ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade by Author "Belo, Maria de Lurdes Carvalho Martins"
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- Atitudes dos docentes face à educação inclusiva enquanto princípio filosóficoPublication . Belo, Maria de Lurdes Carvalho Martins; Amado, NunoA educação inclusiva é a educação de todos os alunos independentemente das suas características ou competências, em Portugal é um facto regulamentado por legislação própria. Convém conhecer como os docentes aceitam e executam a educação inclusiva como princípio filosófico imposto pela tutela e a vontade para adequar as suas metodologias aos procedimentos pedagógicos da educação inclusiva. Tinha-se como objectivo principal conhecer as atitudes dos professores face ao modelo de educação inclusiva enquanto princípio filosófico e a disponibilidade para implementar práticas educativas inclusivas. A metodologia quantitativa firmou-se na análise estatística da relação entre as variáveis sócio demográficas e profissionais dos docentes e as suas respostas à Escala de Atitudes face à Inclusão (EAFI). As variáveis definidas: nível de ensino, nível etário, número de alunos por turma, número de alunos com NEE por turma, formação específica em NEE/EE, local de docência. Recolheu-se uma amostra de 218 docentes de Jardim de Infância, 1º, 2º e 3º CEB. A amostra é formada por docentes que leccionam no Agrupamento de Escolas do Bairro Padre Cruz e na cidade de Torres Vedras. O instrumento de pesquisa EAFI é uma escala de Likert de quatro níveis, com 50 itens agrupados em três factores: (1) atitudes pro-inclusivas, (2) condicionantes obstáculos da prática inclusiva, (3) a inclusão enquanto processo participado. Após análise factorial da EAFI, averiguou-se a validade estatística das variáveis definidas. Os docentes têm uma atitude tendencialmente favorável à educação inclusiva, com média 2,99 e DP= 0.691, no factor atitudes pro-inclusivas. Ainda no factor (1) encontrou-se diferenças com significado estatístico na variável formação específica em NEE/EE. Nos factores (2) e (3) a variável local de docência mostrou-se prenunciadora de atitudes positivas. As variáveis número de alunos por turma e nível de ensino mostraram diferenças com significado estatístico entre os grupos que constituem a amostra.