Browsing by Author "Almeida, Catarina"
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- Autores e ilustradores:Publication . Almeida, Catarina; Silva, MarleneO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico tem como principal objetivo compreender o que leva as crianças a procurarem adquirir conhecimentos de leitura e de escrita antes do ensino formal. Para a realização deste estudo foi adotada uma metodologia de investigação-ação que recaiu sobre o projeto de intervenção “Autores e Ilustradores” desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionado em Educação Pré-Escolar, com um grupo de crianças heterogéneo, entre os três e os seis anos de idade. De forma a garantir uma análise do projeto de intervenção e conhecer a opinião da educadora cooperante, acerca do principal objetivo da investigação, realizou-se uma entrevista semiestruturada. Durante a prática, foram tomadas várias notas de campo face às funcionalidades da leitura e da escrita, realçando que as crianças já possuem conhecimentos sobre a linguagem oral e escrita antes do ensino formal, os quais advêm das experiências e dos estímulos a que as crianças estão expostas no seu dia a dia. Os resultados deste estudo indicam, que as crianças mesmo ainda antes do ensino formal, constroem diferentes conceções sobre a linguagem escrita, questionando-se e colocando hipóteses acerca do escrito, das suas funções, características e as ligações com a linguagem oral. Esta investigação permitiu aprofundar os conhecimentos acerca de como os educadores e professores devem encarar a literacia na primeira infância. Permitiu, também, compreender que o desenvolvimento da literacia depende das práticas do educador, na medida em que este se constitui como mediador entre as crianças e o seu objeto de conhecimento, neste caso a leitura e a escrita.
- Metodologia de projeto no ensino/aprendizagem da história no 1ºCEBPublication . Almeida, Catarina; Carvalho, MariaA elaboração deste relatório final teve por problema central a intervenção pedagógica inspirada na metodologia de projetos aplicada ao ensino da História no 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi implementado com um grupo de dezassete alunos do terceiro ano de escolaridade, com o consentimento e colaboração da professora cooperante, e constitui a base de recolha de dados, obtidos por uma amostragem não representativa. A revisão de literatura dá predomínio a propostas recentes do Ministério da Educação, promovendo uma perspetiva de intervenção voltada para o trabalho por projetos (Vasconcelos) ou pedagogia participativa (Formosinho)…, dentre outros modelos interacionais voltados para o aprender a aprender e para a construção de aprendizagens interdisciplinares cooperativas e significativas. O trabalho opta por uma metodologia de cariz qualitativo com observação direta e participante, recolhendo dados a partir de notas de campo e de uma conversa informal com as crianças para avaliação das práticas desenvolvidas. A ação educativa foi desenvolvida com base na observação participante, que permitiu intervir diretamente junto de um grupo de alunos do 3º ano, utilizando a metodologia de projeto realçando e reforçando a autonomia e a ação dos alunos. Durante este período recolheu-se dados no terreno, confrontando-se práticas institucionais com as propostas teóricas obtidas na revisão de literatura. Este procedimento permitiu refletir sobre a ação desenvolvida e melhorar as práticas educativas de intervenção pedagógica, tendo em conta a estimulação sustentada do processo de questionamento, investigação, reflexão, aquisição, exposição e avaliação de conhecimentos das crianças.
- Neuroprotection or neurotoxicity of illicit drugs on Parkinson’s diseasePublication . Ferreira, Carla; Almeida, Catarina; Tenreiro, Sandra; Quintas, AlexandreParkinson’s Disease (PD) is currently the most rapid growing neurodegenerative disease and over the past generation, its global burden has more than doubled. The onset of PD can arise due to environmental, sporadic or genetic factors. Nevertheless, most PD cases have an unknown etiology. Chemicals, such as the anthropogenic pollutant 1-methyl-4-phenyl-1,2,3,6-tetrahydropyridine (MPTP) and amphetamine-type stimulants, have been associated with the onset of PD. Conversely, cannabinoids have been associated with the treatment of the symptoms’. PD and medical cannabis is currently under the spotlight, and research to find its benefits on PD is on-going worldwide. However, the described clinical applications and safety of pharmacotherapy with cannabis products are yet to be fully supported by scientific evidence. Furthermore, the novel psychoactive substances are currently a popular alternative to classical drugs of abuse, representing an unknown health hazard for young adults who may develop PD later in their lifetime. This review addresses the neurotoxic and neuroprotective impact of illicit substance consumption in PD, presenting clinical evidence and molecular and cellular mechanisms of this association. This research area is utterly important for contemporary society since illicit drugs’ legalization is under discussion which may have consequences both for the onset of PD and for the treatment of its symptoms.