Browsing by Author "Fernandes, Carla Sílvia"
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- Another way to teach family: family nursing gamePublication . Fernandes, Carla Sílvia; Martins, MM; Gonçalves, Lucia Hisako TakaseCurrent paper describes the application of an innovative strategy to teach family, within a hospital context, by sensitizing nurses on the family subject through the use of a game. Given the hospitalization of a relative, the family faces changes in its dynamics caused by the crisis it is exposed to. It is the relevance for including the family within the care process. Since nurses are expected to assume a key role for which they need specific competence to intervene in families when experiencing an eventual crisis. The in-service education becomes a strategy of generating new skills and enhances human capital to improve the quality of nursing care. Considering the importance of including family in the care context, a playful tool called Family Nursing Game has been invented for teaching the family, especially by passing a model of family intervention. The strategy is based on the belief of the existence of relationship between game and learning.
- A atividade física como intervenção de enfermagem durante a quimioterapia: revisão integrativaPublication . Fernandes, Carla Sílvia; Magalhães, Bruno; Santos, Célia
- Attitudes of children towards the elderly - children between of 3 and 10 years oldPublication . Fernandes, Carla Sílvia; Moreira, Maria Teresa Ferreira; Galvão, JoanaObjetivo: identificar atitudes das crianças em relação aos idosos. Método: foi realizado um estudo quantitativo, descritivo, exploratório e correlacional. Resultados: a população de crianças entre os 3 e os 10 anos. A recolha de dados com alguns dados sociodemográficos da escala "Galvão" é aplicada na população portuguesa. Amostra com 109 crianças entre os 3 e os 10 anos, nacionalidade portuguesa e residentes em Portugal. Os resultados mostraram que em média as crianças (24%) apresentam atitude positiva em relação aos idosos. Este valor esteve próximo do ponto médio da escala (28%), que os coloca numa atitude moderada. Conclusão: as crianças apresentaram atitudes mais positivas para com os idosos, embora com alguma inconsistência em algumas dimensões. Pode tornar-se uma contribuição importante para a análise de estereótipos sobre o envelhecimento. É importante ser capaz de intervir nas atitudes das crianças em relação aos idosos, ajudando as crianças a compreender as mudanças normais de envelhecimento.
- Autogestão das complicações associadas ao tratamento de quimioterapia: uma scoping reviewPublication . Magalhães, Bruno; Fernandes, Carla Sílvia; Santos, Célia; Lima, Ligia; Martínez-Galiano, Juan MiguelObjetivo: explorar o estado atual do conhecimento científico relacionado com o fenômeno da autogestão da doença e dos efeitos secundários associados ao tratamento de quimioterapia. Método: realizou-se uma scoping review, para mapeamento dos estudos publicados nos últimos 10 anos, recorrendo a bases de dados eletrônicas MEDLINE, CINAHL e Psychology and Behavioral Sciences Collection. Resultados: foram incluídos 88 estudos. Identificou um primeiro grupo de estudos (15 artigos), de natureza qualitativa, que maioritariamente analisam as percepções e vivências dos doentes relativamente ao fenômeno. Outro conjunto de estudos (32 artigos) analisam as variáveis ou fatores que interferem na autogestão da doença. E o último, com 39 estudos que apresenta intervenções direcionadas para a promoção da autogestão durante o tratamento de quimioterapia, nos quais prevalecem as intervenções que recorrem ao uso de tecnologia, nomeadamente os equipamentos móveis. Conclusão: as intervenções neste âmbito deverão abordar determinantes importantes, tais como autocuidado, autocontrole, autoeficácia, crenças e estratégias de coping. O uso das tecnologias de informação, poderão ser efetivamente um caminho profícuo a seguir nesta era da comunicação e representar uma nova forma de “cuidar” em oncologia.
