Browsing by Author "Arco, Helena"
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- Aprendendo o Cuidado ao Idoso: Dinâmicas das Redes de Cooperação para a Formação em EnfermagemPublication . Arco, Helena; Pedro, AdrianoO envelhecimento populacional é uma realidade crescente, bem como a necessidade de cuidados. Também a formação em enfermagem não poderá ser alheia a este facto, pelo que procurando responder às solicitações da sociedade os estudantes, cada vez mais, têm no seu currículo unidades curriculares onde aprendem a cuidar o idoso. Objetivo: Sendo a formação efetuada numa estreita articulação entre a escola e as organizações de saúde, torna-se necessário analisar a estrutura da rede social estabelecida e as dinâmicas de cooperação que sustentaram as relações entre os atores no âmbito da formação dos estudantes de enfermagem em contexto de cuidados continuados ao idoso. Métodos: Ancorados no paradigma de análise de redes sociais, questionámos 21 atores envolvidos no processo de cooperação para a formação em enfermagem. Foram salvaguardados os aspetos éticos. Resultados: Verificámos que a rede de cooperação apresentava uma densidade de 45,7% em contexto de ensino clínico com particularidades estruturais e de posicionamento dos atores desocultadas através das respostas que os mesmos facultaram, onde explicavam a importância que atribuíam à cooperação. Conclusão: A cooperação apresentou mais conexões durante o período de ensino clínico do que durante o período teórico indo ao encontro das respostas dos participantes que evidenciaram a necessidade de se continuar a apostar nesta rede, uma vez que era considerada promotora da difusão de saberes e que a formação em enfermagem no âmbito dos cuidados ao idoso constituía uma mais-valia face às atuais necessidades da sociedade.
- Cidades amigas das pessoas idosas - alguns dados exploratórios do Concelho de PortalegrePublication . Oliveira, Paula; Arco, Helena; Costa, Andreia; Arriaga, Miguel; Louro, Olga; Roque, Sofia; Alves, João Emílio; Dionísio, Bruno; Martins, Alexandre; Panaças, Luísa; Bravo, Maria de DeusPara a OMS “O envelhecimento ativo é o processo de otimização de condições de saúde, participação e segurança, de modo a melhorar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem” dependendo de vários fatores, influências e sentimentos (OMS, 2007 citado em FCG, 2009: 5). Assim é essencial conhecermos as condições de vida destas pessoas, contemplando dimensões ligadas à territorialidade ao nível dos espaços lúdico-desportivos, habitacionais, de transporte, serviço comunitário e saúde. Importa perceber ainda a forma como é efetuada a participação e inclusão social, a participação cívica bem como as potencialidades e constrangimentos da comunicação e informação que é disponibilizada ao idoso, tendo como objetivo último melhorar as condições oferecidas aos idosos. Foi objetivo deste trabalho, gerar um retrato local onde as pessoas idosas e instituições possam fazer a sua autoavaliação e registar os progressos efetuados baseado em perceções. Como estratégia metodológica, utilizámos o questionário elaborado pela OMS e cedido em Portugal pela Associação Vida.
- Cuidar de quem CuidaPublication . Arco, HelenaVivemos hoje na sociedade da inclusão, onde a Igualdade na Diferença é incentivada. As pessoas com necessidades especiais estão cada vez mais inseridas nos quotidianos de educação, trabalho e sociais, contudo também conhecemos os enormes desafios que muitas vezes se colocam, agravados particularmente durante a pandemia por COVID-19, onde os cuidadores, foram mais uma vez o pilar de suporte.
- Development of a Proposal for a Program to Promote Positive Mental Health Literacy among Adolescents: A Focus Group StudyPublication . Nobre, Joana; Arco, Helena; Monteiro, Francisco; Oliveira, Ana Paula; Ferré-Grau, Carme; Sequeira, CarlosOver the last years, there have been several studies that have shown insufficient levels of adolescents’ mental health literacy (MHL). Knowledge about intervention programs that promote positive mental health literacy (PMeHL) among adolescents is still very scarce. In this sense, we defined as objectives to identify and describe the necessary components to design a program proposal that promotes adolescents’ PMeHL. We conducted an exploratory, descriptive, qualitative study using two focus groups in July and September 2022 with an intentional non-probability sample of eleven participants (nine professional experts and two adolescents). Data were analyzed using content analysis, using NVivo® 12 software (version 12, QRS International: Daresbury Cheshire, UK). We obtained a total of four categories and eighteen subcategories: structure (context; format; contents; length and frequency; pedagogical methods; pedagogical techniques; resources; denomination), participants (target group; program facilitators), assessment (timing; evaluation instruments), other components (planning, articulation and adaptation; involvement; training; special situations; partnerships; referral). The perspectives of the professional experts and of the adolescents that we obtained from this study contributed to the design of a proposal for a program to promote adolescents’ PMeHL.
- E depois da experiência, o que fica? (Parte I)Publication . Arco, HelenaAs novas exigências com as quais se confronta o ensino superior assentam numa formação onde é cada vez mais reconhecido o interesse de envolver na gestão do sistema de ensino/formação, uma maior diversidade de actores sociais, ensaiando modalidades de articulação consubstanciadas em redes de cooperação, onde o estudante é participante activo. Importa por isso analisar, a forma como são articulados os saberes oriundos da escola com as experiências clínicas vivenciadas em contexto real de trabalho ao longo do Curso de Licenciatura em Enfermagem, para caracterizar os impactos que estas experiências têm na estruturação da percepção dos estudantes, acerca das funções do enfermeiro e das repercussões destas no seu processo de desenvolvimento.