ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade by Author "Barata, Cecília Cristina Ferreira"
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- Inclusão de crianças com trissomia 21 no ensino regularPublication . Barata, Cecília Cristina Ferreira; Ferreira, MarcoEste estudo pretende compreender as representações dos professores do 1º ciclo do ensino básico, face à inclusão de crianças portadoras de Trissomia 21 em salas de aula do ensino regular. A questão que orientará a nossa investigação “Será que os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico apresentam conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças com Trissomia 21 e manifestam competências de ensinoaprendizagem para desenvolver práticas de inclusão com estas crianças?” Para o desenvolvimento deste estudo temos os seguintes objectivos: Compreender as percepções dos professores do 1º Ciclo sobre o processo de desenvolvimento em crianças com Trissomia 21; Conhecer as práticas de inclusão de crianças com Trissomia 21 em salas do ensino regular do 1º ciclo do Ensino Básico; Saber se os professores do 1º Ciclo do Ensino Básico, estão preparados para a inclusão das crianças com Trissomia 21. Após a revisão bibliográfica, considerámos para o nosso estudo as seguintes hipóteses: H1 – Os professores do Ensino Regular do 1º Ciclo do Ensino Básico revelam boas práticas de inclusão dos alunos com Trissomia 21; H2 – Os professores do Ensino Regular do 1º Ciclo do Ensino Básico revelam recursos e formação suficientes para intervir de forma adequada com alunos com Trissomia 21 tendo em vista a sua Inclusão; H3 – O tempo de serviço dos professores influência as suas práticas de inclusão; H4 – Os professores com formação em NEE’s, revelam melhores práticas de Inclusão. Os resultados apurados neste estudo destacam as seguintes proposições: os professores com mais tempo de serviço são mais inclusivos; a grande maioria dos professores demonstra preocupações em relação à inclusão de crianças portadoras de Trissomia 21; Estas preocupações devem-se, essencialmente, à falta de formação especializada na área das NEE’s, assim como aos fracos recursos físicos e humanos existentes nas escolas do ensino regular. Destaca-se, ainda, as representações favoráveis dos professores sobre a inclusão de crianças com Trissomia 21 em salas do ensino regular.