ISPG - CID - Psicologia Educação e Cultura
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Browsing ISPG - CID - Psicologia Educação e Cultura by Author "Alves, Mateus"
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- CONCEPÇÕES DE IDOSOS AVÔS E AVÓS DE PESSOAS HOMOSSEXUAIS SOBRE A VELHICE LGBT+: SUAS REPRESENTAÇÕES SOCIAISPublication . Alves, Mateus; Araújo, Ludgleydson; Jesus, Lorena; Salgado, Ana; Gomes, Hiago; Fonseca, LucianaO presente artigo objetiva apreender as representações sociais da velhice LGBT+ entre idosos avôs e avós de pessoas homossexuais. Contou-se com a participação de 10 idosos (5 homens e 5 mulheres) com idades entre 65 e 84 anos. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada, posteriormente transcritas e analisadas a partir do método de análise de conteúdo de Bardin. As análises resultaram em quatro categorias, que convergem acerca de aspectos psicossociais considerados condicionantes para um envelhecimento seguro como família, condições socioeconômicas e relações interpessoais. Destacou-se igualmente o pouco conhecimento sobre o envelhecer e velhice de pessoas LGBT+. Espera-se que este artigo possa subsidiar estudos futuros e políticas de maior visibilidade da velhice de pessoas idosas LGBT+.
- ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA: RELATO DE EXPERIÊNCIAPublication . Alves, Mateus; Silva, Ana; Araújo, Débora; Santos, Erick; Negreiros, FaustonObjetiva-se relatar a experiência de um Estágio Básico Supervisionado (EBS) em Psicologia Escolar e Educacional (PEE) de Perspectiva Crítica, de um curso de Psicologia, em uma escola da rede pública de ensino fundamental. Utilizou-se como método a observação naturalística, sistemática e participante, as quais possibilitaram a percepção das demandas: relações pouco exploradas entre afetividade e o espaço escolar; Bullying e sua naturalização na turma; questões de gênero e sexualidade. Discute-se que promover ações contextualizadas frente às demandas apontadas podem estimular novas percepções nas crianças, ainda que devido ao tempo limitado do estágio, necessita-se que sejam aferidas para avaliar a eficácia. Espera-se, então, contribuir para o debate de questões emergentes escolares e que alentam para a presença dos psicólogo(a)s nestes espaços.