- Avaliar a qualidade assistencial no bloco operatórioPublication . Gomes, José Augusto; Martins, MM; Tronchin, Daisy; Fernandes, Carla Sílvia
- Children's attitudes towards aging people-validation of an instrumentPublication . Fernandes, Carla Sílvia; Moreira, Teresa; Galvão, JoanaPurpose It is essential to develop and improve instruments that measure and assess children's attitudes towards the elderly. Despite the degree of questions related to this topic, no tools validated for the Portuguese population on the subject were found in the literature. Consequently, this study aimed to translate and validate a scale designed to assess children’s attitudes towards the elderly (Todaro Scale) for the Portuguese population. Design and methods The method recommended by the literature for psychometric validation and evaluation of instruments was followed. In the conception of the study, the following stages were followed: translation of the ‘‘Todaro Scale’’, translation and back-translation by an independent translator, validation by an expert panel, pre-test and validation of the questionnaire, and testing the scale measurement properties. The convenience sample comprised 60 children between the ages of 4 and 6, of Portuguese nationality and residents of Portugal. Results The results obtained in the reliability and validity tests reveal a good internal consistency. The 14 items of the scale, and after the use of principal component analysis, there were grouped into five dimensions: social participation, personality characteristics; Health and Safety, physical and instrumental; cognitive and social appreciation. Conclusions The psychometric study confirms that the ‘‘Galvão Scale: children’s attitudes towards the elderly’’ includes the essential indicators and dimensions to ensure an adequate assessment of children’s attitudes towards the elderly. Practice implications: we believe this research could become an indispensable contribution to analysing, monitoring, and intervening to demystify existing ageing stereotypes
- Concept of older person autonomy: phenomenological study of the opinion of specialist nursesPublication . Lima, Andreia Maria Novo; Martins, MM; Ferreira, Maria Salomé Martins; Fernandes, Carla Sílvia; Schoeller, Soraia Dornelles; Coelho, Adriana Raquel Neves; Parola, Vítor Sérgio OliveiraAbstract Background: The concept of autonomy is composed of several components, making it a multidimensional concept. This includes cognitive ability, intellectual ability, emotional intelligence, social situation, and physical ability skills. This study aimed to describe the experiences attributed to the meaning of the concept of autonomy, by specialist nurses. Methods: A descriptive phenomenological study was carried out, according to the Giorgi method. Eighteen nurses were recruited at a hospital in Portugal. Data were collected through individual interviews. Results: The 18 specialist nurses work on average as nurses for 16years and are specialist nurses; for an average of 5.9years, most are specialist nurses in rehabilitation nursing. From the data analysis, six themes emerged: ability to do, ability to resolve, decision ability, cognitive ability, social integration, and emotional intelligence. Conclusions: Most professionals perceive the concept as the ability to perform activities of daily living and the ability to make decisions, especially concerning informed consent. It is necessary to raise awareness of the breadth of this concept since the quality of life and dignity of the elderly person depends on autonomy
- Conhecendo sinais e sintomas do Transtorno Depressivo Maior: Revisão de EscopoPublication . Nóbrega, Maria do Perpétuo Socorro Sousa; Silva, Ramisson da; Tibúrcio, Priscila Campos; Cafarelli, Natália Patacho; Santos, Jussara Carvalho; Mendes, Dárcio Tadeu; Fernandes, Carla Sílvia; Santos, Célia; Magalhães, Bruno Miguel Borges de SousaObjetivo: identificar na literatura os sinais e sintomas do TDM nas dimensões físicas, psíquicas e comportamentais a fim de levantar as melhores evidências para contribuir na autogestão do tratamento. Metodologia: trata-se de um Scoping Review norteada pelos pressupostos do Joanna Briggs Institute segundo Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews (PRISMA-ScR). Foram analisados estudos seguindo das bases de dados Ageline, B-On, BDENF, BMC Psychology, BMC Sacaid Nursing, BVS, Cochrane, EMBASE, IBECS, Lilacs, MedLine, Pepsic, Psycinfo, PubMed, SciELO, SCOPUS e Web of Science, utilizando os descritores “Signs and Symptoms”, “Depressive Disorder, Major”, “Adult”. Resultados: a amostra final constituiu-se de 51 artigos. Nos estudos predomina a dimensão psíquica 82,35%, seguido da física 68,62% e comportamental 43,13%. Os sinais e sintomas mais prevalentes foram alterações do sono, fadiga, sentimento de culpa, alterações do apetite, humor deprimido, baixa concentração, anedonia, alterações psicomotoras, alterações do peso e ideação suicida. Conclusão: o TDM afeta mente e corpo, e embora sua apresentação clínica seja heterogênea, os estudos evidenciaram que os sinais e sintomas mais frequentes se concentram na dimensão psíquica.
