Browsing by Author "Boavida, Ana Maria"
Now showing 1 - 10 of 24
Results Per Page
Sort Options
- Argumentação na aula de matemática: olhares sobre um projecto de investigação colaborativaPublication . Boavida, Ana Maria; Gomes, Anabela; Machado, Sílvia
- Challenging preservice teachers to produce varied mathematical problem solving strategiesPublication . Boavida, Ana Maria; Delgado, Catarina; Mendes, Fátima; Brocardo, JoanaThis paper presents preliminary results of a research project that aims to investigate preservice teachers’ capacity to produce and analyse solution strategies to solve mathematical problems. From a methodological point of view, the study is of a qualitative nature and is being developed with future kindergarten and primary teachers who are enrolled in mathematical courses of a bachelor degree in elementary education at a public teacher education institute in central Portugal. The results suggest that although there has been an incipient progress concerning the production, by the future teachers, of more than one strategy to solve the same problems, reaching this goal is not an easy endeavour. It requires a deep and flexible knowledge about the mathematical content in order to be able to analyse problems from several points of view.
- Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemáticaPublication . Boavida, Ana MariaEste artigo tem por referência um estudo cujos objectivos foram (1) descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática; e (2) compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras. Cada um destes dois objectivos originou um grupo de conclusões. Cinjo-me, no artigo, a conclusões associadas ao segundo objectivo. Em particular, procurarei ilustrar que um trabalho em colaboração cuja equipa inclui pessoas com formações, experiências e perspectivas diversificadas e em que a reflexão sobre a prática tem um lugar privilegiado, pode constituir um contexto significativamente favorável ao desenvolvimento do professor. Com efeito, a análise do discurso das professoras associado à experiência de participação no projecto, permite evidenciar, nomeadamente a emergência de novas perspectivas sobre a argumentação na aula de Matemática e modos de a facilitar, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e organizada sobre a própria prática e de competências na área da comunicação e o aprofundamento do conhecimento teórico, do conhecimento didáctico e do conhecimento de si.
- Contextos não formais de formação: o caso dos encontros de professores de matemáticaPublication . Boavida, Ana Maria
- Da selha da roupa à forma do boloPublication . Boavida, Ana Maria; Oliveira, Hélia; Santos, Leonor; Carreira, Susana
- Desenvolvendo o sentido do número racional: que deasfios para o professor?Publication . Silva, Margarida Nunes; Boavida, Ana Maria; Oliveira, HéliaA construção do conceito de número racional, a partir da representação na forma de fração numa perspetiva do desenvolvimento de sentido do número, é uma novidade no currículo português trazendo ao professor do 1º ciclo do ensino básico vários desafios. Uma das formas de lhes fazer face é selecionar tarefas matemáticas que incentivem os alunos a pensar conceptualmente e sequenciá-las tendo em conta um percurso de aprendizagem orientado por ideais poderosas, modelos adequados e estratégias de referência. Neste texto analisam-se as práticas de uma professora do 3º ano associadas à realização de uma das tarefas da trajetória de aprendizagem planeada para ensinar números racionais. Esta análise permite sublinhar a importância de um conhecimento sólido da matemática a ensinar. Evidencia, também, que não basta o professor antecipar eventuais dificuldades dos alunos: é essencial ser capaz de lidar flexivelmente com acontecimentos inesperados que surgem durante o ensino é que, por irem em sentido contrário às suas expectativas, provocam situações de impasse e sentimentos de desilusão e frustração. Os conflitos experienciados pela professora serviram de motor para a levar a repensar o seu papel na orientação do discurso de forma a tornar a tarefa mais poderosa.
- The dynamics of argumentation in mathematics classroom a collaborative research projectPublication . Boavida, Ana Maria
- Ensinar matemática desenvolvendo as capacidades de resolver problemas, comunicar e racionar: contornos e desafiosPublication . Boavida, Ana Maria; Menezes, Luís
- O ensino e a aprendizagem da geometria discutidos num encontro no FundãoPublication . Boavida, Ana Maria
- A experiência matemática no Ensino Básico: Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino BásicoPublication . Boavida, Ana Maria; Paiva, Ana Luísa; Cebola, Graça; Vale, Isabel; Pimentel, Teresa
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »