Browsing by Author "Clemente, Ana"
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- A Biodiversidade no meu Recreio: um olhar diferentePublication . Clemente, Ana; Varandas, AnaEste estudo surgiu no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar durante a Prática de Ensino Supervisionada, mais concretamente em jardim de infância, com crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos, sendo que neste estudo, num total de 25 crianças, apenas 11 participaram. O ponto de partida para este estudo surgiu devido ao facto de o ensino das ciências ser uma área pouco explorada pela educadora cooperante e da importância que é explorar e aprender com o espaço exterior. Para isso, realizaram-se um conjunto de atividades nas quais, as crianças se envolveram ativamente na formação das suas próprias aprendizagens, observando, experimentando, refletindo e tirando conclusões sobre o que as rodeava. Desta forma, as crianças compreendem melhor o mundo que as rodeia, conhecendo-o de uma forma mais prática e ativa. Assim, surgiu a seguinte questão: “Qual o impacto das atividades práticas no exterior na aprendizagem das ciências?” De forma a responder a esta questão, estabeleceram-se os seguintes objetivos: conhecer e explorar o conceito de Biodiversidade; compreender a diversidade de seres vivos existentes no espaço exterior; identificar diferentes seres vivos e desenvolver a capacidade de observação. Assumiu-se então uma metodologia qualitativa e desenvolveu-se assim uma investigação-ação integrada num do paradigma interpretativo. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados a observação direta, o diário de bordo e as conversas informais. Em relação aos resultados obtidos, estes mostraram que os conceitos introduzidos junto das crianças, foram aprendidos de uma forma interessada, motivadora e lúdica, mostrando que as ciências podem ser sempre trabalhadas, seja qual for a idade.
- Efectividade da Compressão Isquémica Manual na Abordagem dos Trigger PointsPublication . Clemente, Ana; Bonança, Daniela; Ramos, Gonçalo; Duarte, Susana; Robalo, LinaBackground: The myofascial pain syndrome affects up to 85% of the population, having myofascial trigger points a central role in the pathophysiology of this phenomenon. With the widespread of the use of manual ischemic compression technique for the treatment of miofascial trigger points, it is relevant to evaluate its effectiveness, according to the available evidence. Objectives: To evaluate the effectiveness of ischemic compression technique and its influence on the outcomes pain intensity and pressure pain threshold, in subjects with trigger points. Search Strategy: PubMed (MEDLINE), PEDro, The Cochrane Library and EBSCO (CINAHL Discuss and Sport). Methodology: The inclusion criteria were randomized control trials evaluating the effectiveness of ischemic compression technique in the treatment of trigger points, either alone or in comparison with other treatment techniques, published in english since 2004 and with PEDro Scores ≥ 5. Results: Five articles were selected for this review. Only three had both pain intensity and pressure pain threshold as outcome. The conclusions of the studies were based mainly on a comparison between baseline and final intra-group results, indicating a reduction in pain intensity and an increase in pressure pain threshold for isquemic compression technique. However, comparison techniques draw similar conclusions, with no statistically significant differences between the two. Conclusions: Available evidence is not enough to support the effectiveness of ischemic compression technique in the treatment of trigger points.
- Effect of taping on 3-dimensional scapular kinematics andtrapezius activityPublication . Clemente, Ana; Jardim, Marco; Carnide, Filomena; Matias, Ricardo
- Estudo do efeito do tape Mcconnell na atividade muscular e cinemática tridimensional da articulação escapulo-torácicaPublication . Clemente, Ana; Matias, Ricardo; Jardim, MarcoIntrodução: As disfunções do CAO são muito frequentes na prática clinica. Devido à sua natureza multifactorial, muitas têm sido as propostas de intervenção em fisioterapia para esta condição clínica. No entanto reconhece-se que a utilização do tape McConnell é uma das estratégias mais utilizadas. Objetivo: Avaliar os efeitos do Tape McConnell na atividade muscular do TS e TI e cinemática 3D do CAO, em sujeitos saudáveis, durante a realização de duas atividades funcionais de elevação do membro superior. Metodologia: Realizou-se um estudo metodológico observacional descritivo. A amostra (n=22) é não probabilística por conveniência e teve origem na população de estudantes da ESS-IPS. O instrumento de medida foi um sistema 3D de captura de movimento. Foram avaliadas as variáveis de intensidade de contração e instantes de ativação do TS e TI e cinemática da ET e GH. Para a análise dos dados recorreu-se à estatística descritiva e inferencial. Resultados: Ao nível do EMG encontraram-se efeitos na aplicação do tape tanto na intensidade de contração do TS como do TI, sendo que esta aumentou e diminui, respectivamente com a aplicação. Apenas para a atividade balística, na intensidade do TS, não se verificaram efeitos estatísticos. Não se verificaram alterações nos instantes de ativação de nenhum dos músculos estudados. Na cinemática da ET, verificaram-se efeitos ao nível da báscula anterior da omoplata, que aumentou em ambas as atividades. Na cinemática da GH, verificaram-se resultados significativos, e melhoria das amplitudes em todos os movimentos considerados, excepto na elevação durante a atividade balística. Conclusão: Este estudo vem demonstrar que o tape, embora tenha efeitos ao nível da cinemática da ET e da GH, melhorando o desempenho e o REU, a sua forma de atuação pode ser diferente do que está pressuposto, pelo menos em sujeitos assintomáticos. Após este estudo questiona-se os pressupostos que muitos autores atribuem ao tape, visto que se estes se verificassem tal como são considerados, seria de esperar resultados diferentes dos obtidos neste estudo. A realização deste estudo permitiu compreender o comportamento do tape num espectro de normalidade, que poderá servir de base a estudos futuros.