- Cuidados de enfermagem de reabilitação à pessoa com lesão medular metastática: relato de casoPublication . Sousa, Eunice Salomé Sobral; Andrade, Maria João; Fernandes, Carla Sílvia; Barbeiro, Sara Rodrigues; Teixeira, Vanessa Taveira; Martins, MMIntrodução: A Lesão Medular Metastática (LMM) apresenta-se como uma emergência oncológica, para prevenir lesões neurológicas irreversíveis, tratar a dor, manter a mobilidade e a funcionalidade dos doentes. O foco na alta precoce para casa exige uma rápida adaptação à nova condição, tornando o tempo de internamento complexo e desafiante. Objetivo: Descrever as necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação de uma pessoa com LMM no internamento hospitalar. Métodos: Relato de caso baseado nas guidelines CARE. Resultados: Verificaram-se constantes adaptações ao programa de reabilitação, que exigiram a articulação da equipa multidisciplinar. A intervenção dos enfermeiros de reabilitação na identificação de necessidades, na prevenção de complicações, na capacitação da pessoa e cuidador, foi determinante para um célere e seguro regresso a casa. Conclusão: Identificaram-se necessidades e repostas providenciadas ao doente com LMM em fase aguda. A enfermagem de reabilitação contribuiu para a prevenção de complicações, preparação para a alta e para um regresso a casa seguro.
- CuizGiver: desenvolvimento de um jogo digital para a capacitação do cuidador do lesionado vertebro-medularPublication . Pessoa, Cheila; Fernandes, Carla Sílvia; Nogueira, Paula CristinaIntrodução: A lesão vertebro-medular (LVM) traduz-se num evento crítico com alterações significativas para a condição de vida da pessoa, família e cuidador. Este artigo descreve o processo de desenvolvimento de um jogo digital para a capacitação do cuidador do lesionado vertebro-medular, com foco na intervenção do EEER, através de um estudo piloto. Objetiva-se em descrever a usabilidade e aceitação do jogo “CuizGiver” por peritos. Metodologia: Este processo desenvolve-se em 3 fases. Na primeira, efetuou-se uma revisão integrativa de literatura para identificar as necessidades dos cuidadores. Na segunda fase, foi concebido um jogo para este público-alvo. Em último, foi validado o jogo através de um grupo de peritos. Resultados: Da primeira fase especificam-se necessidades de conhecimento sobre LVM e problemas de saúde associados (gestão da bexiga neurogénica; prevenção de infeções urinárias; gestão do intestino neurogénico; prevenção de infeções respiratórias; prevenção de úlceras de pressão; atuar perante a disreflexia autonómica e/ ou espasticidade; gerir medicação ou nutrição adequada). Considerando estas necessidades, foi criado um jogo, que posteriormente, foi testado e avaliado por 23 peritos. Atribuíram feedback positivo e relevante no uso profissional para capacitação dos cuidadores, sendo educativo, apelativo e centrado nas suas dúvidas. Conclusão: As necessidades de preparação e conhecimento são primordiais no processo de intervenção do EEER. A gamificação é uma estratégia significativa e inovadora. Sendo o jogo “CuizGiver” apreciado junto dos peritos, atribuindo feedback positivo e relevante no uso para capacitação dos cuidadores, permitindo identificar as dúvidas destes e, por ser educativo e apelativo. Contudo, é necessária investigação da sua eficácia neste público-alvo.