Browsing by Author "Brites, Rui"
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- Conciliação da tripla jornada:que desafios para a igualdade de oportunidades e de formaçãoPublication . Pirrolas, Olga; Marques, Maria Amélia; Brites, Rui
- O IRC e a internacionalização das empresas portuguesasPublication . Leote, Francisco; Teixeira, Nuno; Brites, RuiO objetivo deste trabalho é verificar se a taxa efetiva de IRC condiciona a capacidade de internacionalização das 250 maiores empresas portuguesas exportadoras para o mercado comunitário. Para além da taxa efetiva de IRC, estudaram-se outras variáveis independentes que de acordo com diversos estudos, condicionam o nível de internacionalização: outros benefícios fiscais, custos financeiros, dimensão, idade das empresas, rendibilidade do negócio, ritmo de crescimento, setor de atividade e nível de passivo. De acordo com os resultados, as variáveis estatisticamente relevantes no impacto sobre o nível de internacionalização foram, a taxa efetiva de IRC, os outros benefícios fiscais, o nível de custos financeiros da atividade, a dimensão, o setor da atividade onde as empresas se enquadravam e o nível de passivo. Relativamente ao impacto do nível de tributação sobre a capacidade de internacionalização, verificou-se que quanto maior era a taxa efetiva de IRC menor o nível de internacionalização.
- O Modelo de aceitação do ensino online pelos estudantes do ensino superior presencialPublication . Martinho, Domingos; Jorge, Idalina; Brites, RuiEste trabalho teve por objetivo apresentar e testar um modelo de aceitação do ensino online pelos estudantes do ensino presencial. Participaram na investigação, desenvolvida através da técnica de inquérito por questionário, 732 estudantes que frequentavam cursos de 1º ciclo (licenciatura) em 11 instituições de ensino superior (IES) privadas portuguesas. Construiu-se um modelo de aceitação do ensino online (MAEO) tendo por base quatro dimensões: Utilidade percebida, Atitude, Experiência tecnológica e Intenção de uso. Os resultados obtidos, com recurso à modelação de equações estruturais, revelaram que a Utilidade percebida e a Atitude constituem fatores de predição da Intenção de uso do ensino online e que a Utilidade percebida tem efeito sobre a Atitude. Concluiu-se ainda que a Experiência tecnológica não tem efeito, com significado estatístico, sobre a Utilidade percebida nem sobre a Atitude.
- The volunteering of older people: the cross European visionPublication . SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK; Brites, RuiThe volunteering is one of the very important human activities which depend on many factors. Social political cultural and economical activity influences the levels of volunteering in the countries. On the western economies the volunteering have gain the significance with increasing tendency to enlarge it in the future. This activity is seems to have particular importance for the older people. They usually have more time, most of them are retire and their volunteering work is, fundamental support for the many volunteering organization. The objective of this paper is to characterize the older volunteers, identify types of volunteering activities they are enrolled and to explore the differences between the volunteerism in different European countries. The data used on this paper belong to the wave four of integrated World Value Survey.
- A visão estratégica do ABCPublication . Mata, Carlos; Gonçalves, Sidalina; Brites, RuiO objectivo deste artigo é estabelecer a relação entre a estratégia e o Custeio Baseado nas Actividades (ABC, na sigla inglesa). Estamos no início de uma nova era, uma era económica, em que as actividades industriais de uma empresa criam valor mas já não acrescentam valor. Como o ABC pode responder a este problema? É o ABC uma moda ou uma necessidade real? A Contabilidade de Gestão está preparada para acompanhar o ênfase conferido ao alinhamento entre o planeamento da actividade e o ambiente de crescente competitividade? Muito embora desempenhe um papel importante na performance da empresa como instrumento de suporte à decisão não podemos esquecer que o seu objectivo só poderá ser atingido se todas as pessoas estiverem realmente envolvidas no processo desde a fase de formulação da estratégia até à fase da sua aplicação.