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- Leitura em Voz Alta: Perceções e Práticas de Professores de 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ferreira, Daniela; Esteves, SandrinaA leitura é uma das capacidades mais importantes e determinantes no sucesso pessoal, social e académico do ser humano. Desta forma, para que o aluno alcance uma proficiência sólida no domínio da leitura, é de extrema importância que este contacte com livros, ouça ler em voz alta e leia diariamente. O presente estudo, Leitura em voz alta: perceções e práticas de professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, surgiu no contexto do projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta, fruto da colaboração entre o ISEC Lisboa, o Plano Nacional de Leitura e o Município do Entroncamento. Com este estudo, analisamos as perceções dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) relativamente à importância que concedem às práticas de leitura em voz alta em sala de aula, por um lado, e, por outro, procuramos conhecer as práticas que desenvolvem relativamente àquela. Como tal, assumem-se como objetivos: (i) compreender a importância da leitura em voz alta em sala de aula; (ii) conhecer as perceções dos professores a propósito da importância de práticas promotoras de leitura em voz alta em sala de aula; (iii) identificar práticas promotoras de leitura em voz alta em sala de aula. O estudo analisou uma amostra de (N=31) docentes do 1.º CEB das escolas envolvidas no projeto Já Sei Ler – Leitura em Voz Alta. A opção metodológica adotada para recolha e análise dos dados foi a abordagem geral quantitativa, com recurso a um inquérito por questionário. Os resultados encontrados indicam que os professores de 1º CEB têm ciente a potencialidade da leitura em voz alta, conferindo-lhe o valor de imprescindível (51,61%), ainda que se verifique pouca diversificação de estratégias em contexto de sala de aula, pois as estratégias mais utilizadas passam em grande medida pela leitura em voz alta pelo professor ou aluno (96,77%).
- Aplicação dos planos estratégicos e dos instrumentos de gestão territorial na cidade de MirandelaPublication . Belchior, Luísa Maria Almeida Torres; Florentino, Rui; Guerreiro, PauloEsta Dissertação tem por objetivo o estudo da evolução urbana da cidade de Mirandela num período temporal perfeitamente balizado entre os anos de 1926 e 2012. Este estudo cientifico agrega a contextualização dos acontecimentos históricos característicos de cada época mas também numa fase posterior a virtualidade versus ocorrência da aplicação dos planos estratégicos de gestão territorial característicos das políticas de ordenamento territorial que vão sem aplicadas a todo o território nacional. Foi objetivo deste estudo científico que a fundamentação do período temporal estivesse marcada pelo início da industrialização do local de estudo como limite mínimo temporal e que o limite máximo coincidisse com o período agudizado da crise no sector imobiliário a partir do qual as alterações urbanas não eram passiveis de registar dada a sua escassa relevância. O interesse pelo tema prendeu-se com o facto de Mirandela ser uma cidade estratégica para todo o nordeste transmontano num contexto de Política de Ordenamento do Território, onde se reconhece o desequilíbrio do território Português e a importância das cidades de média dimensão como forma de contribuir para um maior equilíbrio do sistema da rede urbana nacional. É com esta premissa que surgem os objetivos de estudar a evolução urbana da cidade marcada pelo efeito dos acontecimentos ao longo da história e ainda de verificar a eficácia da implementação das estratégias nacionais de ordenamento do território baseadas no aproveitamento e valorização das dinâmicas regionais como um dos principais impulsos na definição de estratégias e ações a seguir para a diminuição destas assimetrias. Pretende-se entender e apreciar o desenvolvimento da cidade na medida da atribuição que lhe foi dada de centralidade num âmbito supraconcelhio e por isso indispensável na estruturação do sistema urbano da região. A metodologia de investigação adotada foi o estudo de caso único com carácter evolutivo aplicado a Mirandela. Quanto às técnicas de recolha de informação, entendeu-se que se justificava a consulta de bibliografia que contextualizasse as cidades portuguesas, nomeadamente as de dimensão média e ainda as profundas alterações que sofreram em períodos históricos específicos como referentes da radicalidade das mudanças nas formas e nos processos de urbanização. Após este período de aprofundamento científico através de bibliografia adequada, a metodologia de trabalho seguiu um caminho do estudo da própria historicidade no período temporal destacado, através do levantamento de dados demográficos, de instalação Industrial e comercial, de evolução dos serviços públicos e privados, dos planos de obras públicas por época e da apreciação de algumas demandas de cariz social tais como a influência da imigração, da instauração do regime democrático ou da implementação dos planos do Fundo de Fomento a Habitação. No final da dissertação são apresentadas as conclusões sobre os objetivos propostos, com recurso aos estudos realizados e seus resultados. Foram elaboradas cartografias da cidade relativas ao último ano de cada período temporal considerado e a partir destes elementos apresentadas considerações acerca dos objetivos propostos resultantes da conjugação dos factos históricos regionais e nacionais com as mudanças na forma da cidade e na alteração dos processos de urbanização.
