Browsing by Author "Costa, Ana Cristina de Andrade"
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- Os Modelos de Gestão e a Sustentabilidade Económica nas Entidades do Sector Não Lucrativo em PortugalPublication . Costa, Ana Cristina de Andrade; Rkibi, TawfiqEste trabalho tem por objectivo estudar a sustentabilidade económica dos modelos de gestão nas Entidades do Sector Não Lucrativo (ESNL) em Portugal, justificável pela maior exigência de resposta das entidades neste sector no contexto actual da sociedade portuguesa. A área escolhida foi a acção social dirigida a crianças e jovens, pois trata-se de uma área de forte carência social e também de grande interesse e mobilização da sociedade portuguesa. A metodologia utilizada foi a de múltiplos estudos de caso, aplicados a cinco ESNL’s que operam na área supracitada. Nas entidades estudadas, foram formulados pressupostos sobre os seus modelos de gestão a partir de várias componentes como a missão, o capital humano, os recursos, a resposta social, a organização interna e as fontes de financiamento. Detectou-se que as entidades estudadas possuem missões exclusivamente na vertente social, são bem definidas e conhecidas pelos colaboradores e voluntários, funcionando como elementos de mobilização; têm uma forte capacidade de liderança; utilizam ao máximo os vários recursos disponíveis na resposta social; possuem um profundo conhecimento nas suas áreas de actuação; têm uma elevada capacidade de adaptação e de resposta; não registam praticamente desperdícios de recursos; possuem organizações internas estruturadas de forma a dar resposta à especificidade da sua actividade; e, não dispõem de uma lógica de modelo de negócio onde existam componentes comerciais, semelhante ao que acontece nas empresas com fins lucrativos. Os resultados demonstram que as entidades são sustentáveis e têm uma actividade muito dimensionada aos fundos obtidos, isto é, não abraçam projectos para os quais não possuem recursos, não apresentando, por isso, alavancagem financeira. Contudo esta sustentabilidade presente é fortemente condicionada pelo financiamento público, estando estas entidades muito vulneráveis a oscilações dos financiamentos do estado. Decorre do estudo que a dependência financeira do estado é uma restrição e portanto dever-se-ão desenvolver formas alternativas de angariação de fundos para garantir a sustentabilidade financeira das organizações. São apresentadas sugestões de melhoria da gestão destas entidades, bem como prolongamentos deste estudo.
- A Satisfação dos Stakeholders Doadores no Relacionamento com as Organizações da Economia SocialPublication . Costa, Ana Cristina de Andrade; Calvo, Maria BelénOs Stakeholders doadores são aqueles que fornecem recursos às Organizações da Economia Social para as auxiliar na sua atividade social junto da sociedade. É por isso que o relacionamento dos Stakeholders doadores com as Organizações da Economia Social ao longo de todo o processo de doação assume especial importância, desde o primeiro contacto até ao resultado final da doação. Em particular, a satisfação dos Stakeholders com esse relacionamento constituirá um elemento chave para futuras doações. Nesse sentido, a presente investigação foi realizada com o intuito de caracterizar os Stakeholders doadores e o processo de doação de recursos para Organizações da Economia Social em Portugal; de identificar as variáveis nas diferentes etapas do processo de doação relacionadas com uma maior satisfação geral dos Stakeholders doadores no seu relacionamento com as Organizações da Economia Social; e de construir um modelo de predição da satisfação geral das instituições doadoras a partir das variáveis identificadas como mais relevantes. Para tal, foi levado a cabo um inquérito por questionário via online a 443 Stakeholders doadores em Portugal (empresas comerciais, entidades bancárias, fundações e outras instituições de tipo associativo). O questionário foi preenchido por pessoas responsáveis pelos respetivos departamentos de atribuição de fundos ou investimentos de 134 Stakeholders doadores, entre fevereiro e maio de 2017. Os resultados revelam que a maioria das instituições doadoras que participaram no estudo operam no mercado há mais de 11 anos e mais de metade é doadora há menos tempo, mas é frequente realizar múltiplas doações por ano. Algumas das motivações para serem dadoras estão relacionadas com a filantropia, a tradição e o reconhecimento político e/ou social obtido, para além do efeito provocado em empregados, clientes e fornecedores. Os recursos atribuídos com maior frequência são os financeiros. Estas instituições atribuem importância a diversas variáveis de qualidade do relacionamento com as organizações a que destinam as suas doações, verificando-se que as mesmas tendem a sentirem-se satisfeitas em relação a essas variáveis. Igualmente, as instituições doadoras atribuem importância a diversas informações sobre as Organizações da Economia Social e sobre os projetos ou atividades das mesmas que necessitam de apoio. Mais de metade das instituições declara receber com frequência ou muita frequência informação sobre os benefícios tangíveis, sociais e de reconhecimento, por parte das organizações recetoras da doação e a maioria reconhece estar satisfeita ou totalmente satisfeita com o relacionamento ao longo de todo o processo. Por último, também é uma maioria de instituições doadoras que reconhece renovar o apoio à mesma organização social com base na experiência vivida. No que diz respeito a quais as variáveis relacionadas com a satisfação geral das instituições doadoras, os resultados mostram que a mesma está relacionada com algumas variáveis de caracterização das instituições, com diversas variáveis de qualidade do relacionamento ao longo do processo e com a informação sobre os benefícios obtidos. Por último, o modelo de predição da satisfação geral das instituições doadoras revela que as variáveis mais relevantes são o tipo de instituição doadora; a importância atribuída à possibilidade de acompanhamento e/ou intervenção durante a execução do projeto ou atividade objeto da doação; a importância atribuída ao cumprimento desse projeto ou atividade; e a importância atribuída à obtenção de benefícios para a instituição doadora. Conclui-se que as instituições que participaram no estudo efetuam, no geral, uma avaliação positiva do processo de doação, em particular do relacionamento estabelecido com as Organizações da Economia Social nesse processo, revelando satisfação geral com esse relacionamento e tendência para renovar os apoios. Sem descuidar outros aspetos do processo de doação, a satisfação geral das instituições, em especial das empresas comerciais e das entidades bancárias, aumentará se as organizações recetoras das doações facilitarem o acompanhamento e/ou intervenção das instituições doadoras durante a execução do projeto ou atividade objeto da doação, se o projeto ou atividade for sempre cumprido e se essas instituições doadoras tiverem a perceção de obterem benefícios do ato de doação. Portanto, as Organizações da Economia Social deveriam investir mais nesses aspetos.