Browsing by Author "Ferreira, Ana Carina"
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- Critérios de tomada de decisão na opção por um curso em e-learningPublication . Ferreira, Ana Carina; Romão, IsabelCom o avanço das novas tecnologias e com a industrialização tecnológica, a competição nas empresas é cada vez maior, tanto a nível de oferta aos clientes como a nível interno da empresa na ascensão da carreira dos funcionários. É necessária uma formação e atualização constante. Isto implica que as qualificações sejam cada vez mais e para isso são necessários estudos. No entanto a vida quotidiana é cada vez mais agitada e a falta de tempo é um manifesto na maioria da vida diária da população. Para melhorar a flexibilidade entre a vida laboral/familiar da população, existe o ensino em e-learning, que cada vez é mais procurado pelos indivíduos. Este trabalho consiste na análise dos critérios dos consumidores na opção por um curso em e-learning e para essa análise foi feito um levantamento de fontes bibliográficas para a fundamentação teórica do trabalho. Posteriormente foi realizado um estudo exploratório, qualitativo de lógica indutiva. Trata-se de um estudo de caso sobre a Empresa X, uma empresa que comercializa cursos em e-learning. Foram realizadas duas entrevistas ao Diretor Geral e a um professor da empresa para ver a opinião de dois especialistas na área. De seguida foram enviados inquéritos a 102 alunos e ex-alunos da empresa para conhecer entre outras, algumas informações como a motivação destes para a escolha de um curso online. Na análise de dados foram analisadas as frequências das respostas, as medidas de tendência central, as associações e a análise fatorial. Foi possível verificar que as motivações para a escolha deste tipo de ensino são a flexibilidade e a falta de tempo. A publicidade deve ser digital/online e os alunos têm conhecimento da marca através do seu Website, pois o word of mouth ainda é reduzido.
- Turismo acessível: oportunidades, desenvolvimento e desafiosPublication . Ferreira, Ana CarinaA evolução do sector turístico mundial, nomeadamente a sua extensão a franjas da população com algum grau de deficiência, veio trazer aos destinos turísticos com vocação de futuro, oportunidades de desenvolvimento de novas ofertas turísticas e ao mesmo tempo grandes desafios. Pretendeu-se com esta investigação aprofundar o conhecimento sobre a temática da Acessibilidade nos destinos Lisboa e Algarve, para se perceber qual a dimensão deste fenómeno, qual o nível de atenção oferecido por parte de alguns agentes-chave, quais as metas alcançadas, os planos para colocar em prática e a razão pela qual Portugal não é visto como um destino totalmente acessível. Constatou-se através de uma análise qualitativa que existe muita oferta turística parcialmente acessível por não abarcar todos os tipos de deficiência e porque os recursos não se encontram interligados entre si em rotas acessíveis. A falta de formação, consciência e sensibilidade nos meios humanos impede a prestação de serviços de excelência. A inexistência de políticas que implementem estratégias para eliminar barreiras existentes, tanto estruturais como comunicacionais, prejudica o desenvolvimento do Turismo Acessível.