Browsing by Author "AZEVEDO, Inês"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Em exposição: o Fundo fotográfico Teófilo Rego e as “Exposições Magnas”Publication . MATEUS, Joana; AZEVEDO, InêsAssociada ao projecto de investigação “Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego”, reflecte-se sobre a constituição e concretização de uma exposição pública do mesmo projecto. Nesta exposição convivem a investigação e as narrativas daí resultantes, a obra fotográfica de Teófilo Rego e as obras de diversos Arquitectos. À medida que as caixas e os envelopes se vão abrindo e as fotografias guardadas se tornam visíveis, a investigação ganha corpo e a exposição cria referências. Recentemente, as “Exposições Magnas” da Escola Superior de Belas Artes e a figura do Arquitecto e Professor Carlos Ramos, passam a tomar parte deste contexto.
- Expôr-mediar: concepção da exposição “Arquitetura Moderna no Arquivo Teófilo Rego “Publication . AZEVEDO, Inês; MATEUS, JoanaAo identificar inúmeras fotografias de Teófilo Rego referentes às Exposições Magnas nas caixas de acondicionamento das “Belas Artes” e, sendo este o contexto primordialmente identificado de relação entre o fotógrafo e os arquitectos, o Serviço Educativo da Casa da Imagem investigou sobre o contexto destas exposições. É conhecendo e estabelecendo um paralelismo entre as propostas pedagógicas defendidas e promovidas pelo Arquitecto Carlos Ramos - Professor e posteriormente Director da Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP) –, tornadas visíveis nas Exposições Magnas, e a exposição final do projecto de investigação FAMEP, também ele resultante de um contexto académico, que se recuperam alguns objectos de exposição originais visíveis em fotografia de arquitectura trabalhados no projecto. Estabeleceu-se, a partir desta investigação que, na exposição Arquitectura Moderna no Arquivo Teófilo Rego, o suporte expositivo tomado como dispositivo de visualização realizaria a função de configurar uma natureza artificial, propícia ao encontro da imagem fotográfica com o público.
- Lacunas and their interpretations: a contemporary look at the photographic work of Teófilo RegoPublication . AZEVEDO, Inês; MATEUS, Joana; PESTANA, Assunção
- Mediating and Materializing / Perceiving and Participating: an exhibition script on Photography and ArchitecturePublication . MATEUS, Joana; AZEVEDO, InêsIt is up to the Educational Service (ES) of the Casa da Imagem Museum (MCI) to conceive a final exhibition of the research project Photography, Modern Architecture and the "Porto School": Interpretations of the Teófilo Rego Archive (FAMEP) (Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: Interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego (FAMEP)). The elements to consider for the creation of this exhibition include: Teófilo Rego’s photographs, the theoretical production developed within this project, the public and the MCI’s structural guidelines. Following the MCI’s guidelines, which require the construction of a specific relationship between the public and the image field – a relationship of rendezvous, participation and approximation –, the ES is responsible for the creation of an exhibitory structure that accomplishes two functions: on one hand, to reflect the scientific scope of the project according to the theoretical interpretations that have been produced by its research team; and on the other hand, to mediate between those contents and the visiting public, through exhibitory objects that simultaneously entail the issue of seeing. With this presentation, the ES aims to reflect on its role as a mediator, defining how mediation restricts the exhibitory script, how it materializes into an object and how it is made available to the public. We thus identify as fields of mediation / materialization, firstly, photographs: their place within the research project and the way in which they will be revealed in the exhibition. Secondly, the researchers’ theoretical production: the selection of the photographs to be shown and the construction of the scenographic arguments that compose and contextualize those same photographs. These arguments seek to understand the relationships between the genesis and the final photographic product, as well as the place of the photographer within the History of Photography in Portugal. Finally, the public: perception – the visualization of a set of photographs and visual essays, the presence of the body within a scenographic representation – and the participation – constructing new images and contents.