- COVID-19 e segurança humanaPublication . Carreiras, Helena; Gomes, Carla Marcelino; Silva, Cristina Rodrigues; Nascimento, Daniela; Bessa, Fernando; Malheiro, Luis; Rodrigues, Francisco Miranda; Saraiva, Maria Francisca; Teles, Patrícia Galvão; Freitas, Raquel; Pires, Rui Pena; Cravo, Teresa AlmeidaA segurança humana é um conceito que nos convoca a pensar as múltiplas dimensões da segurança para além das clássicas formulações assentes na dimensão militar e numa visão estatocentrica do mundo. Questionamos neste IDN Brief a forma como a pandemia veio afetar a segurança humana, sobretudo a dos mais vulneráveis; a adequação dos sistemas de governação ou dos modelos de proteção implicados nas operações de paz; o efeito dos fechamentos nacionais e da travagem da mobilidade internacional sobre as populações e Estados mais frágeis; as contradições geradas entre diferentes direitos humanos; as novas desigualdades e a capacidade das políticas públicas de inclusão
- Lux Lisboa Park: a experiência com Assistente de DireçãoPublication . Fortalezas, Ana Carolina Nepomuceno; Marques, GabrielaO presente relatório foi redigido no âmbito da unidade curricular de Dissertação/Projeto Final/Estágio, lecionada no 3º Semestre do Mestrado em Gestão do Turismo e Hotelaria, na Universidade Europeia. De forma genérica, o estágio teve como objetivo aplicar os conhecimentos adquiridos nas várias unidades curriculares lecionadas durante o Mestrado, em contexto real de trabalho, permitindo aprofundar esses mesmos conhecimentos e complementá-los com tantos outros conseguidos através desta experiência. O referido estágio decorreu na Direção do Hotel Lux Lisboa Park. A escolha deste hotel, como entidade recetora, assentou na minha vontade de vivenciar a experiência proporcionada por um hotel de pequena dimensão – quando comparado com hotéis em que tive a oportunidade de estagiar anteriormente – recente e pertencente a um grupo português. Um hotel de pequena dimensão e de gestão maioritariamente familiar apresenta características muito diferentes no que diz respeito ao trato com clientes e colaboradores e ao modo como são levados a cabo os vários processos da atividade diária. A opção por um grupo de origem nacional, recai sobretudo pelo interesse em compreender a forma como os gestores nacionais encaram a hotelaria em Portugal – cuja evolução assistiu a um crescimento excecional nos últimos anos e a tendência é para que assim continue. Constituiu ainda um fator decisivo o facto de o hotel ser recente (cerca de 5 anos) e a equipa bastante jovem, apresentando mecanismos e ideias inovadoras, configurando isso uma mais valia no posicionamento do hotel. Com início a 01 de outubro de 2019 e término no dia 31 de dezembro de 2019, este estágio compreendeu um total de 480 horas, distribuídas simetricamente durante a semana (9h-18h), com folga aos fins de semana e feriados, e 1 hora de pausa para almoço. O horário foi estipulado à semelhança do horário da Diretora do Hotel, uma vez que o meu trabalho estava inteiramente relacionado com o seu. O presente relatório é composto por seis capítulos, dispostos da seguinte forma: 1. Apresentação da Empresa, 2. Descrição das Atividades Desenvolvidas, 3. Integração do Estágio no Plano de Curso, 4. Análise Estratégica, 5. Proposta de Valor e 6. Conclusão.
- Impact of COVID-19 on Pediatric Asthma: Practice Adjustments and Disease BurdenPublication . Papadopoulos, NG; Custovic, A; Deschildre, A; Mathioudakis, AG; Phipatanakul, W; Wong, G; Xepapadaki, P; Agache, I; Bacharier, L; Bonini, M; Castro-Rodriguez, JA; Chen, Z; Craig, T; Ducharme, FM; El-Sayed, ZA; Feleszko, W; Fiocci, A; Garcia-Marcos, L; Gern, James E; Goh, Anne; Gómez, RM; Hamelmann, EH; Hedlin, G; Hossny, EM; Jartti, T; Kalayci, O; Kaplan, A; Konradsen, J; Kuna, P; Lau, S; Le Souef, P; Lemanske, RF; Mäkelä, MJ; Morais-Almeida, M; Murray, C; Nagaraju, K; Namazova-Baranova, L; Garcia, AN; Yusuf, OM; Pitrez, PC; Pohunek, P; Pozo Beltrán, CF; Roberts, GC; Valiulis, A; Zar, HJIt is unclear whether asthma may affect susceptibility or severity of coronavirus disease 2019 (COVID-19) in children and how pediatric asthma services worldwide have responded to the pandemic.