ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Tecnologias Gráficas by advisor "Alcobia, Paulo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ebook vs. Livro tradicional como ferramenta educativaPublication . Azevedo, Luis Manuel Durão; Alcobia, PauloEste trabalho tem, como missiva principal, abordar o ponto de vista de professores e de alunos face à utilização dos ebooks, ao nível do Ensino. Pretende-se, igualmente, analisar a sua opinião, quanto ao grau de relevância da utilização dos ebooks comparativamente à utilização dos livros impressos (manuais tradicionais), bem como analisar quais as principais vantagens e desvantagens inerentes à sua utilização, nomeadamente o grau de relevância em relação à motivação dos alunos e os resultados escolares alcançados. Nesse sentido, a amostra será constituída por 45 alunos e 45 professores, de forma a verificar a opinião dos alunos e dos professores, face a esta questão. No que respeita aos instrumentos utilizados na recolha dos dados, procedeu-se à criação de dois questionários (um aplicado a alunos e outro a professores) que visaram analisar as variáveis em estudo. Assim, será possível verificar se as opiniões divergem ou não e de que forma isso se poderá repercutir na evolução do Ensino em Portugal. Relativamente à análise dos dados, foram, primeiramente, introduzidos numa base de dados, em Excel, os resultados alcançados em ambos os questionários e, seguidamente, foram analisados através da utilização do programa estatístico SPSS, através do qual foi possível comparar os resultados dos alunos e professores e proceder à correlação entre as variáveis em análise. No que concerne às conclusões obtidas verificou-se que, existem essencialmente diferenças significativas no que respeita à percepção que os professores têm relativamente ao facto dos alunos recorrerem a bibliotecas para a pesquisar de informações, uma vez que estes referem que isso ocorre, mas os alunos referem resultados contrários.
- O impacto do design informacional nas empresas cotadas em bolsaPublication . Frade, Pedro; Alcobia, PauloO design de informação é uma ferramenta que possibilita uma diminuição de tempo na análise das práticas de Gestão. As características da satisfação e aceleração da tomada de informação bem como a compreensão daquilo que se constitui como informação substancial, são de extrema relevância no comportamento organizacional em conjunto com o ambiente envolvente em geral. Os dados numéricos têm sido o elemento de caracterização mais usado, mas tem-se registado uma tendência mundial para a sua substituição por variáveis visuais, dadas as inerentes dificuldades para os gestores, de percepcionar rapidamente padrões na informação que permitam tomadas de decisão mais seguras e consubstanciadas. Neste estudo é analisada a presença e a influência das interacções da visualização de informação nas características do comportamento organizacional, em particular para a compreensão da sua relevância e do tempo necessário para a aquisição da informação no que diz respeito às vinte maiores empresas portuguesas cotadas em bolsa. São ainda seleccionadas e analisadas um conjunto de práticas empíricas, direccionadas a designers e a outros intervenientes, consideradas importantes na construção de sistemas de design de informação.