- REGISTOS DE MODERNIDADE. Arquitetura e Fotografia. Livro de resumosPublication . AZEVEDO, Inês; BANDEIRA, Pedro; CARDOSO, Alexandra; MAIA, Maria Helena; MATEUS, Joana; MOREIRA, César Machado; PIMENTEL, Jorge Cunha; TREVISAN, AlexandraLivro de resumos das comunicações no colóquio REGISTOS DE MODERNIDADE. ARQUITETURA E FOTOGRAFIA, realizado na ESAP no âmbito do Seminário 4.2 do Mestrado Integrado em Arquitetura em colaboração com a Secção Autónoma de Teoria e História e o Centro de estudos Arnaldo Araújo da ESAP -projeto ESAP/2015/P20/SATH. Inclui resumos das seguintes comunicações: Teófilo Rego, a "Escola do Porto" e a cidade - Maria Helena Maia; Fotografar para os Arquitetos: hipóteses de enquadramento - Alexandra Trevisan; Uma ideia de paisagem na acção da HICA. Da transformação à perceção - César Machado Moreira; As Exposições Magnas - Referência e função na concepção da exposição Arquitetura Moderna no Arquivo Teófilo Rego - Inês Azevedo e Joana Mateus; Fotografia e "déjà vu" na cultura arquitetónica - Pedro Bandeira; Rogério de Azevedo fotografado por Teófilo Rego - Jorge Cunha Pimentel; Fotografia e descoberta da arquitetura vernacular - Alexandra Cardoso.
- Trabalhando num arquivo. Uma abordagem integrada ao Fundo ”Teófilo Rego – Foto Comercial”Publication . MATEUS, Joana; AZEVEDO, InêsEste texto reflete sobre a constituição de um arquivo tendo como fundo o trabalho pessoal e comercial do fotógrafo portuense Teófilo Rego, entre os anos 40 e 90 do século XX. A Fundação Manuel Leão, através da Casa da Imagem, propõe desenvolver o seu estudo e dinamizar a sua divulgação em função de quatro objetivos fundamentais: dá-lo a conhecer ao público em geral, promover a sua investigação em diversas áreas do conhecimento científico e da criação artística e permitir à comunidade escolar a construção de aprendizagens significativas sobre o campo da produção das imagens. A presente colaboração com o Centro de Estudos Arnaldo Araújo no projeto de investigação “Fotografia, Arquitectura Moderna e a «Escola do Porto»: interpretações em torno do Arquivo Teófilo Rego” contribui para a concretização deste conjunto de objectivos de forma integrada e significativa.
- Trabalhando sobre um arquivo. Uma abordagem integrada ao fundo ”Teófilo Rego – foto comercial”Publication . AZEVEDO, Inês; MATEUS, JoanaEste texto reflete sobre a constituição de um arquivo, tendo como fundo o trabalho pessoal e comercial do fotógrafo portuense Teófilo Rego, entre os anos 40 e 90 do século XX. A Fundação Manuel Leão, através do Museu Casa da Imagem (MCI), propõe desenvolver o seu estudo e dinamizar a sua divulgação em função de um conjunto de objetivos fundamentais: dá-lo a conhecer ao público em geral, promover o seu estudo e a sua investigação em diversas áreas do conhecimento científico e da criação artística, e permitir à comunidade escolar e público alargado a construção de aprendizagens significativas sobre o campo da produção das imagens. Os objetivos do MCI vão sendo concretizados simultâneamente através das áreas de atividade estratégicas, orientadas para a interpretação científica, artística e educativa a partir do arquivo e que, simultaneamente, lhe vão dando forma. Nesse sentido, têm sido concretizadas diversas linhas de ação interligadas: 1. a constituição de uma exposição permanente, central na atividade do Museu e sobre a qual, neste texto, se irá refletir com maior incidência; 2. as exposições temporárias que promovem o alargamento de discursos e práticas a partir dos objetos do arquivo; 3. o estudo do arquivo e a experimentação prática a partir dele; 4. a investigação, na qual se inclui o projeto FAMEP, que contribui para a concretização dos objectivos do MCI de forma integrada e significativa; 5. a recuperação e a conservação preventiva dos objetos com o intuito de os tornar disponíveis para as restantes ações; finalmente, a ação do serviço educativo, que funciona, para o corpo das atividades do Museu, como um eixo de articulação.