Browsing by Author "Abreu, Lara"
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- Ativação da via verde coronária na Região Autónoma da Madeira: Estudo de COORTEPublication . Orenlas, Sílvia; Abreu, Lara; Vale, Sandra; Pestana, C. B.Introdução: As doenças cardiovasculares afetam cerca de 60 milhões de cidadãos na União Europeia, correspondendo a cerca de 20% do número de mortes até aos 65 anos (Koo, M.2023). A Intervenção Coronária Percutânea Primaria (ICPp) é a forma de tratamento mais eficaz para a redução da mortalidade e complicações (Soleimani et al., 2020). Objetivo: caracterizar a população da RAM, submetida a ICPp, sob ativação da Via Verde Coronária (VVC), por um enfermeiro desde o pré-hospitalar até ao serviço de hemodinâmica. Metodologia: Estudo exploratório de coorte analítico retrospetivo, com os seguintes critérios de inclusão: adultos submetidos a ICPp, com ativação da VVC, desde janeiro de 2020 a dezembro de 2022. Resultados/discussão: A afluência ao SU nos últimos três anos aumentou paulatinamente, 81 168 entradas no ano de 2020, 100 636 em 2021 e 121 576 em 2022, sendo proporcional a ativação das VCC. Esta, é ativada, em média, 1,59% do número total de doentes; contudo não se traduz no aumento de doentes submetidos a ICPp. Identificou-se os turnos da manhã como sendo os de maior número de ativações, tendo como principal sintoma a dor torácica; do total de ativações, 73% foram homens, sendo estes mais jovens que a média de idade das mulheres em 7,5 anos
- Desenvolvimento de competências especializadas na abordagem à pessoa em situação emergentePublication . Abreu, Lara; Pimenta, NoéliaO presente relatório foi inserido no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, no ano letivo 2016/2018 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório expõe o trabalho desenvolvido ao longo do Curso de Mestrado, nas três práticas clínicas, estágio I - Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e o Serviço de Emergência Médica Regional, estágio II - Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Dr. Nélio Mendonça, estágio III, de carácter opcional, selecionei o Serviço de Urgência do Hospital Universitário de Santa Maria e o Instituto Nacional de Emergência Médica de modo a colmatar a minha necessidade de aprofundar a abordagem ao cliente emergente do pré ao intra-hospitalar, com enfoque na vertente traumática e médica. Os objetivos deste relatório foram: evidenciar as competências comuns e as específicas adquiridas e desenvolvidas na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, assim como as competências de Mestre através da descrição e análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas nas práticas clínicas, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório foi organizado em três capítulos, enfatizando a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista, nos seus quatro domínios: desenvolvimento das aprendizagens profissionais; responsabilidade profissional, ética e legal; melhoria contínua da qualidade e a gestão dos cuidados (Regulamento nº 122/2011); as competências específicas da pessoa em situação crítica: cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica; dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas e atuar na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica (Regulamento nº 124/2011), rumo à aquisição das competências de Mestre de Enfermagem Médico-Cirúrgica, previsto no Regulamento n.º 658/2016. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi descritiva, analítica e reflexiva, pois permitiu-me narrar e descrever objetivamente as experiências vividas, as situações-problema encontradas, as soluções propostas e as dificuldades sentidas durante a realização das práticas clínicas.
- O suporte básico de vida nas escola do 1.º ciclo lançando uma semente, traçando um futuro: Projeto de intervençãoPublication . Pestana, Nicolay; Abreu, Lara; Bettencourt, Merícia; Pestana, C. B.; Pimenta, NoéliaIntrodução: A paragem cardíaca extra-hospitalar é a terceira principal causa de morte em países industrializados. Em Portugal, em apenas 18,5% das situações são iniciadas manobras de reanimação. Várias entidades defendem a disseminação dos conhecimentos sobre Suporte Básico de Vida (SBV), incluindo a sua inclusão nos currículos escolares. Objetivo geral: Promover a literacia em saúde, na área do SBV às crianças dos sete aos onze anos. Material e Métodos: Utilizámos a metodologia de projeto. A população foi constituída por 82 crianças do 3.º e 4.º ano de escolaridade. Aplicado questionário diagnóstico, replicado no final da intervenção. A intervenção consistiu numa formação com componente teórica e prática. Resultados/Discussão: Da análise das respostas, antes e após a intervenção, destaca-se: questões que abordavam aspetos comuns, como “qual o número a ligar em caso de emergência”, verificou-se pequenas taxas de variação (90% para 100%). Nas questões específicas verificou-se baixas taxas de respostas corretas, que se elevaram após a intervenção, por exemplo “número de compressões a realizar num ciclo de SBV”, passando dos 0% para os 90,8%.Conclusão:Verificou-se variação positiva nas respostas obtidas no questionário final, demonstrando o impacto positivo do projeto na aprendizagem das crianças