Browsing by Author "Ferreira, Ana Paula"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Dotações seguras: conceções dos enfermeiros de cuidados de saúde primáriosPublication . Dantas, Maria Jacinta; Figueiredo, Maria; Ferreira, Ana Paula; Querido, Ana; Charepe, Zaida
- Nursing workload: Context and measurement instruments - an integrative reviewPublication . Dantas, Maria Jacinta; Figueiredo, Maria; Ferreira, Ana Paula; Ferreira, Manuela; Lebreiro, Marlene; Guedes, Virgínia
- Safe staffing: Conceptions of primary health care nursesPublication . Dantas, Maria Jacinta; Figueiredo, Maria; Ferreira, Ana Paula; Querido, Ana Isabel; Charepe, Zaida BorgesAIM. To know the conceptions that nurses, from Primary Health Care clinical practice, have of Safe Nurse Staffing. Safe Sta$ng is related to safe, high quality, high complexity care, in a variety of contexts. It is well established that safe nurse staffing and the quality of the practice environment are directly associated with client satisfaction, quality and safety of care, and nursing care-sensitive outcomes2. METHODS. A descriptive exploratory study of a qualitative nature was carried out, using a questionnaire with open-ended questions. An intentional sample consisting of twenty five nurses was selected. The technique of content analysis7 was used for data analysis and treatment. RESULTS. Seven categories were identified (and respective subcategories): Safety of Care; Workload; Training and Professional Development; Quality of Care; Client Characteristics; Organizational Environment; Outcomes. These results allow stating that the nurses interviewed conceive the concept of Safe Staffing, on their work context, in accordance with the dimensions described by Aiken and collaborators1,2,3. CONCLUSION. Nurses’ conceptions of Safe Staffing integrate fundamental aspects associated with this concept, and may influence the strategies developed within the scope of clinical governance.
- Supervisão clínica de estudantes de enfermagem em estruturas residenciais para pessoas idosas: uma revisão integrativa da literaturaPublication . Peixoto, Sofia; Ferreira, Ana Paula; Dias, Andreia; Santos, Margarida Reisntrodução:O envelhecimento demográfico mundial determinará um número crescente de pessoas com necessidades de cuidados de longa duração, em particular nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas. É difícil atrair e reter enfermeiros qualificados para estes contextos. Importa os enfermeiros supervisores deterem competências em enfermagem gerontogeriátrica, com o intuito de serem uma influência positiva para os estudantes de enfermagem.Objetivo: Analisar os fatores que influenciam as práticas de supervisão de estudantes de enfermagem, em ensino clínico, em lares de idosos, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade das práticas de supervisão nestes ambientes.Métodos:Revisão integrativa da literatura, realizada no agregador de conteúdos da Biblioteca Virtual da Escola Superior de Enfermagem do Porto e na base de dados Trip Medical Database, numa estratégia temporal entre 2014 e outubro de 2021. Os dados foram extraídos com auxílio de uma tabela, realizando-se uma análise crítica do conteúdo. Resultados:Dos 53 artigos identificados, foram incluídos nesta revisão 9 estudos. Da síntese dos dados, emergiram os seguintes fatores: as características do estudante, o contexto ensino-aprendizagem, a relação supervisiva e o planeamento do ensino clínico.Conclusão:Importa maximizar as experiências de aprendizagem nestes contextos, pelo reconhecido potencial destes ambientes na formação inicial dos estudantes, com vista a atrair pessoal qualificado para este sector.
- The effect of La in PdCe-zeolite catalysts for NOx-SCR with CH4Publication . Tlałka, Ilona; Ferreira, Ana Paula; Mendes, Acácio Nobre; Capela, Sandra; Henriques, Carlos; Costa, Patrick Da; Motak, Monika; Grzybek, Teresa; Ribeiro, M. Filipa
- Trabalho Livre nº 27 - Muito Mais que uma Ferida!Fragmentos de uma História de VidaPublication . Ferreira, Ana Paula; Queirós, Teresa Matos; Matos, Joana RitaOs contextos de prestação de cuidados têm evoluído ao longo dos tempos, procurando responder às necessidades e desafios constantes. Globalmente, podemos afirmar que estão mais centrados no utilizador (doente/utente/cliente), o que se traduz em modelos mais dinâmicos de prestação de cuidados e assistência clínica.
- Trabalho Livre nº 28 - É preciso ferir para mudar?Publication . Ferreira, Ana Paula; Queirós, Teresa Matos; Matos, Joana Rita; Magalhães, Ana LuísaAs cirurgias da face são particularmente marcantes pelo impacto que podem ter na autoimagem e na vida de relação. A perda de um globo ocular quer por enucleação quer devido a evisceração tem um importante impacto na qualidade de vida.
- Trabalho Livre nº 30 - Feridas em Números: um olhar sobre a problemática na USF do MinhoPublication . Caldas, Ana Paula; Silva, Andreia Monteiro; Pinto, Ana Helena; Ferreira, Ana Paula; Pereira, Helena; Marques, VeraAs feridas são uma epidemia escondida devido ao aumento da prevalência e incidência de feridas agudas e feridas crónicas de difícil cicatrização. O custo total dos cuidados com feridas representa 2- 4% dos orçamentos europeus para os cuidados de saúde. É determinante saber identificar e tratar adequadamente as feridas. A prevalência de feridas em Portugal não está completamente identificada. Num estudo epidemiológico de 2013 verificou-se que a prevalência global de feridas nos CSP foi de 2,2 /1000 habitantes e a prevalência estimada de feridas crónicas é de 1,6 /1000 habitantes:
- Using Mobile Technologies in Education: A New Pedagogical Approach to Promote Reading LiteracyPublication . Marques, C. G.; Manso, António; Ferreira, Ana Paula; Morgado, FelisbelaThe acquisition of reading skills is decisive for the academic achievement of students. However, learning to read is a complex process. With this in mind, several attempts have been made to find new educational approaches to enhance students' reading motivation. Considering the enormous potential of ICT for education and training, we have developed a digital repository of teaching and learning materials and a multiplatform application that runs on mobile devices: Letrinhas. This information system was designed to promote the development of reading and to provide tools for monitoring and assessing reading skills against the curricular targets set by the Ministry of Education. Letrinhas was evaluated by specialists and users and a high level of satisfaction was observed among students and teachers as time and effort spent to consolidate reading is considerably reduced with this application. This evaluation also enabled to identify features that will be available in the future.