ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica
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Browsing ESESJC - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica by Author "Mariana Raquel Alves Câmara"
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- Saúde mental positiva, perceções e expectativas académicas dos estudantes de enfermagem: um estudo descritivo-correlacionalPublication . Mariana Raquel Alves Câmara; Lourenço, Tânia Marlene Gonçalves; Gonçalves, Maria Luísa Franco VieiraIntrodução: A Saúde Mental Positiva é definida como a saúde mental de pessoas saudáveis, com intuito de otimizar o seu bem-estar. O ingresso no Ensino Superior, constitui um marco importante na vida de qualquer estudante, pressupõe uma série de transições e adaptações, acompanhadas de desafios e exigências que podem afetar o bem-estar e desempenho académico. Para além das adaptações ao Ensino Superior, os estudantes de Enfermagem enfrentam ainda mais desafios, associados à génese do curso, sendo disso exemplo as práticas clínicas em contextos reais de aprendizagem. Assim, partiu-se para o seguinte estudo. Objetivo Geral: Avaliar a relação entre a Saúde Mental Positiva (SM+) e as Perceções Académicas – Expetativas (PA-Exp) dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem. Metodologia: Estudo transversal, descrito-correlacional, com uma amostra não probabilística acidental de 127 Estudantes de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior Portuguesa. A colheita de dados ocorreu entre abril e maio de 2024, através de um questionário online: dados sociodemográficos e clínicos, Questionário de SM+ (α=0,930) e Questionário de PA-Exp (α=0,950). O tratamento e análise de dados foi realizado através do Software SPSS® versão 29, utilizando estatística descritiva e inferencial. O estudo obteve o parecer favorável da comissão de ética. Resultados: A amostra foi predominantemente feminina, com 77,20%, com idade compreendidas entre 18 e 23 anos (71,65%), e 75,6% está inscrito na 1ª opção de curso/ instituição. Cerca de 22,80% dos estudantes já recebeu um diagnóstico de saúde mental, e 43,30% já teve acompanhamento. Os estudantes apresentam elevados níveis de SM+ global (121,14+16,77) e diferenças estaticamente significativas (p≤0,05) nas variáveis: ano de matrícula, deslocado da residência, acompanhamento profissional e consumo de substâncias. Os participantes apresentaram um média global de 36,00+4,53 no Questionário de PA-Exp, com diferenças estatisticamente significativas (p≤0,05) nas variáveis: idade e colocado 1ª opção. Observou-se correlação positiva fraca, estatisticamente significativa entre os totais globais do Questionário de SM+ e Questionário de PA-Exp (rho=0,197; p ≤ 0,05). Conclusão: Os estudantes de enfermagem com níveis mais elevados de SM+ tendem a apresentar PA-Exp mais positivas. Os resultados indicam a necessidade de intervenções focadas tanto na promoção da SM+ como nas PA-Exp dos estudantes de Enfermagem.
