício Alcora conforme consta nos documentos oficiais. Este trabalho divide-se em duas partes fundamentais. Nos dois primeiros capítulos é analisado o apoio dos tradicionais aliados ocidentais do nosso país durante a guerra: os Estados Unidos da América, a Inglaterra, a França e a República Federal da Alemanha e; o apoio da República da África do Sul e da Rodésia. Nos dois últimos capítulos é analisada a proposta sul-africana para um plano de defesa para a África Austral, considerado como sendo a génese do Exercício Alcora e; o acordo de base do Exercício estabelecido entre os três países. A metodologia utilizada assenta na análise documental e na análise bibliográfica. Conclui-se que o Exercício Alcora funcionou na parte inicial, aquela que é analisada neste trabalho, como uma aliança essencialmente militar que englobava todos os campos de actuação das Forças Armadas dos três países. Tinha em vista a estabilização da situação militar nos países visados, especialmente nos territórios de Angola e Moçambique, estando previsto abranger outros campos de actuação de âmbito civil, com o objectivo de manter os governos brancos da África Austral.
- Reabilitação cardíaca na pessoa submetida a cirurgia cardíaca – uma scoping reviewPublication . Ferreira, TiagoEnquadramento: A cirurgia cardíaca é um procedimento complexo que influencia a capacidade funcional e qualidade de vida dos doentes, para além do risco de complicações pós-operatórias associadas. A reabilitação cardíaca é fulcral para a evicção de complicações, recuperação da funcionalidade prévia, melhoria da qualidade de vida e diminuição do número de reinternamentos em doentes submetidos a cirurgia cardíaca. Ainda assim, a sua estruturação na fase 1, em cirurgia cardíaca, é escassa e diminuta o que torna difícil de elaborar um plano de intervenção sistematizado e baseado na evidência científica. Objetivo: Mapear a evidência científica existente acerca das intervenções/componentes da fase 1 da reabilitação cardíaca, na pessoa submetida a cirurgia cardíaca. Metodologia: Scoping Review, seguindo as orientações do Joanna Briggs Institute. Resultados: Dos 25682 artigos identificados, 51 foram incluídos na revisão. Foram identificadas as seguintes componentes: atividade física, treino de exercício, controlo de fatores de risco cardiovascular, educação e gestão psicossocial. Conclusão: A intervenção na fase 1 de pós cirúrgica cardíaca não tem, na sua maioria, estruturação de programa de reabilitação cardíaca, apenas parte de componentes. As intervenções identificadas fazem parte do core de competências específicas do enfermeiro especialista de reabilitação, sendo fundamental o desenvolvimento da investigação nesta área.
- Relatório Final da Prática de Ensino SupervisionadaPublication . Ferreira, Tiago; Ferreira, CarlosO presente trabalho nasce no âmbito da Unidade Curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário do ISEIT de Viseu, Instituto Piaget. Ainda evidenciar que a sua realização pretender documentar todas as atividades desenvolvidas ao longo da PES, sempre com um caráter crítico e reflexivo, ao longo de todo o processo. Efetivamente existem diversos modelos de ensino, que visam conferir um elevado protagonismo ao aluno, deste modo, destaca-se o Modelo de Educação Desportiva (MED) - Sport Education Model, que advoga a colocação da educação lúdica (play education) num lugar destacado nas orientações curriculares da educação física (Siedentop, 2002). O presente trabalho caraterizará uma experiência de ensino “teaching experiment”, que será aplicada na Escola Secundária de Castro Daire, nomeadamente, numa turma do 9º A, com uma amostra de 22 alunos com idades compreendidas entre os 14 e os 15 anos, em simbiose, também a turma do 12ºA, com uma amostra de 17 alunos com idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Castro Daire durante uma unidade de ensino (época desportiva) na modalidade de Ginástica (Solo e Aparelhos) onde o objetivo é analisar as perceções dos alunos. Assim, durante a execução da unidade de ensino, que contemplará os conteúdos de acordo com o Plano Nacional de Educação Física, bem como os Conteúdos Programáticos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, onde serão utilizadas estratégias de ensino focalizadas no Modelo de Educação Desportiva (MED), e onde se realizarão 5 aulas (9ºA) e 6 aulas (12ºA) que terão a duração de 90 minutos. Deste modo, o estudo tem como foco primordial calcular o impacto que esta unidade de ensino, estruturada segundo o MED, terá relativamente às perceções dos alunos, que consequentemente nos avaliará as aprendizagens e motivações, que estão claramente interligadas. No que diz respeito aos alunos, serão avaliadas as suas perceções para a prática das aulas de Educação Física pre-post (avaliadas no final) relativamente às caraterísticas estruturantes do MED.A técnica de recolha de dados a utilizar será através de questionários, um questionário traduzido e adaptado do Physical Education Season Survey” (Mohr, Townsend, Rairigh, & Mohr, 2003) e o tratamento de dados será na IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Pretende-se assim que este estudo nos possa dar informações que possamos analisar e discutir e dessa forma perceber o impacto provocado por este modelo de ensino nos alunos.
