ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade by Author "Andrade, Ana Maria Santos Tente de"
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- Inclusão de alunos com necessidades educativas especiais: estudo de caso de um agrupamento de escolasPublication . Andrade, Ana Maria Santos Tente de; Ferreira, Marco; Mestre, AméliaEste estudo aborda a questão da inclusão de crianças e jovens com necessidades educativas especiais no primeiro e segundo ciclos, do ensino público. Esta investigação foi concretizada num agrupamento localizado na região da grande Lisboa e pretende aprofundar o conhecimento sobre o contexto atual nesse agrupamento, no âmbito da educação especial. Pretende identificar alguns dos processos e mecanismos envolvidos na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais no agrupamento em estudo. Pretende ainda clarificar em que medida as duas unidades de ensino estruturado para a educação de alunos com perturbações do espectro do autismo, implementadas no agrupamento e regulamentadas pelo Decreto-lei 3/2008, se adequam aos pressupostos teóricos e práticos subjacentes à educação inclusiva. A metodologia de investigação utilizada para a realização do estudo foi a qualitativa ou interpretativa. A técnica de recolha de dados que considerámos adequada foi a entrevista semiestruturada, a análise de bibliografia no âmbito da educação especial e a documentação interna do agrupamento (projeto educativo do agrupamento, plano anual de atividades e documentos de educação especial). O trabalho de campo decorreu entre os meses de abril de 2012 e julho de 2012. Na análise e interpretação dos dados obtidos através das entrevistas efetuadas, foi utilizada a análise de conteúdo, por considerarmos ser a mais adequada tendo em conta os objetivos da investigação. As categorias e subcategorias surgiram após a análise dos discursos das entrevistas realizadas aos professores do agrupamento que, direta ou indiretamente trabalham com alunos com necessidades educativas especiais, tendo-se ainda procedido ao cruzamento dos dados da análise documental e legislativa. De realçar alguns resultados obtidos com o estudo, como a boa organização, a constante atualização dos profissionais e o funcionamento da equipa multidisciplinar, como facilitadores da inclusão, contrastando com as condições das salas de aula, as turmas numerosas que constituem barreiras à escola inclusiva.