Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Impacto da cultura empresarial portuguesa na decisão de enfrentar o mercado global através de uma estratégia de internacionalização

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
ecI2ES-2015_2.pdf443.16 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Empresas multinacionais têm em Portugal subsidiárias que se destacam, quando comparadas com suas congéneres, pelos elevados níveis de rentabilidade, produtividade e eficiência. Fora do País os portugueses são respeitados e reconhecidos nas suas competências. Integram grupos avançados nas suas áreas de especialidade. Com frequência dirigem esses grupos ou as instituições a que pertencem. Portugal, no contexto europeu e no xadrez internacional é, desde 1975, um país com pouco peso e uma economia em declínio. O que gera este aparente paradoxo? Em termos metodológicos realizou-se uma pesquisa exploratória qualitativa com a participação de 22 líderes de empresas portuguesas na área das TI. Ficou evidenciado que a dimensão cultural influencia o processo de tomada de decisão em mercados internacionais. Os valores culturais dos líderes de empresas que atuam em mercados estrangeiros têm impacto na tomada de decisão dos mesmos.

Description

Keywords

Internacionalização Marketing estratégico Processo de decisão Cultura

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License