Browsing by Author "Ferreira, Daniela"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Communicating the Urban Experience through Biosensing: A Participatory ApproachPublication . Paiva, Daniel; Gonçalves, Ana; Ferreira, Daniela; Pedro, Tomás; Portugal, Inês BoavidaAdvances in biosensing technologies have led to the commercialization of novel lightweight wearable devices, which have been praised by urban scholars for offering the possibility to quantify emotions in real-world settings, something that had proven to be very challenging until now. Although many studies mix biosensing with qualitative methods to provide a clearer picture of what physiological data might mean in terms of emotions, there has been little exploration of how people interpret their own biodata. Following calls for greater attention to participation in biosensing studies, this article explores the nuances of the interpretation of biodata by research participants. Drawing on the findings of a study in which participants were invited to reflect on and discuss their own biodata during and after a walk in a high street in Lisbon, we show how exposing participants to biodata creates moments of bounded interference that foster in-depth reflection about the urban experience. With this in mind, we discuss how bounded interference can be a generative driver for more detailed discussions about spatial experiences.
- Leitura em Voz Alta: Perceções e Práticas de Professores de 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Daniela; Esteves, SandrinaA leitura é uma das capacidades mais importantes e determinantes no sucesso pessoal, social e académico do ser humano. Desta forma, para que o aluno alcance uma proficiência sólida no domínio da leitura, é de extrema importância que este contacte com livros, ouça ler em voz alta e leia diariamente. O presente estudo, Leitura em voz alta: perceções e práticas de professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgiu no contexto do projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta, fruto da colaboração entre o ISEC Lisboa, o Plano Nacional de Leitura e o Município do Entroncamento. Com este estudo, analisamos as perceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) relativamente à importância que concedem às práticas de leitura em voz alta em sala de aula, por um lado, e, por outro, procuramos conhecer as práticas que desenvolvem relativamente àquela. Como tal, assumem-se como objetivos: (i) compreender a importância da leitura em voz alta em sala de aula; (ii) conhecer as perceções dos professores a propósito da importância de práticas promotoras de leitura em voz alta em sala de aula; (iii) identificar práticas promotoras de leitura em voz alta em sala de aula. O estudo analisou uma amostra de (N=31) docentes do 1.º CEB das escolas envolvidas no projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta. A opção metodológica adotada para recolha e análise dos dados foi a abordagem geral quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário. Os resultados encontrados indicam que os professores de 1º CEB têm ciente a potencialidade da leitura em voz alta, conferindo-lhe o valor de imprescindível (51,61%), ainda que se verifique pouca diversificação de estratégias em contexto de sala de aula, pois as estratégias mais utilizadas passam em grande medida pela leitura em voz alta pelo professor ou aluno (96,77%).