ESEJD - Supervisão pedagógica
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Browsing ESEJD - Supervisão pedagógica by Author "Assunção, Fábio de Jesus"
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- TECNOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: Uso da Realidade Aumentada (RA) nos Cursos Profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI em São Luís Maranhão - BrasilPublication . Assunção, Fábio de JesusA cada momento percebe-se que a sociedade torna-se mais exigente. E com isso, clientes tornaram-se muito mais informado, por isso, a existência de demanda de produtos e serviços cada vez mais, diferenciados quanto sua qualidade, assim a cada momento necessita de maior rapidez na entrega, com menor custo e também maior flexibilidade. Temos então, maiores conseqüências nas exigências de mercado e deste modo, afetando diretamente a qualificação profissional, exigindo uma nova roupagem ao perfil profissional. Deste modo, questões do aprendizado das pessoas e as condições que estão sendo realizadas são hoje elementos fundamentais para uma boa formação desse profissional. A(RA), conhecida como realidade aumentada e (RV) realidade virtual, já são tecnologias presentes em países do primeiro mundo e estão tornando-se cada vez mais comuns em países em desenvolvimento e hoje já é uma realidade no Brasil dentro do sistema educacional. A RA, é desenvolvida através da utilização de um software que tem a função de permitir que objetos reais seja inserido em um mundo virtual ou também,que um objeto virtual seja inserido dentro de ambiente real. Já a RV, busca inserir o usuário para um universo artificialmente criado, sendo que suas interações e ações dentro do sistema, leva afetar apenas este universo. Dentro dessa perspectiva esta pesquisa buscou-se analisar as influências, seus impactos e desafios da tecnologia de inovação, na aplicação de modelos inovadores de ensino profissionalizante, utilizando o (RA) e o (RV) como instrumentos pedagógicos de motivação e incentivador para o SENAI da capital São Luís no Estado do Maranhão – Brasil. Entende-se que buscar uma construção ideal para a educação de qualidade já não é uma tarefa muito fácil para realiza-se no Brasil. E dentro desse contexto educacional, podem-se medir casos de sucesso que se obtiveram resultados positivos na aplicação de Tecnologias Inovadoras em sala de aula, gerando boas práticas. Entre os destaques, encontram-se as tecnologias da (RA) e a (RV), onde tem-se promovidos melhorias para o compartilhamento do conhecimento entre professores e seus alunado sem cursos profissionalizantes. Para o seu desenvolvimento será abordado com estudos bibliográficos para sua fundamentação, documentos institucionais com um estudo de caso utilizando-se para levantamentos de dados as entrevistas semi estruturadas e questionários abertos e fechados, como também, observações em sala de aula, com objetivo de conhecer os processos que envolvem a utilização das tecnologias conhecidas como RA e RV, dentro do ambiente das aulas profissionalizante do SENAI. Depois de realizado uma análise final dos dados e discussões, que os resultados oriundos de prática inovadoras em sala de aulas com a utilização de software para RA e RV, são ferramentas de grandes impactos para a melhoria da qualidade da educação, assim, confirmando as hipóteses mencionadas no embasamento deste trabalho dissertativo. Onde as características da RA e RV, estão envolvidas pelas suas capacidades de maior simulação e com isso elevando a interatividade em tempo real nas salas de aulas, estimulando de certo modo, o aprendizado.Permitindo-se um maior envolvimento e interação dos alunos, assim melhorando os resultados do ensino e o aprendizado dentro do ensino profissional. Afirmando-se que a utilização do RA e RV são de grande viabilidade para o processo de ensino profissionalizante. Com isso, sua evolução dentro do contexto pedagógico, trará maiores motivações no campo educacional tonando-se no futuro próximo uma das ferramentas de maior incentivo para a obtenção da qualidade dos métodos do ensino profissional.
