ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEIMU - Mestrado em Educação Pré-Escolar by Author "Agostinho, Ana Isabel"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagem das ciências através do ensino experimental no pré-escolarPublication . Agostinho, Ana Isabel; Malhão, VeraO conhecimento do mundo é uma parte importante na formação do individuo. Através desta formação conhecemos o mundo que nos rodeia. Assim, este projeto tem como principal objetivo compreender a importância e a necessidade do ensino experimental das ciências no pré-escolar. O presente trabalho decorreu no âmbito da unidade curricular de Investigação em educação, inserida no mestrado em educação pré-escolar. Para a realização deste estudo tive como participantes um grupo de pré- escolar, com idades entre os 4 e 6 anos. Com este trabalho pretendo dar resposta a utilização do ensino experimental na área das ciências. O estudo que aqui se apresenta tem como base uma abordagem qualitativa, onde houve a oportunidade de observar de uma forma participante as atividades que se concretizou. Analisou-se ainda os desenhos que o grupo realizou antes e após cada atividade. No capítulo I pode verificar-se o enquadramento teórico e a metodologia que se utilizou neste projeto. No capítulo II tem lugar a caracterização da instituição e o seu meio envolvente. Para tal analisei o projeto pedagógico da instituição, bem como o projeto da turma onde se apresenta uma caracterização da sala e do grupo. No penúltimo capítulo apresenta-se um descritivo das experiências que foram realizadas com o grupo e ainda a análise de cada atividade. Para esta análise tive como base os desenhos que os participantes realizaram e ainda as notas de campo. Por fim, no último capítulo, apresenta-se uma reflexão final sobre as experiências vividas no decorrer da prática de ensino supervisionada (PES). Neste mesmo capítulo há ainda a oportunidade de refletir sobre as limitações, bem como as expectativas enquanto futura profissional.