Browsing by Author "Costa, Sandra"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- C. Livre 02 - Quisto Pilonidal…uma patologia desafiadora.Publication . Miranda, Liliana Sofia Grilo; Pires, Patrícia; Costa, Sandra; Barroso, Isabel; Alves, PauloA doença pilonidal sacrococcígea é sobejamente conhecida e bastante frequente nos mais jovens, nomeadamente do género masculino. O tratamento é indiscutivelmente cirúrgico, embora não exista consenso, na comunidade científica, sobre a estratégia cirúrgica mais adequada. Contudo, a técnica cirúrgica mais realizada é a designada técnica aberta, implicando uma cicatrização por 2ª intenção. Esta técnica tem baixas taxas de recorrência embora implique uma recuperação mais lenta, mais tratamentos, maior despesa, mais tempo de inatividade e pior qualidade de vida para o doente. Como tal, e para contrariar as estatísticas, é fundamental que o tratamento seja realizado por uma equipa especializada, com as competências, conhecimentos e experiência necessárias a esta situação complexa.
- Conceções sobre uma sexualidade saudável de adolescentes do 8º e 10º ano de escolaridadePublication . Costa, Sandra; Lima, Ligia
- Experiencia de adultos mayores «PT4Ageing». Un programa de autogestión de enfermedades crónicasPublication . Santos, Célia; Fernandes, Carla Sílvia; Bastos, Celeste; Cruz, Márcia; Costa, Sandra; Lima, LigiaObjetivo Este estudio buscó describir la experiencia de un grupo de adultos mayores que participaron en un programa de autogestión de enfermedades crónicas. Métodos El estudio empleó un enfoque fenomenológico cualitativo. Los participantes fueron ocho ancianos y los datos se recogieron mediante entrevistas semiestructuradas. Los datos se analizaron mediante análisis temático. Resultados Del análisis surgieron cinco temas: 1) Consejos para mejorar nuestra vida diaria, 2) siempre estaba motivado, 3) compartir y ayuda mutua, 4) nos hicieron creer que éramos capaces, 5) sería estupendo que esto no acabara aquí. Globalmente, los participantes en el programa describieron su experiencia como muy positiva. Identificaron beneficios derivados de la participación en el programa, como el aprendizaje de estrategias que les ayudarán a afrontar sus problemas de salud, la mejora de su capacidad para gestionar sus enfermedades de forma más autónoma y el refuerzo del apoyo social, que incluso persistieron tras la conclusión de la intervención. Conclusiones Los resultados de este estudio proporcionan una visión de cómo los adultos mayores experimentan un programa para la autogestión de enfermedades crónicas. Para el desarrollo de futuros programas, debe tenerse en cuenta la creación de apoyo. Los adultos mayores que participan en programas de autogestión muestran una mayor autoeficacia con relación a la gestión de sus enfermedades crónicas y una mayor autonomía en el autocuidado.
- O que pensam e o que sabem os adolescentes do 8.º e 10.º de escolaridade sobre educação sexual na escolaPublication . Lima, Ligia; Costa, SandraA Educação Sexual é um processo de contínua aprendizagem, que visa a promoção do desenvolvimento de crenças, atitudes e comportamentos saudáveis relacionados com a sexualidade humana. Este estudo pretendeu identificar os conhecimentos, atitudes e crenças face à sexualidade e à Educação Sexual em meio escolar de adolescentes do 8º e 10º ano de escolaridade. Os participantes foram 289 estudantes do 8º e 10º ano de duas escolas públicas de Santo Tirso, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos, que preencheram um questionário, em parte, baseado no do estudo “A Saúde Dos Adolescentes Portugueses (HBSC)”. Os resultados revelaram que a maioria dos alunos teve Educação Sexual na escola, avaliando-a como muito importante. Relativamente aos conhecimentos demonstrados pelos alunos sobre IST´s, os modos de transmissão do VIH/ SIDA, a utilização de métodos contracetivos e da pílula do dia seguinte/emergência, foram as raparigas e os alunos do 10º ano que demonstraram níveis superiores de conhecimento. Os alunos que reportaram ter Educação Sexual na escola apresentaram também mais conhecimentos sobre as formas de transmissão do VIH/ SIDA e sobre o preservativo masculino. Os alunos do 10º ano, comparativamente aos do 8º ano, demonstraram ainda atitudes mais positivas em relação a comportamentos do tipo preventivo, como por exemplo, a aquisição de preservativos no Centro de Saúde. No que concerne às implicações deste estudo para a Educação Sexual em meio escolar, salienta-se a importância do desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar, envolvendo os vários agentes de socialização e da comunidade educativa, de modo a promover uma vivência holística da sexualidade.
- O que pensam e o que sabem os adolescentes do 8º e 10º de escolaridade sobre educação sexual na escolaPublication . Costa, Sandra; Lima, Ligia