Browsing by Author "Cabrita, Isabel"
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- Abordagem metodológica sobre o carbono sequestrado como indicador de conteúdo ecológicoPublication . Gil, Luís; Cabrita, Isabel; Martins, Paulo
- A biomassa como fonte renovável do mix energético em PortugalPublication . Gil, Luís; Duarte, Maria José; Costa, Rosário; Torres, Graça; Cabrita, Isabel
- Large Scale H2 Production by Electrolysis Based on Renewable ElectricityPublication . Franco, Flávia; Borges, R. P.; Serralha, F. N.; Martins, Paulo; Aguiar, Ricardo; Cabrita, Isabel; Partidário, PauloIn the framework of preliminary assessments for a European Strategic Project of Common Interest, Portugal has been discussing the setup and operation of a large-scale facility, of ca. 1 GW, for H2 production from water electrolysis, at the Sines region. The operational requirements of such a facility were analysed. Electricity is expected to be mostly supplied by dedicated wind and solar PV farms, but using excess renewable electricity available from the grid at low price under future expected conditions is likely to be an option as well. Under these assumptions, the H2 facility and associated renewable power plants were modelled using the energyPLAN software. The behaviour of this model, and in particular the electricity exchanges of the H2 facility with the grid, was analysed for periods of one year with hourly resolution, under various climatic, energy demand, and plant sizing scenarios. It is estimated that an optimal operation of the H2 facility can be achieved with a 2:1 ratio between the capacity of dedicated renewable power farms and the capacity of the electrolysers. The operation must minimize coincidence of periods of excess electricity available from the grid with the output of the dedicated renewable power farms. The main conclusions are twofold: (i) methodologically, it is shown that energyPLAN provides a useful tool for modelling the operation of such large scale H2 production facilities; and (ii) operationally, when looking forward to achieving optimal plant design and operation conditions, its electricity supply should rely on an appropriate mix of renewable sources and include interactions with the grid
- Patentes de tecnologias energéticas hipocarbónicasPublication . Gil, Luís; Pinheiro, Mónica; Cabrita, Isabel
- Perspetivas do uso da tecnologia solar de concentração na indústria mineiraPublication . Gil, Luís; Cabrita, Isabel
- Práticas integradas de educação formal e não-formal de ciências nos cursos de formação inicial de professoresPublication . Rodrigues, Ana V.; Galvão, Cecilia; Faria, Cláudia; Costa, Conceição; Cabrita, Isabel; Chagas, Isabel; Jorge, Fátima; Paixão, Fátima; Teixeira, Filomena; Sá, Patrícia; Neto, Teresa; Vieira, Rui; João, PatríciaO estudo que se apresenta teve como principaL finalidade identificar, caracterizar e partilhar, a nível de Instituições de Ensino Superior (lES), ações desenvoLvidas nos cursos de formação de profissionais de educação, que potenciassem a promoção de competências de pLanificação, implementação e avaliação de práticas integradas de educação formal e não-formaL em ciências (PIEC). O estudo contemplou todas as lES públicas portuguesas que ofereciam cursos de formação de professores com componente de ciências: 25 lES e 75 cursos. Como técnica de recolha de dados optou-se pelo inquérito por entrevista, dirigida aos coordenadores/diretores de curso (CID). O retorno foi de 72%. Os dados foram analisados com recurso à técnica de anáLise de conteúdo através de um sistema categorial misto. Os C/D consideraram as PIEC muito importantes e afirmaram que os estudantes também lhe reconheciam importância para a sua formação, considerando contribuírem para o desenvolvimento dos seus conhecimentos, capacidades, atitudes e valores. Apesar disso, 11% dos inquiridos admite não se desenvolver PIEC em qualquer das Unidades Curricutares (UC) dos cursos dos quais são responsáveis. Em relação aos outros cursos, são identificadas as UC onde essas práticas predominam, assim como estratégias/atividades desenvolvidas. Relativamente à perceção dos C/D sobre a preparação dos estudantes para desenvoLver PIEC, nas suas futuras práticas profissionais, 65% afirma ser insuficiente.
- Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática?Publication . Costa, C.; Cabrita, Isabel; M. L. Martins, Fernando; Oliveira, Rui; Bernardino Lopes, J.Este painel teve como ponto de partida a pergunta: Qual o papel dos artefactos digitais no ensino e na aprendizagem de matemática? O painel teve uma parte inicial com intervenções dos membros do painel e uma segunda parte com debate alargado aos participantes do encontro. Das intervenções destaca-se a tónica nas perspetivas: 1 - Níveis de adoção de artefactos, o seu uso como ferramentas e orquestração instrumental (por que se entende necessária uma seleção criteriosa dos artefactos, contexto educativo para uso de artefactos como ferramentas epistémicas, características de uma orquestração instrumental eficaz); 2 -Olhares dos professores sobre o uso de artefactos no ensino e aprendizagem de matemática no ensino básico e secundário (a importância dos roteiros para uso eficaz dos artefactos) 3 - Aprendizagem ativa de matemática mediada por tecnologias em contextos exploratórios (contextualização, abordagem exploratória, estratégias didáticas inovadoras, as tecnologias na aprendizagem ativa de matemática, perspetivas); 4 - Integração da tecnologia na formação inicial de professores (integração da tecnologia para a aprendizagem de conceitos matemáticos, modelo de prática pedagógica (MPP) da Escola Superior de Educação de Coimbra). O debate mostrou que há diferentes abordagens teóricas para integrar a tecnologia na educação matemática. Mais importante, mostrou que há formas eficazes de integrar a tecnologia na aprendizagem de matemática.