Browsing by Author "Cruz, Rui"
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- Avaliação da Qualidade das Regiões Críticas do Serviço de Colheita de Órgãos em PortugalPublication . Rosário, Albérico; Cruz, Rui; Miguel, Isabelavaliação da qualidade dos serviços no contexto do marketing de serviços é um instrumento, que possibilita melhorar um conjunto de procedimentos, com objetivo de um serviço de excelência. Torna-se, premente desenvolver investigações sobre a avaliação da qualidade dos serviços, assim como, das regiões críticas, de modo a compreender melhor as condições associadas à eficácia das suas atuações. O estudo tem como objetivo contribuir para a compreensão do processo de avaliação da qualidade dos serviços e para o estudo deste fenómeno no contexto português, e especificamente, nos serviços de saúde. Avaliando a qualidade das regiões críticas do serviço de colheita de órgãos nacional, utilizando o modelo Servperf adaptado ao contexto dos serviços de saúde, nomeadamente o serviço de colheita de órgãos português. A amostra foi constituída pelos participantes procedentes dos gabinetes de colheita de órgãos nacional. Os resultados identificaram um conjunto de itens, que carecem de uma atuação de ações de correção. A avaliação da qualidade que os profissionais de saúde do serviço de colheita de órgãos fazem é explicada por 58%, e se recomendava o serviço de colheitas como local de trabalho é explicada por 50%. Os profissionais de saúde das equipas de colheita de órgãos parecem estar globalmente satisfeitos com a qualidade do serviço que prestam, com médias por dimensão que variam entre 5,61 e 6,03. Os resultados são dissecados e discutidos à luz da teoria e investigação empírica no âmbito do marketing dos serviços. Por outro lado, traduzir os dados do estudo empírico em linhas de intervenção mais sensíveis, percebidas pelos profissionais, para além da identificação de futuras linhas de investigação.
- Impacto da cultura empresarial portuguesa na decisão de enfrentar o mercado global através de uma estratégia de internacionalizaçãoPublication . Ferreira, Nuno; Rosário, Albérico; Cruz, Rui; Fonseca, José ManuelEmpresas multinacionais têm em Portugal subsidiárias que se destacam, quando comparadas com suas congéneres, pelos elevados níveis de rentabilidade, produtividade e eficiência. Fora do País os portugueses são respeitados e reconhecidos nas suas competências. Integram grupos avançados nas suas áreas de especialidade. Com frequência dirigem esses grupos ou as instituições a que pertencem. Portugal, no contexto europeu e no xadrez internacional é, desde 1975, um país com pouco peso e uma economia em declínio. O que gera este aparente paradoxo? Em termos metodológicos realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa com a participação de 22 líderes de empresas portuguesas na área das TI. Ficou evidenciado que a dimensão cultural influencia o processo de tomada de decisão em mercados internacionais. Os valores culturais dos líderes de empresas que atuam em mercados estrangeiros têm impacto na tomada de decisão dos mesmos.
- O Teatro de Operações do Afeganistão das origens do conflito à atualidadePublication . Cruz, Rui; Oliveira, Carlos; Costa, Hilário; Veríssimo, BrunoO presente trabalho aborda o tema “O Teatro de Operações do Afeganistão das origens do conflito à atualidade”, tendo como objetivo geral a caracterização deste Teatro de Operações, onde operam militares do Exército Português. O Afeganistão tem sido palco de inúmeras disputas e conflitos ao longo da história com eco nos dias de hoje, marcando os acontecimentos e instabilidade da atualidade. Para a compreender a realidade atual deste complexo ambiente operacional é necessário, para além de um enquadramento histórico, analisar discriminadamente as suas variáveis operacionais e caracterizar as principais ameaças. A metodologia utilizada assentou em três fases: fase exploratória, consistindo no levantamento dos dados através de leituras preliminares; fase analítica, através da recolha de dados e a respetiva análise; fase conclusiva, contemplando a avaliação e discussão dos resultados, elaboração das conclusões e redação do trabalho. Culminando numa base de conhecimento sobre o ambiente operacional do Afeganistão este trabalho demonstra como este país foi e continua a ser o palco de conflitos de interesses geoestratégicos entre Ocidente e Oriente, com diversas ameaças capazes de realizar operações de grandes dimensões e espalhar o terror. Constata-se ainda que continua socialmente dividido e política, militar e economicamente dependente do apoio internacional. Abstract: The present work has the theme "The Theatre of Operations of Afghanistan from the origins of the conflict to the present time", and it’s main objective is the characterization of this Theatre of Operations, where military of the Portuguese Army operates. Afghanistan has been the scene of numerous disputes and conflicts throughout history with an echo today, shaping the events and instability of today. In order to understand the current reality of this complex operating environment, it’s necessary, to set a historical framework, to analyse its operational variables and characterize the main threats. The methodology used was based on three phases: exploratory phase, consisting of the data collection through preliminary readings; analytical phase, through data collection and analysis; final phase, including the evaluation and discussion of the results, preparation of conclusions and writing of the work. This work culminates in a knowledge base on Afghanistan's operational environment and demonstrates how this country has been and continues to be the scene of geo-strategic conflicts of interest between West and East, with numerous threats capable of carrying out large operations and spreading terror. It is also observed that it remains socially divided and politically, militarily and economically dependent on international support.
- Tudo será uma lógica de serviço - Dominante S-DLPublication . Rosário, Albérico; Cruz, Rui; Ferreira, Nuno; Fonseca, José ManuelO estudo pretende clarificar o conceito de lógica “serviço-dominante” (S-DL), enquanto alternativa à visão clássica do marketing. Esta visão tradicional focaliza-se em recursos tangíveis, incorporação de valor nos mesmos e em transações. Pretende-se explorar o conceito como alternativa à ótica tradicional do marketing e contribuir para uma reflexão que se centre nos recursos intangíveis e na co-criação-valor. Os resultados preliminares evidenciam a cocriação-valor como atividade chave.