IPS - ESE - DCCL - Capítulos em livros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESE - DCCL - Capítulos em livros by Author "Costa, Ana Luísa"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Consciência linguística: aspetos sintáticosPublication . Costa, Ana Luísa; Costa, Armanda; Gonçalves, Anabela
- Para que serve a didática? Um estudo no âmbito da didática do portuguêsPublication . Costa, Ana Luísa; Rodrigues, Sónia Valente; Sebastião, IsabelNesta comunicação, propõe-se uma reflexão sobre a configuração epistemológica da didática do Português enquanto conjunto de estratégias facilitadoras das aprendizagens, disciplina de formação de professores e campo de investigação educacional. Pretende-se contribuir para uma problematização da didática como campo autónomo de saberes, uma vez que a didática da língua e da literatura portuguesas têm aparecido ora como subsidiárias dos estudos linguísticos e literários, ora como campo difuso da aplicação de conhecimento teórico de diversas áreas (Alarcão, 2010). A produção técnica e científica nos últimos anos justifica uma discussão sobre o estado da arte da didática. Esta reflexão permitirá clarificar o papel da didática nas práticas de ensino, na produção de materiais, na formação profissional e na investigação. Na dimensão das práticas docentes, parte-se de conceções de professores sobre o papel da didática, resultantes de um inquérito aplicado a professores de Português, para a promoção de um desenvolvimento profissional reflexivo, produtor de saber didático. A formação inicial e contínua, enquanto processo de interação de conhecimento teórico e de práticas, entre professores do ensino básico e secundário e formadores/investigadores, terá vantagens em ser concebida como comunidade de aprendizagem, um espaço gerador de reflexão e investigação didática (Nóvoa, 2007).
- Para um mapa das fronteiras e das pontes na investigação em didática da gramáticaPublication . Costa, Ana Luísa; Batalha, JoanaCom o presente artigo, propomos contribuir para uma clarificação conceptual do campo da investigação em didática da gramática, aprofundando a refl exão em torno das fronteiras entre linguística e ensino da língua. Esta reflexão será ilustrada pela consideração de dois percursos de investigação sobre relações entre gramática e competência de escrita, por um lado, e entre gramática e competência de leitura, por outro. Dos resultados destes trabalhos – que disponibilizam informação sobre o conhecimento linguístico em estabilização em idade escolar – emergem ainda dois desafios cruciais para a investigação em didática da gramática: o problema da validação das propostas didáticas decorrentes da investigação e o problema da disseminação dos resultados. Nas considerações finais, debatem-se estes problemas à luz de uma perspetiva de trabalho em permanente interação entre três polos: investigação, ensino e aprendizagem da língua e formação de professores.
- Que gramática ensinar? – Contributos para uma reflexão sobre gramática nos primeiros anos de escolaridadePublication . Costa, Ana Luísa; Sequeira, Ana Pires