IPAM - Lisboa
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Browsing IPAM - Lisboa by Author "Além, Inês Henriques"
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- Antecedentes e consequências do amor à marca: no contexto portuguêsPublication . Além, Inês Henriques; Rosário, AlbéricoO tema central do presente trabalho é referente aos antecedentes e consequências do amor à marca no contexto português. Este foi escolhido tendo em conta a crescente importância do tema na sociedade de consumo atual e à falta de estudos específicos nesta área no contexto português. Considerando a importância da marca nas decisões do consumidor, existe a necessidade de entender a relação que os consumidores estabelecem com as marcas e o papel que determinados antecedentes e consequências possuem na construção desta ligação entre cliente e marca. Na revisão da literatura, são definidos os conceitos literários de marca, emotional branding e amor à marca pela relevância destes na obtenção de uma resposta à questão de investigação apresentada neste estudo. São ainda determinados os antecedentes (identificação com a marca e confiança na marca) e as consequências (lealdade à marca, passa-a-palavra positivo e predisposição do consumidor em pagar um preço superior) que sustentam o modelo conceptual utilizado. No capítulo da metodologia são formuladas as hipóteses e apresentado o modelo conceptual. Os dados analisados foram obtidos através de um questionário (estudo quantitativo) ao consumidor português, tendo-se alcançado um total de 393 respostas válidas. Um dos principais contributos desta dissertação é o facto de ser um estudo imparcial no que respeita à marca, uma vez que os inquiridos são convidados a pensar livremente na marca que amam. Outros contributos deste trabalho prendem-se com o facto de estudar o conceito de amor à marca, comparando as respostas de indivíduos do sexo feminino e masculino, e de estudar os antecedentes e consequências do amor à marca definidos neste trabalho, tendo em conta o contexto e o consumidor português.
