ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Necessidades Educativas Especiais - Área de Especialização em Cognição e Motricidade by Author "Abreu, Catarina Crespo de"
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- Avaliação de alunos com perturbações do espectro do autismo em unidades de ensino estruturado do 1.º cicloPublication . Abreu, Catarina Crespo de; Torres, ZéliaEste estudo pretendeu analisar o processo de avaliação dos alunos com Perturbações do Espectro do Autismo em Unidades de Ensino Estruturado, propondo um instrumento de avaliação. Encontra-se dividido em dois estudos empíricos: no primeiro verificou-se as conceções e práticas de avaliação na perspetiva dos técnicos de uma equipa multidisciplinar, e no segundo analisou-se diversos instrumentos de avaliação e apresentou-se um instrumento de avaliação para alunos com Perturbações do Espectro do Autismo. O grupo de estudo compreende os principais intervenientes de uma Unidade de Ensino Estruturado do 1º ciclo, correspondendo aos técnicos da equipa multidisciplinar e aos alunos que a frequentam. Realizou-se uma análise documental aos processos dos alunos, efetuaram-se entrevistas a todos os técnicos, e recorreu-se à observação direta dos alunos para preenchimento dos instrumentos de avaliação seleccionados: Childhood Autism Rating Scale, Perfil Psicoeducacional Revisado, Escala de Avaliação de Traços Autísticos e Escala de Comportamento Adaptativo - Versão Portuguesa. Os resultados indicaram que as conceções e práticas de avaliação dos técnicos encontram-se, na sua maioria, em conformidade com a literatura da especialidade. Dos quatro instrumentos de avaliação, verificou-se que a Childhood Autism Rating Scale e Escala de Avaliação de Traços Autísticos são de breve aplicação e rápido preenchimento e que o Perfil Psicoeducacional Revisado e a Escala de Comportamento Adaptativo são extensos e longos. Constatou-se que todos os instrumentos são viáveis para população em estudo, mas que alguns itens não estão adequados a alunos com Perturbações do Espectro do Autismo do 1º ciclo. Verificou-se que os domínios comuns a todos os intrumentos consistem na interação social, na comunicação e linguagem e nos movimentos estereotipados e repetitivos. Considerando todas as informações obtidas ao longo desta investigação, elaborou-se uma proposta de um instrumento de avaliação, constituído por treze domínios