Browsing by Author "Fernandes, Patrícia"
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- A casa da mosca-mosca:Publication . Fernandes, Patrícia; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório de investigação resulta do trabalho de intervenção realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES), numa sala de Educação Pré-Escolar, com crianças entre os 3 e os 5 anos. O projeto desenvolvido teve como temática a promoção de uma aprendizagem significativa através da área da casa e surgiu pela minha observação e a intervenção direta no contexto. O espaço da casa é uma das áreas principais para potenciar o desenvolvimento do jogo simbólico, onde as crianças expressam a cultura dos adultos e imitam os seus modelos através da interação com os pares.
- Espaços escolares:Publication . Fernandes, Patrícia; Santos, TâniaA realização deste relatório de Mestrado resultou da experiência profissional adquirida no estágio do 1º Ciclo do Ensino Básico. O tempo frequente em contexto sala de aula, levou-me à necessidade de esclarecer e fundamentar a contribuição da realização de atividades nos diversos espaços escolares como ferramenta da Metodologia de Trabalho de Projeto, para a promoção da motivação para a aprendizagem. O propósito deste estudo é patentear a importância dos espaços escolares para o processo de ensinoaprendizagem em alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico e compreender de que modo os espaços escolares se apresentam como fatores motivacionais para fortalecer o desenvolvimento de aprendizagens significativas e identificar, de que modo, os diferentes espaços escolares se apresentam como uma ferramenta da Metodologia de Trabalho de Projeto. O estudo empírico decorreu dos projetos desenvolvidos ao longo dos dois momentos de estágio. No entanto centrei o meu estudo, no segundo momento de estágio, em 1º Ciclo do Ensino Básico. Este projeto surgiu, devido ao ponto regular de aprendizagem ser o espaço da sala de aula. Este estudo de investigação trata-se de um estudo de natureza interpretativo, com abordagem mista, para o qual recorri a inquéritos aplicados aos alunos e entrevistas semiestruturadas aplicadas aos docentes. Conclui-se com este estudo que é possível equilibrar a instrução sistémica e a Metodologia de Trabalho de Projeto, usando os espaços escolares como ferramentas educativas. Dos resultados obtidos através da análise dos inquéritos aplicados aos alunos, concluo que os alunos expressam interesse e entusiasmo e consideram os espaços escolares como bons promotores de trabalho cooperativo, permitindo assim a motivação no processo de ensino-aprendizagem. Dos resultados obtidos através da análise das entrevistas aplicadas aos docentes depreendi que estes reconhecem a pertinência da realização de atividades nos diferentes espaços escolares, todavia a sua promoção apresentam alguns desafios como, a organização curricular, na medida em que, é preciso ter atenção ao extenso currículo elaborado para os diferentes anos escolares e na preparação das planificações, que tem de se apresentar mais estruturadas e organizadas.